terça-feira, 29 de abril de 2008

O Blues Está Vazio

Qualquer amante da noite lisboeta reconhece o nome Blues Café. Há 10 anos atrás o conjunto das 4 discotecas (Queen´s, Indochina, Blues e Dock´s) eram o centro nevrálgico da noite lisboeta. Chegar àquelas discotecas por volta das 2 e meia da manhã era a quase idêntico a ficar nas docas porque antes disso não se encontrava local de estacionamento.

Com o passar do tempo as discotecas foram perdendo importância e clientela. A única discoteca que se conseguiu manter durante algum tempo foi o Blues. Actualmente o Indochina consegue funcionar bem, o Dock´s vive à conta das ladies night... e das girl´s night... e das women night... O Blues começou a definhar lentamente. Esta pequena sátira é baseada nas conclusões a que cheguei após estudar extensivamente o assunto das discotecas.

domingo, 27 de abril de 2008

Escuridão Intelectual

Esta semana deve ser a semana dos mails estúpidos. Este foi o último que recebi. Não aguentei e tive de vos trazer esta pérola da estupidez ambiental.

“Escuridão mundial: No dia 29 de Fevereiro de 2008 das 19:55 às 20:00 horas propõe-se apagar todas as luzes e se possível todos os aparelhos eléctricos, para o nosso planeta poder 'respirar'.

Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal. Só 5 minutos, para ver o que acontece? Sim, estaremos 5 minutos às escuras, podemos acender uma vela e simplesmente ficar a olhar para ela, estaremos a respirar nós e o planeta.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

A prodigiosa aventuras das plantas

«Se os animais nos apiaxonam, é porque estão próximos de nós, a ponto de por vezes pensarmos que nos reconhecemos neles.

Mas as plantas, imóveis, silenciosas, em que é que se parecem conosco?

Tal como os animais, viveram uma grande epopeia: a epopeia da evolução. Assim como nós, têm uma história. Ao ve-las viver, descobrimos nelas «hábitos» e «comportamentos» que nos pertencem também.

terça-feira, 22 de abril de 2008

A Hipótese Espantosa: busca cientifica da alma

“Este livro versa sobre o mistério da consciência e de como explicá-la em termos científicos. Não sugiro uma solução imediata para o problema. Gostava de o poder fazer, mas, para já, isso parece-me bastante difícil. É certo que alguns filósofos vivem na ilusão de que já conseguiram resolver o mistério, mas para mim as suas explicações não tem o toque da verdade científica. Aquilo que aqui tentei fazer foi esboçar a natureza geral da consciência e apresnetar algumas sugestões sobre o modo como a estudar experiemtalmente. Proponho uma determinada estratégia de investigação e não uma teoria desenvolvida na sua globalidade. Aquilo que pretendo é saber exactamente o que se passa no meu cérebro quando vejo qualquer coisa.

Alguns leitores sentir-se-ão desiludidos com esta abordagem, já que, por uma questão de táctica, descura deliberadamente muitos aspectos da consciência que gostariam de ver discutidos – em particular uma eventual definição. Não se ganham batalhas procurando discutir com precisão o que é que se quer dizer com a palavra batalha. É preciso ter boas tropas, boas armas, uma boa estratégia e, então, atingit duramente o inimigo. O mesmo se aplica no caso da resolução de um problema científico difícil.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

As comissões científicas do Vaticano

(Publicado inicialmente em finais de 2007)

Como já repararam pelo título, o Advogado vem aqui falar das comissões científicas que o Vaticano forma para estudar as famosas curas milagrosas tão necessárias para a beatificação de um santo. O que acontece é algo do género: alguém importante para a Igreja morre. Pouco tempo depois de morto aparece o relato de uma senhora que tinha cancro terminal e ficou curada após rezar a tal morto, ou uma criança com diabetes torna-se saudável da noite para o dia ou um paraplégico começa a fazer alpinismo. Essas pessoas reclamam que foram curadas devido a uma intervenção divina realizada por Deus ou por um dos seus Santos. Então a Igreja para estudar a veracidade destas “reclamações milagrosas” forma uma comissão cientifica para verificar se o que aconteceu tem explicação racional dentro dos nossos conhecimentos actuais. Quando se dá encontrarem um caso inexplicável declaram oficialmente ter acontecido um milagre e o morto em questão é beatificado.

domingo, 20 de abril de 2008

Ser homem é fodido

O primeiro mês de vida de um homem é o melhor da sua vida. Basicamente só dormimos e mamamos. Estamos a dormir, acordamos e pensamos: "quero mamar". E logo vem uma bela mulher satisfazer de imediato os nossos desejos. Tira a roupa, ajeita a maminha e, acima de tudo, coloca-se na posição que mais conforto e prazer nos dá. E podemos mamar à vontade. Podemos lá ficar mais um pouco só a curtir a nossa onda e até mandar um olhar maroto para essa bela senhora como quem diz: "estou mesmo a curtir a cena". E depois podemos voltar a adormecer calmamente que ninguém nos chateia. A nossa amada até é capaz de cantar uma cantiga para adormecermos mais rapidamente. Não temos de ouvir coisas do género: "não me dás atenção nenhuma", "gostava de ter alguém para falar". Nada, absolutamente nada. Paz, sossego e prazer. Este é o melhor mês da nossa vida. A partir deste momento a nossa vida é praticamente um inferno.

Quando chegamos à idade escolar o discurso resume-se: "já és um homenzinho, comporta-te", "foste um menino muito mau, apalpaste o rabo à menina". Nós rapazes de 6 anos apalpamos o rabo ás meninas por obrigação. Na realidade nós queremos voltar àquele belo tempo onde podíamos apalpar as maminhas e mamar livremente. Mas como as nossas colegas de escola ainda não tem maminhas nós temos de apalpar o rabinho. E depois, as mulheres, usam sempre aquele tom condescendente a chamarem-nos homenzinhos, como se estivessem a fazer algo de útil à sociedade quando na realidade só nos dizem que nos encontramos no fundo da cadeia alimentar.

sábado, 19 de abril de 2008

Diálogo a frio e adivinhação

Faz uns meses apareceu no programa do Herman uma suposta vidente com uma capacidade excepcional de adivinhar os problemas das pessoas e outras coisas mais.

Com o Herman ela parece não ter conseguido adivinhar muitas coisas. O programa já se estava a tornar chato uma vez que ela não estava a conseguir enganar ninguém. As desculpas são sempre as mesmas: “hoje estou cansada… nem sempre funciona…etc…”.

Até que o Herman decide convidar uma senhora do palco para a vidente tentar usar o seu poder mais uma vez. Na medida em que a vidente falava com a senhora esta abanava a cabeça dando-lhe indicações de que estava a ir pelo sitio certo. A vidente dizia: “você tem problemas de saúde!”. E a senhora, um pouco emocionada ia acenando a cabeça de forma positiva. Nesta altura se a senhora inquirisse a vidente com questões do género: “que tipo de problema de saúde?” e não reagisse emocionalmente facilmente ela seria denunciada como a fraude que é. Mas a senhora, cada vez mais emocionada nada fez.

sábado, 12 de abril de 2008

O Antiimperialismo democrático de Chavez

Quem já não assistiu aos espectáculos públicos, ou a parte deles, do nosso amigo populista Hugo Chavez? É raro, ou inexistente, o espectáculo em que esse grande defensor da democracia não ataca os EUA pelo seu imperialismo mundial e pelas várias intervenções em todo o globo que acabaram por afectar o nascimento ou desenvolvimento de democracias em países vizinhos. Muito particularmente na América do Sul. E também não nos podemos esquecer que a CIA falhou um golpe de estado contra Chavez em 2002. Amor acima de tudo.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

O estado da nação explicado pela sociologia pós-modernista

Face aos actuais eventos, à sua dinâmica interna, à sua proposição activa, tornou-se crucial apresentar este texto de forma a mostrar a complexidade da estruturação problemática que se coloca nos nossos dias.

A constituição minimalista observada e ractificada face à arquitectura pós-moderna que inunda a nossa problemática em desconstruções sucessivas, implica uma rigidez na acção social com vista à dinamização dos processos transculturais.

Pretende-se então uma fluidez física face à intrepidez pseudo-sociológica, uma transparência intelectual, que permita mobilizar os diferentes actores para o cenário geopolítico em que nos encontramos no presente momento.

sábado, 5 de abril de 2008

Passado e Presente

Recentemente recebi um mail a falar de como era no passado. Decidi, como tal, adicionar algumas informações para se poder comparar o nosso tempo com o tempo dos outros.
As minhas adições encontram-se a letra mais reduzida.

terça-feira, 1 de abril de 2008

PCP e a iluminação politica

Bem, venho em poucas palavras dizer o que penso desse conjunto de iluminados maoistas que se denominam de PCP. Antes de mais devo dizer que fico muito contente quando vejo que numas quaisquer eleições este partido teve 5% ou 10% ou o que seja dos votos. Isto lembra-me sempre que o dinheiro gasto em educação é insuficiente.

Estes senhores que tanto gostam de democracia (já viram algum país comunista defensor da democracia?) pelo menos enquanto não tem acesso ao poder, sistematicamente escondem informação histórica importante relativamente à vida dos seu grande líder histórico. Como se justificam? Bem, segundo se diz (não sem razão total) outros grupos fazem o mesmo. Infelizmente esquecem-se de que os erros dos outros não justificam os nossos.

Digo que gostam de democracia porque temos perante nós a reminiscência de um dos maiores grupos maoistas fora da China e afirmo-o com toda a certeza, especialmente, após um dos moderados do partido vir para a comunicação social dizer que tinha dúvidas se a Coreia do Norte seria ou não uma democracia. É claro que é! Como é possível ter dúvidas?!