quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A homossexualidade do presidente iraniano e os valores democráticos da extrema esquerda

Pensei em escrever este pequeno texto como se fosse uma actualidade mas como é mesmo de um palhaço que vos quero falar achei por bem que fosse um texto de comédia..

Comédia porque é realmente cómico que uma besta fundamentalista, racista, preconceituoso, ditador e terrorista decida visitar os EUA e, publicamente assuma, que não existem homossexuais no Irão tal como existem nos EUA e diga-se no resto do Ocidente. Eu nem vou aqui falar de biologia e de como ela pretende explicar a homossexualidade (ao contrário da sociologia que pensa que explica alguma coisa). Acho que qualquer pessoa com mais de 2 neurónios (loiras grávidas incluidas) saberia de imediato que homossexuais existem em qualquer lado. No fundo o que o presidente queria dizer era: eles existem mas escondem-se porque quando são encontrados vão parar à forca. Pois é, infelizmente, no Irão a homossexualidade é crime capital. No fundo o presidente do Irão não é mais que uma versão persa do presidente do PNR e de outros grupos de extrema direita. A grande tristeza é que esta versão persa domina o país.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Discurso do 1º Ministro Australiano à comunidade Muçulmana

Este texto não foi escrito pelo Advogado do Diabo. É uma carta escrita à comunidade muçulmana pelo primeiro-ministro australiano.


"Aos Muçulmanos que querem viver de acordo com a lei do Sharia Islâmico foi-lhes dito muito recentemente para deixarem a Austrália, no âmbito das medidas de segurança tomadas para continuar a fazer face aos eventuais ataques terroristas.

Aparentemente, o Primeiro Ministro John Howard chocou alguns muçulmanos australianos declarando que apoiava agências-espiãs encarregadas de supervisionar as mesquitas da nação.

Citação:

OS IMIGRANTES NÃO-AUSTRALIANOS, DEVEM ADAPTAR-SE. É pegar ou largar!

sábado, 20 de setembro de 2008

As melhores namoradas

Muitos dos meus amigos se perguntam quais as melhores namoradas. Uns defendem que as portuguesas são as melhores, outros dizem que são as brasileiras e outros preferem as alemãs ou as espanholas ou chinesas ou mesmo de outros países que nunca ouvimos falar.

Acho que os meus amigos andam todos errados. As melhores namoradas nunca se devem escolher pela nacionalidade. Isso são preconceitos culturais. As melhores namoradas devem ser sempre escolhidas pela sua condição patológica. O leitor deve achar isto um pouco estranho. Mas pense neste problema durante um pouco.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Angolanas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE LUANDA
'Gêmeo tenta suicidar-se e mata o irmão por engano'•

DISK FINADOS
Lançaram em Luanda, o novo serviço por telefone, é o Disk-Finados.
Você telefona e ouve um minuto de silêncio!•

CURVA PERIGOSA
O Mwangolê conduzia em determinada estrada, quando viu uma placa que dizia:
'Curva Perigosa à Esquerda'. Não teve dúvida, virou à direita!

LOJA DE SAPATOS
O Manuel foi, na segunda-feira, a uma loja de sapatos. Escolheu, escolheu e acabou se decidindo por um par de sapatos de cromo alemão.
Ao entregar os sapatos, o vendedor teve o cuidado de o advertir:
- Sr., estes sapatos costumam apertar os pés nos primeiros cinco dias.
- Não tem problema, só vou usá-los no domingo que vem.

sábado, 13 de setembro de 2008

Platini e Alta Tecnologia

Quando foi o sorteio da fase de grupos da liga dos campeões, a baleia francesa (Platini) decidiu fazer alguns comentários acerca do Futebol Clube do Porto (FCP). Devo dizer que concordo com o que o badochas disse. O FCP é corrupto e vai à liga dos campeões porque o nosso sistema judicial anda pelas ruas da amargura. O FCP devia ir parar à 2ª distrital com toda a corrupção que tem feito ao longo dos anos.

No entanto, não quero dedicar este texto a alguém tipo Pinto da Costa que nem merece 10 minutos do meu tempo. Queria falar no gordo preguiçoso que vem da terra do Astérix, que não se cansa de mandar larachas sobre a corrupção no futebol e nada faz para as combater. O que pode ele fazer?

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Satélites espiões e preocupações ambientais

A pedido expresso do presidente dos EUA (o tipo quase que se pôs de joelhos) venho aqui defender a posição ambientalista desse país no que concerne à destruição dos seus satélites espiões.

Como já se devem ter esquecido os EUA destruíram um dos seus satélites espiões. Este satélite estava numa rota de colisão com o nosso planeta e era uma questão de pouco tempo até se estatelar ao comprido nas frias águas do pacífico. Os EUA, este grande país ambientalista, preocupado com os danos ambientais que o combustível altamente tóxico do satélite pudesse provocar decidiram destruí-lo. Pela primeira vez uma míssil lançado de um navio de guerra conseguiu destruir com sucesso um satélite.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Anatomia da bactéria

Uma bactéria é constituída por parede celular, DNA e ribossomas no interior, cápsulas, flagelos, fímbrias e pili.

Uma vez que já analisámos a parede celular com mais atenção noutro artigo e iremos analisar o DNA e ribossomas com mais cuidado noutro artigo a escrever, utilizaremos este texto para explicar o que é a cápsula, os flagelos, as fímbrias e o pili.

A cápsula é uma estrutura de protecção externa à parede celular que só se encontra presente em algumas bactérias como estreptococus e bacillus anthracis. Tem como principal função oferecer protecção contra a fagocitose e dessecação.

domingo, 7 de setembro de 2008

MOBILIDADE E FLUIDEZ DAS MEMBRANAS BIOLÓGICAS

Grau de fluidez membranar depende:
1 – composição lipidica
2 – natureza das cadeias de hidrocarbonetos fosfatados : cauda curta aumenta as interacções entre moléculas e aumenta fluidez ; cadeias insaturadas impedem a acumulação de caudas dificultando a cristalização e aumentando a fluidez.
3 – colesterol elevado diminui a fluidez e aumenta a flexibilidade (a estrutura rigida planar do anel esteróide imobiliza as cadeias de hidrocarbonetos junto à cabeça dos fosfolipidos).

Movimentos dos fosfolipidos
1 – difusão lateral
2 – rotação
3 – flip-flop

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

ESTRUTURA DAS MEMBRANAS BIOLÓGICAS - PARTE II

Além dos fosfolípidos ainda existem mais 2 tipos de lípidos na membrana celular. Falo do colesterol (sim o tão afamado colesterol que tanto medo mete às pessoas) e dos glicolípidos.

O colesterol é essencial para a manutenção estrutural da membrana celular. Sem colesterol a membrana desfaz-se. É o colesterol que garante a continuidade estrutural da membrana e a não existência de roturas. Tem também um papel importante na fluidez membranar, uma vez que realiza os movimentos flip-flop mais facilmente que os fosfolipidos. A presença do colesterol permite à membrana suster a sua estrutura e ganhar fluidez. O excesso de colesterol diminui a fluidez membranar e daí ser um perigo tão grande para a saúde pública. Outra particularidade curiosa é que o colesterol só existe nas membranas celulares eucariotas. Não se encontra presente nas procariotas (aí está algo que nos devia fazer sentir especiais).

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

ESTRUTURA DAS MEMBRANAS BIOLÓGICAS - PARTE I

As membranas biológicas são constituídas por:
1 – bicamada lipídica
2 – proteínas intercaladas na bicamada lipídica (as proteínas podem ser integrais ou periféricas)
3 – glúcidos ou carbohidratos

Como o nome indica a bicamada lipídica são 2 camadas de lipidos. Estes lipidos designam-se de anfipáticos pois possuem uma cabeça hidrofilica (polar) e uma cauda hidrofóbica (apolar).

Hidrofilia é um termo com origem no grego e significa afeição (filia) por água (hidro). Sendo hidrofílicas, tem de ligar-se a moléculas de água, por pontes de hidrogénio, tornando essas moléculas solúveis em água e solventes polares.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

FUNÇÕES DAS MEMBRANAS BIOLÓGICAS

As membranas biológicas, ou seja, membranas que delimitam as células apresentam várias funções de extrema importância.

São responsáveis pela separação do conteúdo celular do espaço extracelular e, desde logo, definem o limite da célula. Sem as membranas não seria possível a uma célula existir.

Automaticamente vemos que as membranas biológicas tem a função de invólucro do núcleo e dos organelos intracelulares (lisossomas, peroxissomas, mitocôndrias, vacúolos, etc…)

São as membranas que controlam a entrada e saída de moléculas na célula e servem de receptor de sinais ambientais que permitem à célula responder a pressões externas.

Possuem uma última função extremamente importante. É através da membrana celular que as células se ligam umas às outras.