domingo, 30 de agosto de 2009

Rita Pereira aumentou o tempo de vida dos homens portugueses

IMAGEM 1 - assim não há coração que resista.

Fez 2 dias entrei numas bombas de gasolina para lavar o carro. Enquanto esperava, na fila, para pagar, notei nas revistas cor-de-rosa que enfeitavam a montra interior da loja. Uma delas chamou-me a atenção, não fosse mostrar as belas mamocas da nossa Rita Pereira.

“Que mamões fabulosos” – pensei – “O Angélico deve ser rabichas para largar uma gaja daquelas!” Deu-me uma vontade enorme de pegar na revista e comprá-la. Mas depois comecei a indagar sobre o que as outras pessoas pensariam: “O Advogado do Diabo a comprar uma revista que mostra as mamas de uma actriz portuguesa?”. Deixei que a minha consciência puritana tomasse conta de mim e nem me aproximei da revista.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

E se o Ronaldinho fosse mau profissional

Este texto destina-se a leitores com capacidade de reflexão sobre temas polémicos. Ontem publiquei um texto que falava sobre Mourinho e as críticas feitas pela comunidade islâmica. Nem de propósito no mesmo dia em que publiquei um texto sobre a forma como os mullahs exploram casas de prostituição no Irão.

Este texto serve para questionar o profissionalismo dos atletas de alta competição que prejudicam os seus próprios clubes para seguir determinadas tradições religiosas. Muntari foi substituído por Mourinho porque este achou que o jogador estava muito cansado devido ao Ramadão. Outros atletas referiram que deixaram de fazer o Ramadão porque esta prática os deixava muito cansados.

domingo, 23 de agosto de 2009

A Igreja é diferente - parte III

Não só padres mas bispos também se encontravam envolvidos na guerra mais sangrenta a seguir à 2ª guerra mundial. O relato que se segue, é bastante esclarecedor:

“O bispo Misago era muitas vezes descrito como simpatizante hutu; foi publicamente acusado de proibir a entrada de tutsis em locais de refúgio, criticando os colegas do clero que ajudavam as «baratas» e tendo pedido a um emissário do Vaticano de visita ao Ruanda em Junho de 1994 para pedir ao papa que «arranjasse um lugar para os padres tutsis, porque o povo do Ruanda já não os queria». E mais, no dia 4 de Maio desse mesmo ano, pouco antes da última aparição Mariana em Kihebo, o bispo apareceu lá pessoalmente com um grupo de polícias e disse a um grupo de 90 crianças da escola tutsis que estavam presas e a ser preparadas para a chachina que não se preocupassem porque a polícia as protegeria. Três dias mais tarde, a polícia ajudou a massacrar 82 das crianças.”[i]

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A Igreja é diferente - parte II

Outro caso pouco falado, como convêm que seja na Europa, diz respeito ao bispo de Kigali. Kigali é a maior cidade do Ruanda. Este país sofreu uma guerra civil entre hutus e tutsis que vitimou perto de 1 milhão de pessoas entre tutsis e hutus moderados.

Em 1987, um visionário, Little Pebbles, afirmava ouvir a voz e ver a Virgem Maria – seria a mesma de Fátima?. Estas vozes eram sangrentas e pressagiavam o apocalipse. Depois a Virgem apareceu no monte Kihebo, aparição esta considerada verdadeira pela Igreja Católica.

As visões afectaram a tlodos desde a 1ª dama do Ruanda a Vincent Nsengiyumva, bispo de Kigali e membro do comité central do Movimento Revolucionário Nacional de Desenvolvimento, o partido de hutus que dominava o país.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Perigo de ser excomungado

IMAGEM 1 - ="Esta menina sofre sérios riscos de ser excomungada... mas pelo menos já recebeu o baptismo"

Recentemente lembrei-me que a publicação de alguns textos meus poderiam levar alguns padres mais zelosos a excomungarem-me. Pois é, sou católico. Não sou católico por escolha. Quando os meus pais me baptizaram não tinha grande opinião sobre o assunto… nascera há poucos meses.

E isto já para não falar da educação retrógrada católica que tive de suportar durante a minha infância e adolescência. Pessoalmente, acho que devia ser proibido dar educação religiosa aos mais pequenos. Devia sim, ser-lhes incutido o gosto pelo pensamento e pelo cepticismo, pela natureza, pelo conhecimento e pela dignidade humana e, só mais tarde, caso ele decidisse, desenvolver uma educação religiosa.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A Igreja é diferente - parte I

“Many Rwandan Catholics believe the Church let them down in 1994”[i]

Alguns católicos têm a ideia que a religião católica é superior em todas as outras na sua conduta ética. Encontrei há uns dias um desses católicos que muito criticava hábitos sociais de outras confissões religiosas (não digo qual era porque algum iluminado divino me vem deixar uma bomba à porta de casa). A intolerância, a agressividade são algumas das características muito criticadas. Em particular quando abordamos a problemática do direito das mulheres.

É sabido que em muitos países muçulmanos (oopssss… descaí-me) as mulheres são mal tratadas e não lhes é permitido estudar ou ganharem independência económica. Vários casos passaram para a comunidade internacional. Na Índia (é um país hindu mas a história passou-se com tribos árabes), após um rapaz de 13 anos ter sido visto, em público, de mãos dadas com uma rapariga de outra tribo, o grupo de anciãos juntou-se e condenou a irmã do rapaz a ser violada. Na Palestina uma rapariga foi violada e em consequência a família regou-a com gasolina e ateou-lhe fogo pela desonra causada. Após ter sobrevivido foi-lhe proibida a entrada em 2 hospitais públicos. Foi aceite no 3º hospital onde a mãe ainda a tentou matar para restaurar a honra da família. Casos destes escandalizaram a opinião pública mundial e mancharam, e mancham, a história e cultura islâmica.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Crónicas do Dom Juan Lusitano: honestidade na primeira noite

IMAGEM 1 - Querem ver o resto? Arrajem a vossa própria gaja... se não me tivesses fugido até te papava os ossinhos.


A semana passada aproveitei a ausência, por motivos profissionalis, da minha dama para sair e conviver um pouco com outros espécimens do sexo fraco. Após uns copinhos lá consegui encontrar uma gaja com bom gosto. Dançámos, bebemos muito álcool e acabámos na cama da minha fêmea alfa.

Comecei por despir-lhe a camisa e beijar o pescoço. Depois tirei a alça do soutien e acariciei-lhe o peito. acariciei-lhe o peito? Foda-se, que paneleirada de linguagem é esta? Não beijei peito nenhum. Lambuzei aqueles tetões maravilhosos! Agora sim, a linguagem está mais de acordo com o blogue. O leitor que me perdoe mas por vezes eu ofereço a mim mesmo demasiada liberdade poética.

Diminuir o desemprego e a despesa pública

Como poderíamos diminuir o desemprego e a despesa pública, face à crise actual? Existem factores que o nosso governo não consegue controlar e que afectam o crescimento da nossa economia. No entanto, existem outros factores que o governo já pode controlar. Na minha opinião, a crise portuguesa deve-se mais à falta de compreensão desses factores intrínsecos à cultura e economia portuguesa do que aos factores extrínsecos.

Uma boa forma de diminuir o desemprego seria diminuir o número de trabalhadores imigrantes. Sem esses trabalhadores o número de postos de trabalho, certamente iria aumentar.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

É um evolucionista….

Antes de tudo, devo pedir imensas desculpas ao leitor. Infelizmente parece que algumas opiniões minhas estão erradas. Como deve perceber, isto é altamente constrangedor para mim, mas a verdade acima de qualquer valor. Errar é humano e assumir os erros é uma atitude adulta. A verdade deve ser a prioridade de qualquer humanista. Por isso peço desculpas públicas ao leitor, à Igreja Católica e, muito especialmente, a Sua Santidade, o Papa.

O motivo das minhas desculpas é simples. Num texto recente, “África, preservativos e Papa” critiquei, de forma brusca, afirmações papais relativamente ao uso do preservativo. Na verdade entendi mal essas afirmações. Quando Sua Santidade afirmou que o preservativo podia agravar o problema da SIDA e aconselhou os fiéis a não usar o preservativo, eu, na minha triste ignorância, considerei estas afirmações como provenientes de um espírito retrógrada, simplório e fundamentalista.

sábado, 8 de agosto de 2009

Dissidências no Minho

Recentemente saiu uma noticia no jornal sobre o despedimento do professor universitário Daniel Luís da Universidade do Minho (UM) devido à descoberta de que o mesmo teria um blogue onde satirizava a religião e algumas figuras nacionais. Bem, a história não é exactamente assim: segundo li, há ano e meio, esse professor foi obrigado a fechar o seu blogue pela Universidade. Após o caso ter vindo cair nas mãos da opinião pública a Universidade decidiu permitir a reabertura do blogue. Contudo após o renascimento do blogue, o autor viu-se discriminado pelos seus colegas e viu-lhe negado o biénio que todos os alunos de doutoramento têm direito.

Peço desculpa se pareço tão egoísta. No entanto eu também tenho um blogue onde, devido ao seu conteúdo, mantenho secreta a minha identidade (dou um chupa-chupa ao leitor se descobrir o nome desse blogue). Como tal não consegui fingir desinteresse por este caso, que sem ser meu, me atinge igualmente. Infelizmente muitas pessoas não sabem fazer a diferença entre um blogue de sátiras e a nossa competência noutras áreas. Nem conseguem conceber uma pessoa culta com vários interesses, mesmo que muitos desses interesses sejam considerados brejeiros por uma comunidade intelectual mais snob.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Conversas com espanhois na auto-estrada

Boa noite caros leitores. O texto que se segue foi-me enviado por mail. Não referia o nome do autor nem o título, mas devido à espectacularidade do mesmo, decidi que deveria publicá-lo no blogue. Espero que gostem de ler. É um pouco longo mas vale a pena.

«Segunda-feira passada, a meio da tarde, faço a A-6, em direcção a Espanha e na companhia de uma amiga estrangeira; quarta-feira de manhã, refaço o mesmo percurso, em sentido inverso, rumo a Lisboa. Tanto para lá como para cá, é uma auto-estrada luxuosa e fantasma. Em contrapartida, numa breve incursão pela estrada nacional, entre Arraiolos e Borba, vamos encontrar um trânsito cerrado, composto esmagadoramente por camiões de mercadorias espanhóis. Vinda de um país onde as auto-estradas estão sempre cheias, ela está espantada com o que vê:

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Bruxismo e doenças sexualmente transmissíveis

Faz uns tempos tive uma namorada. Foi muito interessante porque pela primeira vez namorei com uma fêmea da minha espécie. Numa noite dormíamos calmamente quando acordei sobressaltado com uns barulhos que mais pareciam tiros.

Reparei que era ela que fazia esses barulhos. Sofria de bruxismo e quando não usava a boqueira para dormir, fazia barulhos que lembravam um dos piores campos de batalha da 2ª guerra mundial. Após 2 noites a dormir com ela e o Call of Duty deixou de me meter medo. Felizmente não fiquei com trauma pós-guerra.

sábado, 1 de agosto de 2009

Ambientalismo e catastrofismo: a nossa atracção para a negatividade

Quando se dá um acidente, as pessoas param, não para ajudar mas para ver. As revistas cor-de-rosa fazem milhões a vender os supostos defeitos dos outros. Tudo o que é negativo ou mau chama a nossa atenção (com provável excepção do electrão – que não é mau mas sempre tem carga negativa). No fim do século fala-se do fim do mundo: vende mais a ideia do fim do mundo do que a ideia do mesmo mundo… talvez um pouco melhor daqui a uns anos.

O aquecimento global não foge a esta regra. Aquecimento global é um termo que se faz acompanhar de um discurso holocáustico, tal como a nova idade do gelo tão publicitada nos anos 70 (sim, em pleno aquecimento global). Nós focamo-nos nas coisas negativas e não sabemos analisar até que ponto elas são más ou se também existirão benefícios.