sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Bíblia: literalismo vs simbologia ou Carreira das neves vs Saramago

O Advogado tem de admitir que achou a discussão entre Saramago e o Padre Carreira das Neves, bastante pobre. Não gostou dos argumentos usados nem da forma como foram desenvolvidos. Ficaram imensas coisas no ar que o Advogado gostaria de discutir. Algumas ainda pululavam alegremente entre neurónios quando se decidiu a escrever este texto. Vamos lá ver, então, que tipo de obra de arte os neurónios do Advogado criaram nestes últimos 20 minutos.

De acordo com o Padre Carreira das Neves a Bíblia é um livro com infinitas leituras. Se a bíblia tem infinitas leituras ou pode ser lida de infinitas maneiras, então, a leitura literalista da mesma está correcta. Podem existir leituras erradas da Bíblia quando esta pode ser lida de infinitas maneiras?

Um facto ficou bem patente na discussão. Cada Igreja lê a Bíblia como bem entender. Os cristãos católicos, os ortodoxos ou os protestantes têm diferentes leituras dos mesmos textos bíblicos. É certo que existem diferenças na constituição da Bíblia nestes 3 grupos cristãos, motivadas por diferenças ideológicas e políticas. As diferenças entre os textos bíblicos das diferentes confissões cristâs; as diferentes leituras de textos bíblicos comuns assim como as diferentes leituras feitas ao longo das épocas deveriam lançar o alarme para qualquer pessoa com bom senso que a Bíblia não possui nenhuma verdade universal e credível. A extrema subjectividade da leitura bíblica invalida qualquer mensagem que se pretenda retirar dali.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ateus eliminados do myspace

O artigo que se segue encontra-se publicado no seguinte link: http://www.portalateu.com/2008/02/02/grupo-de-ateus-e-agnosticos-eliminado-do-myspace/.

O texto aqui publicado é uma cópia integral desse texto. Não é nada que me surpreenda e quem sabe é algo que volta e meia até poderá acontecer a este blog quando se tornar mais famoso. Para já leia a notícia.

«O Grupo de Ateus e Agnóstico do MySpace, com quase 36.000 membros, foi “varrido” do MySpace, após ter sido alvo de piratas informáticos que baniram alguns dos seus membros e renomearam o grupo com o nome de “Jesus is Love”!

A 23 de Novembro último, 3 anos de trabalho activo pelo ateísmo foram totalmente destruidos, uma vez que todos os artigos foram apagados irremediavelmente. Este grupo, cujo fundador recebeu em Abril de 2007 um prémio de Harvard pelo trabalho realizado em prol da causa céptica e humanística, era, muito provavelmente, o maior grupo do género em todo o mundo.

Todos os esforços dos moderadores do grupo para que a empresa que gere o MySpace repusesse a regularidade foram infrutíferos. Assim, o grupo – renomeado “Jesus is Love” – está completamente aniquilado pois continua sem moderação desde o tempo do ataque informático de que foi alvo.

sábado, 24 de outubro de 2009

Sexo com infiéis

IMAGEM 1 - se a menina quer ir para o céu tem de comer a hóstia sagrada

Para que fique escrito e ninguém possa dizer mal do Advogado do Diabo é crucial salientar que esta história ocorreu antes de conhecer a divina Segóvia Brucelose, minha amada e imortal esposa. E espero que isto fique bem registado porque o Advogado do Diabo não deseja ficar a pão e água durante o resto do ano… nunca ouviram dizer que nem só de pão vivem os advogados? Avisos feitos vamos lá a contar a história.

Uma certa noite o Advogado do Diabo decidiu vaguear pela noite lisboeta, à beira Tejo, à procura de xonxa madura e pronta a desfibrilhar. Após alguns minutos a analisar as dáma que rodeavam o Advogado do Diabo foi escolhida a sortuda para o escavacanço anal dessa noite.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Resposta a Maitê Proença

Caro leitor. Minha bela esposa, Segovia Brucelose, recebeu este texto que me enviou para publicação. O texto não foi escrito por nenhum de nós dois mas sim por uma pessoa que se identifica, no final, como Zé Manel. A ele, seja quem for, é que se devem dar os parabêns por esta jóia da literatura PALOP trâns-atlântica. Realmente este texto está muito bom e vale a pena ser lido por todos aqueles com sentido de humor. Pelo sim, pelo não se for brasileiro e estiver de mau humor não leia. lololol

“Cara Maitê,
Acabei de ver o teu vídeo a pedir desculpa aqui à malta de Portugal!!

Tudo jóia miúda… já vi que és uma garota "légál" e brincalhona, por isso, sei que não levas a mal se te tratar por tu...já somos amigos!!

Sabes que há uns anos atrás, quando te vi pela primeira vez, soube logo que tu tinhas dois avôs portugueses!! Essa tua beleza tinha de vir de algum lado né?
Neste momento sinto-me envergonhado de nós (Portugueses) termos ficado tão ofendidos com aquele documentario!! Afinal de contas, o pessoal brazuca é show de bola… é sempre em festa!! Qual é o problema de um grupo de brasileiras brincarem e gozarem com "gajos" como o Camões e o Vasco da Gama, escarrar para um lago de um Mosteiro que é património mundial, deitar a baixo uma pessoa que não sabia resolver um problema no computador, que pelo que entendi, tu também não sabias resolver... qual é o stress?? Na boa, tudo "légál", show de bola garota...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ZERO A Biografia De Uma Ideia Perigosa

A gradiva publicou, na sua espectacular colecção Ciência Aberta, esta obra de Charles Seife. Charles é um correspondente da revista New Scientist sendo uma matemático pós-graduado pela Universidade de Yale.

Esta obra é absolutamente excepcional. Encontra-se recheada de pormenores históricos deliciosos e foi banhada por uma escrita fluida e simples que permite a qualquer pessoa compreender as ideias lá explanadas. Um livro simples, belo e obrigatório para quem se interessa pela história da matemática e da ciência.

John Rennie, editor-chefe da Scientific American fez a seguinte crítica a esta obra:
«ZERO: A BIOGRAFIA DE UMA IDEIA PERIGOSA descreve, com humor, rigor e fascínio, como um digito atormentou e fascinou os intelectuais desde a velhas Atenas até Los Alamos. Charles Seife, habilmente, defende que o conceito do nada e o seu gémeo exibicionista, a infinidade, revolucionaram as fundações da civilização e do pensamento filosófico. Se já é um apaixonado da matemática ou da ciência, vai deliciar-se com este livro; se ainda não é, vai ser quando acabar de o ler.»

domingo, 18 de outubro de 2009

Telepatia e matemática

Recentemente, uma prima enviou-me um jogo por mail. Esse jogo era sobre telepatia virtual. Um mágico chamado Kardini conseguia descobrir qual o símbolo em que eu pensava. O jogo decorre da seguinte maneira: O leitor pensa num número de 2 digitos (80, 40, 32, etc…), subtrai desse número os seus dígitos (30-3=27 ou 55-5-5=45) e pensa no símbolo correspondente a esse número (o símbolo é dado numa tabela). O leitor não tem hipótese. Kardini acerta sempre.

Pode encontrar o jogo no seguinte link: http://kardini.fateback.com/telepatiav.htm.
Este link também se encontra na categoria de jogos nos links do blogue. Evidentemente que este é só um jogo e, apesar de engraçado, ninguém o leva a sério. Ninguêm (espero eu!) acredita que este é um exemplo de telepatia. No entanto as pessoas costumam acreditar neste tipo de poderes. Escrevo este texto para mostrar aos leitores como um cientista se deveria comportar face a este jogo. Caso o leitor decida procurar a resposta por si aconselho a não ler o resto até ter achado a resposta.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Macdonald´s versus Michellin

No fundo este texto serve para mostrar o grande descontentamento que eu tenho relativamente à cada vez mais comum visita das futuras kengas a esse antro de promiscuidade gastronómica que é o Macdonald´s.


Estas gajas chegam aos 13 anos boas como o milho por causa das hormonas na comida. Mas como um gajo não lhes pode tocar não servem para nada. Dos 13 anos até aos 18 anos com as contínuas idas ao Macdonald´s assistimos ao alargamento das suas fronteiras, ou espaço shengen, até uma altura em que a sua expansão geográfica se torna insustentável.

sábado, 10 de outubro de 2009

Definir um homem

Sinceramente acho que é altura das mulheres começarem a aceitar algumas práticas masculinas como coçar os tomates, escarrar e mandar uns belos traques. As mulheres queixam-se sempre que os melhores homens são homossexuais. Na realidade elas não sabem o que dizem.

Imaginem que os homens são como algumas mulheres na cama. Durante o sexo de 30 em 30 segundos dizem: "abraça-me e fala comigo". Eu tive uma namorada assim. E quando lhe comecei a fazer o mesmo não gostou muito. É que se nos mostrarmos sensíveis a esse nível, as mulheres até podem apreciar inicialmente, mas posteriormente começam a queixar-se que somos demasiado sensíveis, que não temos confiança em nós mesmos, somos muito carentes emocionalmente e merdas desse tipo.

A mania de criticarem os nossos saudáveis hábitos de coçar os tomates, arrotar ou mandar uns fartos peidos não é mais do que uma forma de nos castrarem para depois dizerem que afinal não gostam de homens castrados. Qualquer homem que seja homem tem de fazer competição de peidos com os amigos e coçar os tomates com fartazana. Isto sem falar em sinfonias de eructações rectais.

Pensar as contradições religiosas - parte I

Para quem passou tanto tempo a discutir o sexo dos anjos, como os teólogos, parece que a inteligência NÃO CRESCEU MUITO. Eu divirto-me bastante a analisar as contradições religiosas. Mais engraçado, por vezes, é ver como os teólogos as ignoram – fica difícil enfrentar a fraude que defendemos – ou como as tentam justificar – esta última é excelente-.

A homossexualidade é daqueles assuntos onde se pode observar em todo o seu esplendor a validade dos argumentos baseados na fé. Dizem os teólogos e padres e demais iluminados que a homossexualidade é anti-natura (assunto que já abordei noutros textos).

No entanto esta afirmação levanta um problema. Se o homem faz parte da natureza e se há homens (ou mulheres!) homossexuais logo a homossexualidade não pode ser anti-natura. Algumas pessoas ainda caem no erro de dizer que o homem não é um animal como os outros e como tal não deve ser analisado sob esta luz. Mas ao afirmar isto não estamos a entrar em contrasenso com a primeiro afirmação? Permitam-me: se o homem não pertence à natureza como é que um comportamento humano pode ser condenado como anti-natura? Muitos iluminados no amor de Cristo procuram não ver estas lógicas.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Porque é o Advogado do Diabo a favor do aquecimento global

Qual a razão que leva o Advogado do Diabo a aceitar escritores que atacam o aquecimento global? Bem, a resposta é simples: se as pessoas nada fizerem para evitar o aquecimento global, o planeta aquece e o Advogado do Diabo gosta de mais calor e mais CO2 na atmosfera.

O leitor deve pensar que isto tem a ver com alguma maquinação diabólica para transformar a terra no Inferno. Bem, o Advogado do Diabo, compreende a lógica simplista desse pensamento e até a tolera. No entanto, está errada.

Então qual a lógica que leva o Advogado do Diabo a desejar o aquecimento global? Tem tudo a ver com agricultura. Mais CO2 implica plantas mais saudáveis e bonitas. Plantas mais verdes e potentes. Só quem tem grandes plantações de marijuana, como o Advogado do Diabo, é que pode compreender a necessidade de ter plantas bonitas e potentes. O CO2 é o viagra da marijuana.

sábado, 3 de outubro de 2009

Deus abandonou-nos

Depois de muito meditar cheguei a uma conclusão que parece ter deixado muitas almas felizes no Inferno: Deus abandonou-nos. Estamos sozinhos. Fomos ostracizados das preferências taxonómicas de Deus. Já não somos a sua espécie favorita. Provavelmente foi para outro planeta. Como é que eu sei disto? É simples. A resposta está na Bíblia.

Se o leitor reparar, no Antigo Testamento, era comum Deus castigar os seus súbditos quando estes se portavam mal. O povo de Israel foi escravizado como consequência da sua desobediência a Deus e o que dizer do episódio de Noé, onde toda a humanidade foi aniquilada por se ter corrompido?

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Foram 70 000… mais a Virgem Maria

Por vezes entro em algumas discussões com católicos sobre o milagre de Fátima e quando digo que o milagre é uma fraude todos eles me dizem que está provado que aconteceu. A grande prova de que realmente aconteceu deve-se essencialmente ao “facto” do milagre ter sido presenciado por 70 000 pessoas, muitas das quais não acreditavam na possibilidade de milagre. Este texto serve para analisar essa fantástica prova.

O que sabemos exactamente acerca desta tão esmagadora prova? Sabemos que se encontravam, no local, perto de 70 000 pessoas. Ao contrário do que se diz a grande maioria acreditava plenamente no milagre ou, como iremos ver mais à frente, nem se dariam ao trabalho de uma deslocação penosa até Cova da Iria.

Mas peguemos no número. É difícil não acreditar num fenómeno presenciado por 70 000 pessoas (muito poucas das quais tinham dúvidas quanto à sua concretização!). É impressionante: 70 000 pessoas viram o Sol mover-se no céu. O que me incomoda não é saber que 70 000 pessoas viram o Sol mover-se no céu. O que realmente me incomoda é saber que mais de 70 000 000 não viram absolutamente nada. Parece que a Virgem Maria definiu um espaço shengen específico para visionamento do milagre; todos aqueles que se encontrarem fora dos 100 metros quadrados marcados por Mim não podem ver o milagre.