quinta-feira, 29 de julho de 2010

Biologia da Consciência de Gerald M. Edelman

Como é que pensamos? O que faz de nós sermos seres dotados de consciência, capazes de recordar, de perceber o mundo em redor, de experimentar as paixões?

Gerald Edelman, um dos neurobiólogos mais eminentes, leva-nos numa viagem fascinante, percorrendo tópicos fundamentais como a evolução, e a natureza da percepção, da linguagem e da individualidade, assim como a apresentação do conjunto de mecanismos que constituem o espírito humano. Com base na tese de que a biologia possui a chave para compreender o cérebro e na perspectiva evolucionista de que o espírito surge numa determinada altura da história, o autor aborda o difícil problema do suporte material do espírito humano, percorrendo, para esse efeito, as psicologia, a física, a medicina, a filosofia e mesmo outras áreas do saber.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Raspadinha do Rio com Costinha

Atenção se o leitor não gosta de se mijar a riri não veja este filme. Caso o leitor já sofra de incontinência urinária não vai fazer diferença e pode rir à vontade.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

CAOS de James Gleyck

CAOS é uma obra de divulgação científica absolutamente excelente. James Gleyck nasceu em Nova Iorque sendo, desde 1978, jornalista e repórter científico do New York Times.

Escreveu “CAOS A Construção de Uma Nova Ciência” em 1987 e com ela recebeu o National Book Award para a categoria de não-ficção.

Apesar de escrito em 1987 o livro ainda hoje é actual pelo simples facto de que relata imensos episódios históricos e consegue explicar de forma brilhante em que consiste a teoria do Caos. Se o leitor é um iniciante e gostaria de saber mais, então, esta é a primeira obra que deve adquirir.

sábado, 17 de julho de 2010

Campeonato do Mundo de Futebol 2010

Obrigado espanha por ganharem a Taça do Mundo de Futebol 2010.



Relembra-se que de acordo com o Tratado de Tordesilhas, assinado livremente por Portugueses e espanhóis qualquer coisa conquistada por espanha a este do Meridiano 46º é de facto pertença de PORTUGAL.

Queiram então fazer o favor de entregar a Taça a quem pertence.

Atenciosamente

PORTUGAL.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Momento especial

Existem momentos que nos tocam particularmente. Este deixou-me bastante emocionada. Quando dei por mim via o mesmo vídeo vezes sem conta como se fosse a primeira vez. Só pode ser algo especial.

domingo, 4 de julho de 2010

Mateus 1 - a geração de Cristo

Evangelho de Mateus

Mateus 1

Sobre a geração de Cristo


1 Abrão montou a escrava e gerou Isaac e Isaac montou outras gajas e gerou outros filhos.

2 e assim se foram montando até chegarmos ao rei David

3 e o rei David montou imensas gajas e de algumas nasceram uns filhos, um deles chamado Salomâo

4 e Salomão muito parecido com o conselheiro especial do seu pai (o rei David) montou imensas gajas e teve imensos filhos

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A Terceira Cultura: para além da Revolução Científica

“A terceira cultura assenta no trabalho experiemtal e nas especulaçõs teóricas de cientistas e outros pensadores do mundo empírico que têm vindo a ocupar o espaço dos intelectuais tradicionais no esclarecimento do sentido mais profundo da vida, redefinindo quem somos e o que somos.

Nos últimos anos, o palco da vida intelectual norte-americana mudou de rumo e, com isso, a inteligência tradicional viu-se cada vez mais marginalizada. Uma educação baseada nas ideias de Freud, Marx e do modernismo, típica dos anos 50, já não constitui qualificação suficiente para um pensador dos anos 90. De facto, os intelectuais americanos tradicionais mostram-nse, numcerto sentido, cada vez mais reaccionários e, com muita frequência, ignoram com orgulho, e até uma certa dose de perversidade, muitas das questões intelectuais verdadeiramente significativas do nosso tempo. A sua cultura, que repudia a ciência é, muitas vezes, abstrata. Utiliza um jargão muito próprio e fecha-se em capelinhas exclusivistas. A profusão de comentários é uma das suas principais características, e esta espiral infernal de especulações que se rebatem umas às outras leva-os a um ponto em que o mundo real acaba por se perder.