segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mandamentos de deus e moral III

Conclusão

Existem muitos cristãos que referem os 10 mandamentos como fonte base da sua moralidade. Efectivamente não o são. Não são 10 mandamentos (são muitos mais) e não são a fonte de moral de um cristão que viva numa sociedade democrática do século XXI.

A intolerância religiosa apregoada pelo Deus do Antigo Testamento, a defesa da escravatura, as leis discriminatórias, a aplicação ridícula da pena de morte, contrasta com a falta de princípios morais que protejam as mulheres, as crianças ou pessoas de outras fés (ou sem nenhuma fé!).

domingo, 3 de julho de 2011

Mandamentos de deus e moral II

Depois refere outro conjunto:

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar… Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

O primeiro mandamento desta lista diz respeito a santificar-se um dia da semana. Deus explicitamente refere o Sábado. Mas para os cristãos de hoje em dia esse Deus não deve saber muito do que fala já que decidiram passar para domingo. De qualquer forma este mandamento é uma inutilidade moral.

sábado, 2 de julho de 2011

Mandamentos de deus e moral I

Muitas vezes em discussões sobre moral, com cristãos, se ouve falar dos 10 mandamentos. As regras morais são objectivas e definidas por Deus. Esses mandamentos são correctos e uma base a partir da qual qualquer cristão deverá sustentar a sua moralidade.

São feitas críticas às noções de moral dos ateus, que não são objectivas nem intemporais. A sua variância cultural, a sua mutabilidade surge como uma ofensa às crenças cristâs numa moralidade divina.

Seria útil, desde já, ficarmos a conhecer os 10 mandamentos de forma a pudermos ajuizar alguma coisa sobre os mesmos. O que se propõe de seguida, é uma análise, aos 10 mandamentos e uma comparação com a moral (ou falta desta!) nos nossos dias.