quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Jesus, São Paulo e as origens do cristianismo II

Historicamente sabe-se que aquilo que é entendido hoje em dia como cristianismo nada tem a ver com as ideias do fundador da seita judaica Jesus Cristo. Nunca passaria pela cabeça de Cristo aceitar cães e porcos no seu rebanho de judeos.

Mas se Paulo universalizou o Cristianismo e fundou uma nova religião com fortes bases anti-semitas (ao contrário da seita judaica iniciada por Jesus Cristo e os seus apóstolos) ele também tinha ideias muito diferentes das de Jesus. E, no final, foram as ideias do fundador do Cristianismo que vingaram… ou seja de São Paulo.

domingo, 21 de agosto de 2011

Jesus, São Paulo e as origens do cristianismo I

O catolicismo é um dos ramos do Cristianismo. De acordo com as crenças cristâs, defendidas por católicos e demais, Jesus Cristo foi o seu fundador. No entanto existem historiadores que não concordam com esta visão. Para eles o verdadeiro fundador do Cristianismo não foi Jesus Cristo mas sim São Paulo.

Efectivamente existem diferenças marcantes no pensamento destas 2 personagens do novo testamento, sendo que a prática “cristâ”, desempenhada muito bem ao longo da história, pela Igreja Católica, tem mais a ver com as ideias de São Paulo que Jesus Cristo.

Em primeiro lugar Cristo era judeo e pregava aos judeos. Unicamente. Por várias vezes a personagem de Cristo revela claramente os seus pensamentos a este respeito. Apesar de Cristo falar imensas vezes no vizinho ou no irmão, o que levou muitos não-judeos a pensarem que ele também se referia a eles, sem notarem que Cristo falava unicamente judeos que ele esperava unificar.

domingo, 14 de agosto de 2011

Os 4 cavaleiros do ateísmo

Este video do Youtube trás mais de 1 horas de conversa entre os 4 maiores escritores ateus da actualidade; Harris, Dawkins, Dennett e Hitchens numa conversa absolutamente espectacular.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A igreja católica é fundamentalista

Recentemente falava com um católico muito douto que me ensinou algo de extremamente importante para compreender o fenómeno do fundamentalismo. Fundamentalismo cristão é levar à letra muitas das histórias que lá vêm contadas. É encarar essas histórias como se fossem reais. Por outras palavras, fundamentalismo é considerar textos que se referem à palavra viva de Deus, como se fossem reais.

Pensei seriamente neste argumento durante imenso tempo até que sofri de uma epifania ciebernética que me conduziu directamente à iluminação divina. Não se preocupe, não tem nada a ver com o facto de considerar as histórias da carochinha ou de abrãao como espiritualmente relevantes.