terça-feira, 6 de abril de 2010

O milagre de Madre Teresa

Actualmente Madre Teresa entrou no vasto arsenal de santos da Igreja Católica. É vendida a história de uma mulher santa em luta constante contra a pobreza, em luta constante a favor da dignidade humana e que de tempos em tempos operava um ou outro milagre. A sua santificação deveu-se a um pretenso milagre após a sua morte. Como todas as histórias da Igreja Católica, esta também destoa por completo da realidade. Este artigo, no entanto, não foi escrito para falar da vida e valores desta santa mas tão somente dos seus milagres.

A primeira vez que se falou em milagres operados por Madre Teresa deveu-se a um jornalista chamado Malcolm Muggridge. Este acreditava que tinha conseguido filmar dentro de uma sala escura devido a uma luz divina. Hitchens descreve-nos a história com grande lucidez, através do relato do fotógrafo, Macmillan, que acompanhava o jornalista.

“Durante Sometinhg Beautiful for God, aconteceu um episódio quando fomos levados a um edifício a que a Madre Teresa chamava Casa dos Moribundos. Peter Chafer, o realizador, disse, «Ah, bem, está muito escuro aqui dentro. Achas que vamos conseguir filmar alguma coisa?» Como tínhamos acabado de receber na BBC uma película nova fabricada pela Kodak que não tínhamos tido tempo de testar antes da partida, eu disse para Peter, «Bem, podemos tentar». E filmámos. E quando voltámos, várias semanas depois, cerca de um ou dois meses mais tarde estávamos sentados na sala de visionamento de filmes não editados dos Ealing Studios quando foram projectadas as imagens da Casa dos Moribundos. E foi surpreendente. Viam-se todos os pormenores. E eu disse, «É surpreendente. É extraordinário.» E preparava-me para dizer que devíamos dar três vivas para a Kodak. No entanto, não tive tempo para falar porque Malcolm, que estava sentado na primeira fila, voltou-se e disse: «É luz divina! É a Madre Teresa. Vais descobrir que é luz divina, meu rapaz.» E passados três ou quatro dias comecei a receber telefonemas de jornalistas de jornais londrinos que diziam coisas do género: «ouvimos dizer que acabou de voltar da Índia com malcolm Muggeridge e que foi testemunha de um milagre.»[i]

1 ano após a morte de Madre Teresa, 2 irmâs trataram uma paciente, Monica Besra, de um tumor uterino usando uma medalha de alumínio da Madre Teresa que tinha estado em contacto com o seu corpo. Este foi o milagre que lhe garantiu a santificação. Na Wikipédia é dito:

“O processo era geralmente iniciado após 7 anos a morte do indivíduo. Madre Teresa foi beatificada um ano após sua morte (1998), com a ocorrência de um pretenso milagre ocorrido com Monica Besra, uma indiana, que se disse curada de um tumor no ovário após tocá-lo com uma medalha de Madre Teresa.”[ii]

Hitchens foi uma das pessoas convidadas para falar, na altura, em que o Vaticano se preparava para canonizar Madre Teresa. O que ele diz é realmente revelador:

“Devido a isto e às minhas outras críticas fui convidado pelo Vaticano para uma sala fechada que continha uma Bíblia, um gravador, um monsenhor, um diácono e um padre, e pediram-me se poderia dar a minha opinião sobre a questão da «serva de Deus, a Madre Teresa». Porém, enquanto eles pareciam estar a perguntar isto de boa-fé, os seus colegas do outro lado do mundo certificavam o «milagre» essencial para permitir a concretização da beatificação (prelúdio para a canonização plena).”[iii]

Sobre o milagre de Monica Besra, Hitchens é ainda mais esclarecedor:

“No primeiro aniversário da sua morte, duas freiras na aldeia bengali de Raigunj afirmam ter prendido uma medalha de alumínio da falecida (uma medalha que estivera, supostamente, em contacto com o seu corpo morto) ao abdómen de uma mulher chamada Monica Besra. Esta mulher, que se dizia sofrer de um grande tumor uterino, ficou, assim, curada. Reparem que Monica é um nome católico não muito comum em Bengala e, portanto, provavelmente quer a paciente quer, sem dúvida, as freiras já eram fâs de Madre Teresa. Esta definição não abrangeria o Dr. Manju Murshed, o director do hospital local, nem o Dr. T. K. Biswas e o seu colega ginecologista, o Dr. Ranjan Mustafi. Os três afirmaram que a senhora Besra sofria de tuberculose e de um crescimento ovariano e que fora tratada com sucesso dos dois problemas. O Dr. Murshed ficou particularmente aborrecido com os inúmeros telefonemas que recebeu da ordem de Madre Teresa, as «Missionárias da Caridade», pressionando-o para dizer que a cura tinha sido milagrosa… O seu próprio marido, um homem chamado Selku Murmu, quebrou o silêncio algum tempo depois para dizer que a mulher tinha sido curada com um vulgar e simples tratamento médico.”[iv]

Sem se distorcer a realidade a Igreja não consegue provar que os milagres existem. Este tipo de problemas não afecta somente a santidade de Madre Teresa, mas basicamente toda a religião. Santos e verdades religiosas não são mais que manipulações de uma história real feitas de forma a manter crentes numa fé cega. Outros exemplos existem. E outros exemplos serão denunciados pelo Advogado do Diabo.

NOTAS FINAIS


[i] Hitchens, pág. 175
[ii] http://pt.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_Calcut%C3%A1. Neste endereço poderá ver outras críticas feitas às Missionárias da Caridade e à Madre Teresa.
[iii] Hitchens, pág. 176
[iv] Hitchens, pág. 176

2 comentários:

  1. é de facto estranho, pelo menos para leigo, que a Igreja sinta a absoluta necessidade de reconhecer milagres antes de declarar Santos pessoas que, como é o caso vertente, levaram uma vida exemplar de dedicação aos outros; melhor seria, digo eu, que apontasse as suas vidas (em pensamento, palavra e acção) como exemplos de santidade a seguir pelos fiéis, sem se preocupar com os milagres, embora não os omitindo, com respeito absoluto pela verdade, sem esconder aspectos considerados negativos; afinal todo o Santo foi ser humano logo não isento de falhas; mas os fiés precisam de santos milagreiros, mais de milagreiros que de santos ... fazer o quê?
    agora, eu acredito em milagres e acho até que alguns foram comprovados cientificamente.

    ResponderEliminar
  2. É um ciclo vicioso de ignorância. A Igreja diz que os milagres existem, imensas pessoas sem formação acreditam piamente nisso e começam a ver milagres e depois a Igreja já não pode dizer que são falsos. Os próprios fiéis energizados com as crenças que a Igreja lhes contou precisam de imaginar que isso é verdade. A Igreja não pode ir contra eles.
    Eu também acredito em milagres... mas só naqueles com explicação cientifica ou pelo menos naqueles que possam ser observados e analisados. Obviamente que depois disto deixam de ser milagres.
    Os milagres da Igreja? São todos uma fraude ou então são resultado da ignorância humana. lolol
    Abraço

    ResponderEliminar