domingo, 25 de abril de 2010

Respeitar a religião

Por várias ocasiões em que o vosso sempre amado Advogado do Diabo discutia religião com crentes que ouvia dizer: “precisa de aprender a respeitar a religião”. O Advogado é mesmo louco por este tipo de argumentos porque ele é usado quando não existe mais nenhum argumento da parte dos religiosos.

Para grande surpresa de todos os Advogado do Diabo respeita imenso a religião. E não estou a ser irónico… ou desrespeitoso. Não só respeito a religião como qualquer outro movimento ideológico.

Se alguém me vier dizer que os judeos são impuros e que deveriam ser todos mortos eu respeito. Se me vierem dizer que as mulheres são inferiores e se deveriam submeter à vontade dos homens eu respeito. Se me vierem dizer que os negros são inferiores e deveriam ser mortos ou escravizados ou respeito. Se me vierem dizer que são abençoados por Deus e que esse mesmo Deus vos ordenou que cometessem suicídio colectivo eu respeito. E mesmo se forem a África dizer que os preservativos agravam o problema da SIDA eu também respeito.



Mas respeitar não significa concordar. Respeitar não significa calar. E acima tudo respeitar não significa consentir. Em democracia, e se realmente queremos viver em democracia temos de respeitar o direito à estupidez. Mas em nenhum momento nos devemos calar e consentir com a estupidez.

Por isso independentemente do respeito eu digo que não concordo que os judeos sejam impuros, que os negros e as mulheres sejam inferiores e defendo que a dignidade e vida humana deve ser sempre protegida independentemente da raça, religião ou sexo. Não me calo quando um tipo qualquer quer bater nas mulheres ou mutilar os filhos porque faz parte da tradição deles. Não me calo quando se ataca o uso do preservativo para combater a SIDA fundamentando o seu discurso em textos religiosos pré-históricos que nunca souberam ler.

E não acho que a sociedade civil deva permitir que afirmações assassinas devam passar incólumes, não acho que deva permitir sucessivos ataques à dignidade humana e não concordo que a sociedade civil permita total mobilidade às religiões. Mas respeitar eu respeito.

6 comentários:

  1. concordo plenamente! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu sabia que alguêm havia de concordar comigo. hehe

    ResponderEliminar
  3. olha só quem tb concorda contigo, euzinho da silva!

    ResponderEliminar
  4. Já somos 3. Está formada a santissima trindade da era de aquário... hehehehehe

    ResponderEliminar
  5. "Nessa foste profundo"
    Convenceste-me pá!!!
    coloca-me na lista.

    ResponderEliminar
  6. Não podes
    A Santissima Trindade só aceita 3. Chegaste tarde temos pena. Tens de esperar pela próxima era que creio ser daqui a mais ou menos 2000 anos.
    hehehehehehe

    ResponderEliminar