segunda-feira, 23 de julho de 2012

A partícula do otário

Recentemente foi comunicado com pompa e circunstância a descoberta do Bosão de Higgs. A descoberta desta partícula é absolutamente excepcional para a física dos nossos dias pois a sua existência prova que o modelo padrão de física está correto. É devido a esta partícula que existe massa no nosso universo.
Obviamente que eu não faço ideia do que acabei de escrever. Em que medida esta partícula é a responsável por toda a matéria observada no nosso universo? Infelizmente os jornais só dizem merda cada vez que falam de ciência ou limitam-se a verbalizar o que um qualquer físico disse e que ninguém compreendeu. Eu sei que esta descoberta é verdadeiramente importante porque ela levanta mais questões do que responde (outras descobertas semelhantes seriam a teoria da relatividade e a mecânica quântica).

Mas o chinfrim que se observa não é somente por causa da importância do bosão de Higgs para a nossa compreensão do universo. É porque o bosão de Higgs é… a partícula de Deus.
Ou seja estamos perante uma descoberta científica notável (caso se venha a verificar posteriormente), que algumas pessoas afirmam ser mais importante que a ida do homem à lua, e que tem o nome de partícula de Deus. E pelo nome supõe-se que esta partícula tem uma importância notável para a religião.
O que quase ninguém sabe é que o bosão de Higgs é ERRADAMENTE conhecido como a partícula de Deus porque um editor achou que conseguiria vender mais livros se lhe desse esse nome. Ou seja, esta verborreia religiosa à volta de uma aprtícula da física deve-se essencialmente a estratégias de marketing de um editor de livros.
Não admira que os físicos não usem esse termo e que o próprio Higgs sinta um leve desagrado (para evitar dizer que fica fodido!) cada vez que houve esse nome. É que o trabalho de Higgs não tem nada a ver com religião ou ideias idiotas de um qualquer grupo de fundamentalistas sobre um criador imaginário.
E qual a razão de ouvir e entrevistar padres e bispos sobre o bosão de Higgs? Os tipos passaram milhares de anos a inventar leituras de um mesmo livro para não chegarem a conclusão nenhuma! Se nem percebem do próprio livro o que é que os torna entendidos em física atómica e nuclear?
Ir questionar um bispo sobre a partícula de Higgs é a mesma coisa que ir interrogar uma lesma sobre exobiologia. Infelizmente os desejos de um qualquer editor tranformaram o bosão de Higgs não na partícula de Deus mas sim na partícula do otário.
E sobre a partícula do otário qualquer religioso é bastante entendido.

3 comentários:

  1. Lol, muito bom.
    Deixa-me concordar (ó grande advogado), que se eu fosse o Higgs também ia ficar fodido se dessem outro nome ao meu bosão!

    ResponderEliminar
  2. O Avogado acha uma falta de respeito tremenda o batismo (sem p)de bosões alheios ou como diria um qualquer tripeiro... de bujons alheios.

    ResponderEliminar
  3. É verdade...andar assim com o busão (bujon) na boca de toda a gente, é no mínimo desrespeitoso!

    ResponderEliminar