segunda-feira, 7 de março de 2011

Argumento moral a favor da existência de Deus

O argumento moral é diferente de todos os outros (argumento cosmológico, argumento teleológico, argumento pela contingência). O argumentos anteriores baseavam-se em Deus como substituto da ignorância humana! Este segundo baseia-se na suposição que não há nada no mundo natural que nos diga se uma acção é boa ou não! Para existirem valores morais objectivos é necessário um Legislador. Obviamente que tem de ser um legislador divino. Este argumento é considerado, por alguns, como um argumento bastante fraco . Pessoalmente é tão forte quanto os outros.

No argumento moral, Deus é necessário para estabelecer e motivar a moralidade. Acho que é necessário uma hipocrisia enorme, para os religiosos virem defender este argumento, sabendo toda a gente das guerras e perseguições que as religiões provocam!

Obviamente que em termos de coesão social, ao longo da história, os valores morais definidos por Deus sempre foram importantes para a coesão intra-grupal. Mas estes valores foram criados por homens e não por Deus!

Com a variedade de deuses e religiões e consequente variedade cultural, em termos de valores humanos, fica a difícil pergunta de saber quais são esses valores universais. Para o Deus do Antigo Testamento, a quem os cristãos rezam, era proibido matar judeos que lhe rezassem. Por isso, após ter dado, os seus mandamentos, ordenou genocídios e lançou pragas que mataram centenas de milhar! Para este Deus, não tinha nenhum problema a violação de virgens, o holocausto de crianças inocentes ou genocídios grotescos!

Quando olhamos para as suas leis ao longo do tempo a coisa torna-se ainda mais assustadora. Não deviam ser muito objectivos, ou não fosse, o facto das pessoas os terem alterado.

Outra consequência lógica deste argumento, é que os ateus deveriam ser pessoas sem moralidade. Mas não se vêm ateus a matarem os filhos, ou a oferece-los em holocausto a Deus. Não se vêm os ateus a fazerem-se explodir para defenderem a sua moral objectiva. As sociedades ocidentais, onde os direitos humanos têm sido uma prioridade, têm sofrido oposição por parte das religiões. A religião Católica opôs-se à defesa dos direitos dos homossexuais ou das mulheres. Baseada em que valores morais objectivos?

As sociedades laicas desenvolveram os seus valores com base no respeito pelo próximo e para o fizeram-no para se distanciarem dos supostos valores morais objectivos da religião! Qualquer sociedade que queira desenvolver-se tem de definir o seu conjunto de valores morais, caso contrário desaparece. Estes valores são culturais e não objectivos como os religiosos tanto pretendem defender! E em nenhum momento provam a existência de Deus. A única coisa que os valores morais provam é a necessidade que os er humano tem de vivar em grandes grupos!

2 comentários:

  1. Admira-me a sua retórica. No entanto, falta-lhe fundamento nas questões do espírito! As suas colocações religiosas ferem os pricipios do Amor e da Justiça apregoadas por Jesus. São colocações literais forjadas na mesma medida do seu progresso espiritual. Coloco-me à sua disposição para, se assim o desejar, eu poder ajudá-lo a mudar o foco de sua luz interior. Muita Paz!

    ResponderEliminar
  2. Boas Leda
    Quando refere que as minhas colocações religiosas ferem os princípios do amor e da justiça apregoados por Cristo está a referir-se a quê?
    A única coisa que digo é que não é necessária a religião para termos moral e, muitas das vezes, as piores atrocidades cometme-se em nome da religião... e do deus do amor. Isto não são colocações são factos.
    Tenho outra pergunta: quando fala de Cristo fala do Cristo que espalahava a mensagem do amor, ou do Cristo que defendia a discriminação religiosa?
    atentamente

    ResponderEliminar