terça-feira, 1 de março de 2011

Argumento cosmológico a favor da existência de Deus

O argumento cosmológico é simples de compreender. E mais fácil ainda de refutar, uma vez que Deus é imposto nas soluções, não por raciocínios lógicos ou provas, mas tão somente porque os religiosos assim querem!

Basicamente o argumento cosmológico afirma que não pode haver um número infinito de regressões de causas para as coisas que existem! Obviamente que a causa primordial terá de ser Deus… pelo menos para os religiosos.

Em primeiro lugar não sabemos se existe uma infinidade de causas porque simplesmente não temos esse conhecimento. Em segundo lugar a existir uma causa primordial não tem necessariamente de ser Deus. Tanto quanto sei pode ser um chouriço assado! Ou simplesmente pode não existir uma causa primordial.

Se o leitor reparar este não é nenhum argumento. Deus é imposto como solução para a nossa ignorância. Porque é que tem de ser um Deus e não vários Deuses? E que Deus estamos a falar? Do Deus do Antigo Testamento que gosta de matar indiscriminadamente aqueles que não o seguem? Do Deus muçulmano? Do Deus israelita? Do Deus cristão… que afinal até são 3?

Mais uma vez se conclui: se existe uma causa primordial para tudo o que existe nós, pura e simplesmente, não fazemos ideia de qual será! Os argumentos religiosos baseiam-se em definir situações a que ninguém pode responder e depois impor a sua resposta como solução definitiva. E depois de imposta a solução afirma-se: argumento a favor da existência de Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário