domingo, 21 de agosto de 2011

Jesus, São Paulo e as origens do cristianismo I

O catolicismo é um dos ramos do Cristianismo. De acordo com as crenças cristâs, defendidas por católicos e demais, Jesus Cristo foi o seu fundador. No entanto existem historiadores que não concordam com esta visão. Para eles o verdadeiro fundador do Cristianismo não foi Jesus Cristo mas sim São Paulo.

Efectivamente existem diferenças marcantes no pensamento destas 2 personagens do novo testamento, sendo que a prática “cristâ”, desempenhada muito bem ao longo da história, pela Igreja Católica, tem mais a ver com as ideias de São Paulo que Jesus Cristo.

Em primeiro lugar Cristo era judeo e pregava aos judeos. Unicamente. Por várias vezes a personagem de Cristo revela claramente os seus pensamentos a este respeito. Apesar de Cristo falar imensas vezes no vizinho ou no irmão, o que levou muitos não-judeos a pensarem que ele também se referia a eles, sem notarem que Cristo falava unicamente judeos que ele esperava unificar.

Em Mateus 10:5-6 Jesus afirma:
"Go nowhere among the Gentiles, and enter no town of the Samaritans, but go rather to the lost sheep of the house of Israel."

Noutras partes do mesmo evangelho Jesus faz novas distinções entre judeos e gentios. Em Mateus 18:15-18 Jesus refere que somente os judeos que não pequem contra outros judeos poderão entrar no céu. Gentios e cobradores de impostos (judeos que cobravam impostos para os gentios) não poderiam entrar no céu. Na realidade Jesus explica que, os judeos que pequem contra outros judeos e não admitam o seu erro, deveriam ser considerados gentios.

Em Mateus 7:6 Jesus Cristo refere:
"Do not give dogs what is holy; and do not throw your pearls before swine."

Neste caso por cães Cristo entendia os Cananitas e os Samaritanos como ficou bem entandido em Mateus 15:21-28
“Then Jesus went thence, and departed into the coasts of Tyre and Sidon.
And, behold, a woman of Canaan came out of the same coasts, and cried unto him, saying, Have mercy on me, O Lord, {thou} Son of David; my daughter is grievously vexed with a devil.
But he answered her not a word. And his disciples came and besought him, saying, Send her away; for she crieth after us.
But he answered and said, I am not sent but unto the lost sheep of the house of Israel.
Then came she and worshipped him, saying, Lord, help me.
But he answered and said, It is not meet to take the children's bread, and to cast {it} to dogs.
And she said, Truth, Lord: yet the dogs eat of the crumbs which fall from their masters' table.
Then Jesus answered and said unto her, O woman, great {is} thy faith: be it unto thee even as thou wilt. And her daughter was made whole from that very hour.”

E por porcos Cristo entendia todos aqueles que comiam porco ou seja os gentios. Como Hartung sabiamente referiu esta afirmação é o equivalente a afirmar "Go tell the plan to the White people, but what ever you do, don't tell the niggers and the spics."

Alguns cristâos gostam de referir uma passage bíblica onde Cristo afirma aos seus apóstolos (dos quais Paulo não fazia parte) para irem pregar a toda a criatura. No entanto face a todas as outras passagens altamente discriminatórias dificilmente se pode considerer Jesus Cristo um universalista devendo antes ficar a questão sobre o que entendia Jesus como toda a criatura. É que por irmão e vizinho já sabemos que só indicava judeos.

Na realidade o Cristianismo começa dentro do judaismo e mantêm-se como seita judaica durante os seus primeiros anos de existência. Os cães e os porcos não faziam parte do rebanho de Deus.

Como Juan Arias escreveu na sua obra A Bíblia e os Seus Segredos:
“Os primeiros cristãos não eram mais do que uma seita do judaísmo e respeitavam mesmo a prática da circuncisão; mas a partir do século II, quando o cristianismo começou a distanciar-se do judaísmo e se tornou grego e romano com Paulo de Tarso, começou a operação anti-judaica (…) não lhes pareceu justo que a Bíblia fosse apenas a judaica, apesar de ter sido a Bíblia usada e citada por Jesus continuamente. E começaram a juntar à Bíblia judaica original os chamados escritos do Novo testamento…”

Sem comentários:

Enviar um comentário