quinta-feira, 18 de março de 2010

Quanto pesa?

Quanto pesa? Esta é uma pergunta que nenhum homem pode fazer a uma mulher. Também é uma pergunta que quase ninguém sabe responder. Por estranho que pareça são poucas as pessoas que sabem quanto realmente pesam, apesar de serem muitas, aquelas que se colocam sobre uma balança e lêem o resultado.

Qual a razão que leva a balança a dar valores errados? Na realidade os valores da balança estão correctos. O que se confunde é a massa com o peso. Confuso? Imagine que responde à pergunta que coloquei. No seu caso, suponha, pesava 80 Kg. Agora algum Chico esperto reiterava que isso era impossível porque o peso é uma força e a unidade da força é o Newton (N) e não o Kilograma (Kg). Esse Chico esperto estava correcto.



O peso é a força gravitacional sentida por um corpo quando na presença de outro corpo. A sua fórmula física é: p=m.g. Ou seja o peso é igual à massa de um corpo multiplicada pela força gravitacional do outro corpo que o atrai. No nosso planeta esse valor é, aproximadamente, 10. Logo o peso é igual a 80x10, o que dá 800N (newton).

Como observado noutro texto, a força gravitacional diminui com o quadrado da distância. Desta forma quanto mais se afastar do corpo menor será o seu peso, apesar de continuar com os 80Kg de massa. Quando chegar ao espaço, onde o valor de g é 0, então o seu peso será nulo, pois qualquer número multiplicado por 0 dá 0. Assim se se encontra no espaço terá 80Kg de massa e 0N de peso. Na realidade, diferentes corpos com diferentes massas nestas condições, terão todos o mesmo peso.

Por outro lado, o peso também é uma grandeza vectorial. Isto significa que tem uma intensidade (que depende do corpo em questão. A Terra exerce uma intensidade diferente de Júpiter ou da Lua), direcção (definida pela linha que passa pelo centro dos 2 corpos – no nosso caso o centro do corpo humano e o centro da terra) e um sentido (na direcção do centro da terra, uma vez que o planeta é muito maior do que os seres que o habitam).

É esta grandeza vectorial que dá sentido à expressão popular “a descer todos os santos ajudam”. Quando descemos vamos em direcção ao centro da Terra e logo o nosso movimento tem o mesmo sentido do peso. Quando subimos não há santo que nos ajude.

É esta grandeza vectorial que nos ajuda a compreender os efeitos do exercício físico. Quando fazemos elevações, ou flexões contrariamos o sentido da grandeza vectorial o que obriga o corpo a fazer força para contrariar o valor de g. Quando essa força é insuficiente não conseguimos fazer mais flexões ou elevações.

Agora já sabe qual a diferença entre peso e massa. Da próxima vez que for ao talho não se esqueça: você não quer 1Kg de picanha mas sim 10N de picanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário