quarta-feira, 21 de julho de 2010

CAOS de James Gleyck

CAOS é uma obra de divulgação científica absolutamente excelente. James Gleyck nasceu em Nova Iorque sendo, desde 1978, jornalista e repórter científico do New York Times.

Escreveu “CAOS A Construção de Uma Nova Ciência” em 1987 e com ela recebeu o National Book Award para a categoria de não-ficção.

Apesar de escrito em 1987 o livro ainda hoje é actual pelo simples facto de que relata imensos episódios históricos e consegue explicar de forma brilhante em que consiste a teoria do Caos. Se o leitor é um iniciante e gostaria de saber mais, então, esta é a primeira obra que deve adquirir.



A obra é composta por 11 capítulos sendo eles: (1) o efeito borboleta; (2) revolução, (3) os altos e baixos da vida, (4) uma geometria da natureza, (5) atractores estranhos, (6) universalidade, (7) o experimentador, (8) imagens do caos, (9)o colectivo dos sistemas dinâmicos, (10) ritmos internos e (11) as perspectivas do caos.

O livro encontra-se publicado em português pela editora Gradiva, Colecção Ciência Aberta, 38.

Se desejar pode consultar directamente a página do autor e ver outras obras escritas pelo mesmo: http://www.around.com/.

Leia o que os críticos disseram desta obra:

UMA FASCINANTE ILUSTRAÇÃO de como os padrões mudam em ciência.
The New York Times Book Review

BELO E LÚCIDO. Gleick tem um toque de romancista na descrição dos cientistas e das suas «atitudes», uma talento excepcional para a analogia e um sentido do poético e do dramático fascinante.
Chicago Sun-Times

UM LIVRO INSPIRADOR. Ler Caos deu-me a sensação de que alguém acabara de descobrir a luz ao fundo do túnel.
Douglas Adams

ADMIRÁVEL! Há muito que não acabava de ler um livro tão depressa, passando as páginas com incomparável prazer.
Lewis Thomas

Sem comentários:

Enviar um comentário