quinta-feira, 29 de julho de 2010

Biologia da Consciência de Gerald M. Edelman

Como é que pensamos? O que faz de nós sermos seres dotados de consciência, capazes de recordar, de perceber o mundo em redor, de experimentar as paixões?

Gerald Edelman, um dos neurobiólogos mais eminentes, leva-nos numa viagem fascinante, percorrendo tópicos fundamentais como a evolução, e a natureza da percepção, da linguagem e da individualidade, assim como a apresentação do conjunto de mecanismos que constituem o espírito humano. Com base na tese de que a biologia possui a chave para compreender o cérebro e na perspectiva evolucionista de que o espírito surge numa determinada altura da história, o autor aborda o difícil problema do suporte material do espírito humano, percorrendo, para esse efeito, as psicologia, a física, a medicina, a filosofia e mesmo outras áreas do saber.

Gerald Edelman acredita que a biologia do cérebro e o estudo da sua evolução irão fornecer a chave da nossa própria consciência. Nova teoria da alma e do corpo que não irá parar de mexer com as nossas crenças. Gerald Edelman é autor de uma das mais originais teorias do cérebro da actualidade.
Contra-capa do livro

Gerald M. Edelman, dirige o Neuroscience Institute, em Nova Iorque sendo responsável pelo Departamento de Neurobiologia no Scripps Research Institute. Venceu o prémio Nobel da Medicina em 1972.

Esta obra encontra-se publicada pelo Instituto Piaget na colecção Epigénese e Desenvolvimento, nº 13.

6 comentários:

  1. o distinto advogado virou vendedor de livros, foi?

    ResponderEliminar
  2. Ora bem.
    Uma profissão honrada como as outras. hehehehe
    Como neste momento não tenho tempo para escrever novos textos venho publicando alguns livros que já publicara no blogue antigo. A Segóvia e o Dom Juan também não estão com muito tempo pelo que para já é a melhor coisa para se publicar no blogue.
    Mas quem sabe daqui a uns tempos volto a publicar algumas anedotas. hehehehehe
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Honrada concerteza sem heheheh
    Anedotas? porque não? bem seleccionadas, uma de cada vez, revoltadas ou disfuncionais...
    Por falar nisso, vossemecê nem R nem D, ganhou juízo, tá curado, curadinho da silva, fez terapia foi? Qualquer dia nem Dom Juan temos, é caso para dizer o que ele diz mas que eu não repito porque sou educado, ora foda-se

    ResponderEliminar
  4. nem R nem D? hehe Não compreendi... é do sono, não me deixa pensar. hehehehehe
    O Dom Juan está porreiro e tem ideias para novos textos mas ainda não lhe deu para os escrever. Quem sabe qq dia. hehehehehe
    E já agora: essa história do "ora foda-se" tem direitos de autor. O Dom juan tem a mania de plagiar as minhas expressões... o palhacinho. hehehehehe O que vale é que fica tudo em família.
    abraço

    ResponderEliminar
  5. sugestão: tirar do sótão bom material que por lá se encontra perdido e republicar; poupa trabalho aos clientes mais recentes...

    ResponderEliminar