segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Futurologia, Futebol e ano novo

Cada vez que há um campeonato do mundo de futebol tem de aparecer nas nossas televisões videntes a fazer todo o tipo de previsões sobre os resultados como se eles fossem pessoas que realmente tivessem a capacidade de ver o futuro.

O que mais me espanta é que nós rapidamente esquecemos o que eles falharam e nos fazemos por lembrar aquilo que supostamente acertaram. Por exemplo, no Mundial da Coreia e Japão uma vidente portuguesa veio para os meios de comunicação social afirmar que os EUA iriam surpreender.



Em discussões posteriores ao mundial algumas pessoas tentavam sempre lembrar-me de que ela tinha acertado pois os EUA realmente surpreenderam. Temos uma derrota humilhante a lembrar-nos disso mesmo. Mas qualquer pessoa que saiba futebol tem noção de que os EUA não surpreenderam ninguém. Portugal é que surpreendeu por jogar tão mal. E se os EUA conseguiram ter um percurso bastante positivo também se deveu a alguma ajuda dos árbitros. De resto, os EUA, não fizeram nenhuma exibição capaz de nos deixar estupefactos de boca aberta.

O que as pessoas realmente se esquecem de dizer é que esta vidente profetizou um belo 3º lugar para a equipa Portuguesa. Como vimos, com a derrota escandalosa frente aos EUA, Portugal foi ao mundial à procura do 3º lugar. Se ela tivesse dito, que nós iríamos ao mundial jogar como amadores e que os EUA iriam beneficiar com isso e com alguma ajuda dos árbitros, atingiriam uma posição surpreendente no mundial. Então eu talvez desse crédito. Mas para isto acontecer era necessário que ela realmente conseguisse ver o futuro.

Os futurologistas não fazem mais que previsões. Tornam-se charlatães ao afirmar que as suas previsões/profecias são devidas a um poder extra-sensorial que eles possuem. Na realidade todos nós somos capazes de fazer previsões. Os governos fazem previsões, os serviços secretos fazem previsões, a bolsa faz previsões. Não é necessário recorrer a um vidente ou a um astrólogo ou tarólogo ou um parvólogo para fazer previsões por nós.

As últimas previsões que eu vi foram relativas ao ano novo de 2008. O astrólogo convidado falou sobre o aquecimento global e de como isso iria afectar as pessoas de forma um pouco rabuscada. Também falou da crise económica. O que é realmente impressionante. A conclusão a que cheguei depois de o ouvir é que ele tinha uma capacidade única de estar atento aos telejornais. Fiquei estupefacto.

Continuo a preferir as previsões cientificas e económicas uma vez que essas são mais fundamentadas e bem explicadas. Mas isso é a minha opinião.

1 comentário: