quinta-feira, 18 de junho de 2009

Justiça e Desportivismo

Pois é. Mais uma vez a FIFA premiou-nos com a sua justiça desportiva. Drogba e Bosingwa foram castigados por esta instituição devido às declarações que proferiram após as meias-finais entre Chelsea e Barcelona.

Depois do Chelsea ter sido roubado da forma escandalosa como foi, nas meias-finais, como é que estes 2 jogadores da equipa defraudada se atrevem a protestar? Será que já não há respeito pelo desportivismo e fair-play?

Talvez o fair-play seja mesmo uma merda, como parece defender o novo treinador do Benfica. Mas, e o desportivismo? E o ser roubado com dignidade? Será que os jogadores de futebol já não sabem ser roubados com desportivismo?

Não nos podemos esquecer que falamos do Barcelona, campeão europeu. E não nos podemos esquecer que se não tivesse sido tão beneficiado teria assistido à final no banco.... lá de casa. Afinal de contas foram só uns 5 penaltis roubados à equipa da casa. Estes 2 jogadores não têm consciência cívica? Fazer aquelas declarações por uns meros 5 penaltis... num só jogo?

No entanto, devo dizer que estou desapontado com a FIFA. E por duas razões.

A primeira razão deve-se ao tempo que demoraram a castigar os jogadores. Este tipo de comportamento não se pode admitir e a justiça desportiva devia actuar mais rapidamente. No futebol é-se enrabado e calado. E se decidirem falar, devem ser rapidamente castigados.

Finalmente, o meu grande desapontamento, tem a ver com o castigo aplicado. Desde quando se aplicam 4 jogos de suspensão a um jogador por ter dito que não sabia se a partida tinha sido dirigida por "um árbitro ou um ladrão". Os jogadores devem ter a noção de que são um exemplo seguido pelas crianças. É inadmissível que um jogador mostre indignação por 5 penaltis.

Se fosse eu a mandar, o Bosingwa nunca mais jogava futebol na vida. Fazer esta afirmação após 5 penaltis roubados é muito abusivo. O filho da puta do árbitro não merecia isto e estas afirmações deveriam ter culminado com a suspensão permanente do jogador.

É o que vos digo. Já não há justiça nem desportivismo. Mas como diria um grande poeta de língua portuguesa: "Isto tá Mali, tá Mali, tá podri".

Sem comentários:

Enviar um comentário