quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Superstição e mau olhado

Já tenho uns tantos textos escritos sobre ciência e pseudo-ciência. A minha filosofia é que estes textos nunca são demais. Na realidade, parece existir uma falta crónica de textos que coloquem em causa muitas das nossas crenças.

Passamos no metro e não recebemos publicidade sobre uma palestra de divulgação científica onde se vai explicar o funcionamento destas fraudes. O que recebemos em troca é um cartão publicitário do professor Mamadu, ou do Professor Karamba onde prometem tratar problemas de amor, problemas económicos, etc… Obviamente que todos estes “professores” obtêm resultados maravilhosos e possuem uma vasta experiência pelo mundo fora.



Um dos diagnósticos favoritos destes praticantes da arte de enganar é o mau olhado. O que é o mau olhado, pergunta, e bem, o leitor? Procurei na net os possíveis significados de mau olhado. No site do Altar de São Cipriano aparece escrito:

“Uma maldição que gera um «quebranto», tende a paralisar e estagnar espiritualmente a pessoa atingida, levando-a a cair num estado de profundo desânimo.
O quebranto gera uma quebra na força anímica, produz apatia, cria uma inexplicável falta de forças e descrédito.
Neste caso, a pessoa fica sem capacidade de decisão, sem saber que fazer, cheia de indecisão e moralmente quebrada.(1)”

Num outro site de esoterismo aparece a seguinte definição:

“Nas crianças se chama quebranto, é um esmorecimento geral, um langor, uma quebreira da vontade que toma conta do corpo. Pode dar em qualquer pessoa. Tem sido atribuído à força do olhar de invejosos ou mal-intencionados. Acontece também que algumas pessoas isentas de inveja tem olhar forte, condição desconhecida ás vezes até do próprio dono do olhar.(2)”

Tudo isto é muito engraçado. Já sabemos que o mau olhado é algo semelhante à depressão, não sendo bem depressão. No entanto uns dizem que o mau olhado pode ser provocado por uma pessoa invejosa, cujo olhar devastadoramente invejoso, vai carregado de energia espiritual negativa e outros dizem que já é um processo de feitiçaria mais complicado.

O perigo destas crenças reside no que o crente estará disposto a fazer caso acredite mesmo nelas. Um caso caricato e triste, deu-se no Zimbabué. A equipa do Midland Portland Cement, da segunda divisão, após perder vários jogos decidiu consultar um especialista destas áreas mais obscuras. Foi diagnosticado à equipa mau-olhado.

Seria interessante que os especialista nos explicassem como conseguem justificar estes “diagnósticos”. Será que todas as pessoas que andam cansadas e tristes são vitimas de mau olhado? Ou poderão somente andar com muito trabalho e pouco tempo de descanso e lazer? Por outro lado, seria interessante saber como diagnosticamos uma equipa de futebol com mau olhado! Os resultados dizem-nos unicamente que a equipa não é tão boa, ou não joga tão bem, como deveria.

Mas voltemos à nossa história de futebol. Uma vez feito o diagnóstico de mau olhado, soube-se imediatamente qual seria a cura: mergulhar no rio Zambeze. Contrariados lá foram os 16 jogadores mergulhar no rio. No final, dos 16 jogadores faltava 1, que ainda não tinha aparecido e que provavelmente não voltará a aparecer. Infelizmente, aquele rio é habitat de crocodilos e é proibido mergulhar lá (imagine-se lá porquê?!!!).

Os crocodilos devem ter agradecido a ingenuidade dos donos da equipa que decidiram mandar 16 pessoas para a água. No entanto fica o caso de se saber se uma reza não seria o mais apropriado. Afinal de contas, nos países que não são abençoados com a passagem desse rio, fica muito difícil tratar o mau olhado. Imagine o leitor que o mandam mergulhar no rio Tejo para curar o mau olhado? Infelizmente, nós só temos peixinhos e uma boa dose de poluição.

Fica também a dúvida de saber se a equipa ficou melhor com menos um jogador. Uma coisa sabemos: os amigos e familiares não ficaram nada contentes. No final chegamos à conclusão que houve 3 grandes vencedores nesta história: os crocodilos, o vidente e a ilitiracia científica.

NOTAS:
(1) http://www.magianegra.com.pt/maleficios.htm
(2) http://www.moocaonline.com.br/esoterico/quebranto.htm

4 comentários:

  1. sofro muitas vezes desse tal de quebranto, estagno espiritualmente, desanimo, apatizo, desfaleço, desacredito, indeciso-me; sinto uma quebreira gostosa que vai tomando conta do meu corpo antes de cair numa fabulosa sesta domingueira; sei agora que tudo isso é provocado pela inveja e o mal olhado e não pelas bagaceiras que emborco depois de almoço; ou será que o cabrão do bagaço é esotérico?

    ResponderEliminar
  2. cá para mim o bagaço é feito pelo mestre Alves. lolol
    O que é feito da vida? Já há algum tempo que não falávamos. abraço

    ResponderEliminar
  3. e quem raio é o mestre alves? tenho dado numa aguardente de pera do caramba mas não é do professor (!!!) karamba; a vida continua (a luta não) umas vezes revolta-me outras disfuncionaliza-me; já m'apeteceu chegar-lhe a roupa ao pêlo a propósito de algum material requentado q tem aparecido mas já lhe expliquei o meu mal de quebreira da vontade

    ResponderEliminar
  4. Não conheces o Mestre Alves? hahahaha É do melhor aqui ficam uns links porreiros para o youtube:
    http://www.youtube.com/watch?v=8RMZZLA1egY&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=34U7zxAkaps&NR=1
    http://www.youtube.com/watch?v=SSvit5_6oqY&feature=related

    Esta é a melhor
    http://www.youtube.com/watch?v=LrLc6xt4YSY

    Não me digas que surgiu a vontade de me bater por alguns textos que eu escrevo. Nem sei porquê... lolol
    abraço

    ResponderEliminar