domingo, 8 de agosto de 2010

A Ordem Oculta de John Holland

“Como é que uma doença como a SIDA consegue destruir o sistema imunitário humano? Como é que cidades como Nova Iorque ou Tóquio conseguem fornecer alimentos, medicamentos, vestuário e outros bens essenciais a milhões de habitantes? O funcionamento de sistemas tão imensamente complexos como estes tem permanecido envolto em mistério. Nas suas pesquisas recentes, John Holland e os seus colegas do Instituto de Santa Fé e da Universidade do Michigan abriram novos caminhos para a solução do problema. Holland – o criador dos algoritmos genéticos e um dos pioneiros das novas ciências da complexidade – tem estado envolvido desde o início na emergência de um novo campo de investigação: o dos sistemas adaptáveis complexos. Esta obra de ruptura – escrita com a autoridade científica e o estilo inconfundível de Holland – oferece-nos pela primeira vez um síntese coerente desta disciplina emergente.

John H. Holland foi o criador dos algoritmos genéticos, uma disciplina científica que poderá um dia permitir aos computadores a evolução para a inteligência flexível. É professor de Ciência Informática e Engenharia Electrónica e da Psicologia na Universidade do Michigan. Foi galardoado com o prémio McArthur fellow e é vice-presidente do Comité Promotor do Instituto de Sante Fé.”
Contra-capa da obra A Ordem Oculta

Desta obra que é realmente reveladora dos mistérios que a natureza ainda nos oferece e atraente no que concerne à capacidade explicativa do autor, ainda foram feitas as seguintes críticas.

“Em A Ordem Oculta John Holland prepara o leitor para uma das áreas de investigação científica mais excitantes do século XXI.”
Murray Gell-Man

“A Ordem Oculta é um feito monumental: a síntese soberba de várias décadas de reflexão profunda sobre a forma como os sistemas de agentes se adaptam, evoluem, competem, cooperam e – ao fazerem tudo isso – geram diversidade e novidade sempre crescentes […] Uma obra que servirá de guia a todos aqueles que desejem compreender essa grande síntese a que hoje chamamos simplesmente complexidade.”
Douglas Hofstadter

A Ordem Oculta encontra-se publicada pela Gradiva, na colecção Ciência Aberta, nº 89.

Sem comentários:

Enviar um comentário