sexta-feira, 11 de julho de 2008

3 Provas a Favor da Astrologia

O que eu gosto mais relativamente à Astrologia é que ela nunca erra. Acerta sempre. Quando os nossos antepassados não conheciam planetas como Mercúrio, Urano, Neptuno ou planetóides como Plutão a Astrologia também acertava. Sem as influências destes planetas, que tão importantes parecem hoje, a Astrologia continuava a acertar. Só este pequeno detalhe devia ser suficiente para nos deixar de pé atrás relativamente a esta arte fraudulenta.

No entanto, quando defendo o meu cepticismo relativamente a esta ciência, com algum defensor entusiasta da mesma, deparo-me sempre com 3 provas que, parece, defendem o valor da astrologia. As 3 provas tão faladas são:

1 – na noite de lua cheia nascem mais bebés do sexo masculino;

2 – na noite de lua cheia a criminalidade aumenta;

3 – está demonstrada uma relação entre o ciclo menstrual da mulher e o ciclo lunar.



À primeira vista são 3 provas realmente impressionantes. Quando analisadas mais pormenorizadamente demonstram somente a falsidade que é a Astrologia.

Em primeiro lugar, não existem provas de que nasçam mais bebés do sexo masculino na noite de lua cheia. Esta afirmação é falsa. Podem existir estudos que mostram um aumento do nascimento de bebés do sexo masculino, mas não passam de fenómenos estatísticos. Existem outros estudos que mostram um aumento do nascimento de bebés do sexo feminino e outros que não mostram diferenças. Não existe nenhuma relação provada entre noite de lua cheia e nascimento de bebés do sexo masculino. A não ser na nossa imaginação.

Em segundo lugar, é verdade que existe uma relação entre lua de noite cheia e aumento de criminalidade. Poderá isto significar que existe alguma influência da lua sobre os seres humanos? É claro que sim. Essa influência chama-se luz. Em noite de lua cheia existe mais luz o que permite aos ladrões poderem agir com mais segurança. Por outro lado a noite oferece cobertura e pode ser útil para dificultar o reconhecimento dos mesmos ou ajudar à fuga. Pode parecer absurdo o que acabei de dizer mas não é. A noite de lua cheia não está só relacionada com o aumento da criminalidade. No Alentejo, por exemplo, a noite de lua cheia é noite de ir caçar javalis selvagens. Mais uma vez a luz adicional oferecida pela lua gorda é a razão. Mas se continuam a acreditar pensem nisto: as altas patentes do poderoso exército dos EUA, recheado de satélites e alta tecnologia, quando se preparavam para invadir o Iraque, pressionaram a Casa Branca para que a Invasão se desse a uma determinada altura pois era aquela que oferecia mais condições de combate aos homens no terreno. Pressionaram para que a invasão se desse em noite de lua cheia.

Em terceiro lugar, temos a famosa ligação entre o período menstrual das senhoras e o ciclo lunar. Eu não consigo compreender como isto prova que a Astrologia funciona mas também não preciso. Existem teorias em Antropologia bem mais credíveis que aquelas apresentadas pela Astrologia (que estão ligadas a uma espécie de energia cósmica que a nossa fraca inteligência não consegue compreender). Uma delas defende algo de muito interessante. No passado, os humanos eram nómadas. Viajavam de um lado para outro, assentavam arreais durante umas noites e depois mudavam para outro lugar. Segundo se pensa, nas noites de lua cheia os grupos humanos teriam maiores riscos de ser atacados por outros grupos (espero que não se tenha esquecido do parágrafo anterior). Como tal montavam acampamentos durante essa fase para se protegerem melhor de ataques e garantir a sua sobrevivência. É possível que as mulheres tenham adaptado o seu ciclo menstrual a este hábito nómada por ser mais cómodo para elas. É uma teoria discutível e para a qual é difícil arranjar provas (tanto quanto eu sei). No entanto é uma teoria bem mais plausível que a da Astrologia.

6 comentários:

  1. acreditar ou não na astrologia é uma coisa, acreditar nas influências dos astros, particularmente da lua, é outra; nunca tinha ouvido falar de estudos q mostrem um aumento do nascimento de bebés do sexo masculino em noites de lua cheia; e pq à noite ? de dia a lua ñ está cheia ? o q parece q é comprovado por enfermeiras-parteiras a quem perguntei é q há de facto mais partos em dias (e noites) de lua cheia

    ResponderEliminar
  2. Foram feitos alguns estudos, ou seja, reunida informação em várias maternidades e demonstrou-se que não existia nenhuma tendência para nascerem mais rapazes nas noites de luz cheia, como se fazia crer na cultura popular e, obviamente, em alguns circulos astrológicos.
    Mas já agora explica-te lá melhor sobre o que significa não acreditar na astrologia e acreditar na influência dos astros.

    ResponderEliminar
  3. ora essa sôtor advogado; atão por exemplo as marés, são influenciadas pela lua, ou não? ou acha q é por decreto-lei? quer dizer, eu ñ sei, mas talvez o v/ (n/ ?)pseudo-cientista possa confirmar. Insisto q há mais partos na lua cheia, ñ insista no sexo dos naciturnos (f.se). Há muitos mais exemplos, uns sérios, outros a brincar, se o sôtor quiser eu desenvolvo.
    p.s. estou aqui a tratá-lo c/toda a deferência e v. trata-me por tu? mas ok, de futuro pode tratar-me por V.Exa.

    ResponderEliminar
  4. V. Exa. se assim preferir. Concordo com os seus exemplos relativamente às marés. Relativamente aos partos na lua cheia não sei.
    Só queria mesmo ter a certeza daquilo que V.Exa. escrevia.
    PS: V.Exa. tem mesmo a certeza que não prefere um tratamento mais informal? Eu prefiro para mim e gostaria que V.Exa. me permitisse essa liberdade. Caso contrário os nossos comentários ficam parecidos com uma mistura entre Eça de Queiroz e Telenovelas da TVI. lolol

    ResponderEliminar
  5. não devia, atendendo à minha posição social, mas ok podes tratar-me por MeretRíssimo, ou então por tu, pronto; qto aos partos na lua cheia, não sabes pergunta ao(à)segovia brucelose; há evidências e vidências sobre a influência da lua; evidentemente q o cálculo do tempo para parir é bem mais preciso em semanas/luas do que em meses/solar, o ano lunar é bem mais exacto q o ano solar (pq raio há-de haver meses de 28, 29, 30 e 31 dias ?), os agricultores planeiam(avam) as suas tarefas de acordo com as fases da lua, etc.; videntemente todos nós já andámos com a cabeça na lua, há gajos de luas, há gajas q andam aluadas, etc.

    ResponderEliminar
  6. MeretRíssimo tu (lol) Já perguntei à Segóvia Brucelose.
    A opinião dela coincide com a minha: a única informação que temos disponível (e já nem me lembra a fonte) é que não existia diferença entre nascimento de bébés dos sexo masculino e feminino na lua cheia. Mas o facto de nascerem mais bébés na lua cheia é, para nós, uma novidade.
    De resto concordamos a 100% que a Lua pode ter influências no ser humano - fora do contexto da astrologia -. O texto falava disso mesmo. lol
    E também concordamos a 100% quando falamos de gajas aluadas. lol
    Abraço

    ResponderEliminar