segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Al Gore, Marlo Lewis e analogias ambientalistas…

O Psikus, é um amigo e antigo professor meu de psicologia (eu sei que é raro amizades entre professores e alunos nos dias de hoje, mas também acontece). Tal como eu, é muito interessado no mundo dos blogues. Numa visita a um dos seus muitos blogues, “Na Escola. Escrever quase na água”, li um texto que falava sobre Al Gora (a incompetência ambientalista em pessoa), Marlo Lewis e a disputa de argumentos entre os dois. A certa altura ele cita uma analogia:

“Al Gore grita que a floresta atrás de Marlo Lewis está a arder e aponta um suspeito que corre ali à vista dos dois. Várias pessoas e os bombeiros correm para apagar o fogo, mas Marlo Lewis grita que parem, que se deixem estar onde estão, não há perigo, o criminoso não é de certeza aquele... que só a má intenção de Al Gore o elevou a bode expiatório...
Ora, há um absurdo nesta situação, não há?... A floresta está mesmo a arder, não está?...”



Sim, sim. A floresta está mesmo a arder. No entanto, a analogia não é a mais correcta, uma vez que não espelha exactamente, as ideias das 2 pessoas envolvidas. Escrevo, estas linhas para definir uma nova analogia que permita compreender melhor o pensamento destes 2 pensadores da actualidade:

“Al Gore grita que a floresta atrás de Marlo Lewis está a arder”. Depois começa a mostrar gráficos que demonstram que nunca existiram tantos incêndios no planeta como hoje em dia e que a culpa é do Homem… por provocar o aquecimento global. Depois apresenta dados apocalípiticos sobre a libertação de CO2 da floresta ardida devido ao incêndio e como o excesso de CO2 vai destruir toda a vida na terra. Finalmente, apresenta a solução milagrosa: apoiar o protocolo de quioto e ainda impor impostos de carbono, aos países, acima de 100 dólares por tonelada de CO2 libertada.

As pessoas ficam alarmadas, fazem-se manifestações e o tipo recebe o Nobel da Paz.

Marlo Lewis, depois de ver a floresta a arder, pergunta aos bombeiros o que começou o incêndio. As provas são esmagadoras. Foi fogo posto. Então o aquecimento global não pode ser o responsável mas sim o pirómano. A culpa foi do homem mas terá o aquecimento global alguma coisa a ver com isto?. Depois vai estudar os melhores dados científicos disponíveis e descobre que Al Gore mentiu e viciou dados científicos conforme lhe interessou. Mas ainda não acabou.

Descobre as falhas lógicas de Al Gore: se a floresta liberta CO2 quando arde, então é porque acumula CO2. Como podemos pressupor que o CO2 vai destruir as outras florestas?

E depois pergunta: é preferível investir menos fundos na preservação da natureza e lutar por outro problemas mais importantes como a pobreza mundial ou devemos investir biliões no protocolo de quioto, agravar a pobreza mundial, estagnar as economias, emergentes ou não, para adiar por 6 anos o aumento das temperaturas?

A pergunta é grande. Deixem-me fazer-vos um pequeno resumo: (A) o protocolo (acidente) de quioto é o maior investimento da história da humanidade e daqui a 100 anos vai adiar o aumento da temperatura por um período de 6 anos; (B) existem outras possibilidades para abordar os problemas sendo estas muito mais económicas e (C) esquecemos de analisar os verdadeiros problemas que afectam a Humanidade e o planeta como a pobreza, as doenças, a fome, etc…

Sem comentários:

Enviar um comentário