terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A heresia de Darwin: O eterno retorno do criacionismo de Thomas Lepeltier

“A origem da vida e a evolução das espécies sempre agitaram o espírito do Homem. Será que existem animais capazes de surgir do nada, como acreditam os defensores da geração espontânea? Será o homem um produto do acaso e de uma selecção natural, como actualmente pensam os biólogos darwinistas?

Um ténue odor a enxofre paira ainda sobre estas perguntas difíceis. Uma pequena intervenção por parte de um criador omnisciente não seria suficiente para lhes dar resposta? A tentação de hibridar a ciência e a religião não é uma coisa nova.

Presente bem antes de Darwin e da sua teoria da evolução, ela ressurge regularmente. Em cada reaparição, cria uma nova oportunidade para opor a razão à fé, dois domínios menos estanques do que se pensa – mas, em todo o caso, explorados de modo bastante semelhante pelos velhos demónios da intolerância.”
Contra-capa da obra

Thomas Lepeltier é historiador das ciências e jornalista, leccionando na Universidade de Oxford.


O que a crítica disse acerca do livro

«Uma obra indispensável»
Les Génies de la science

«Uma abordagem cativante ao mundo dos criacionistas, anticriacionistas, antievolucionistas e suas variantes.»
Journal du CNRS

«É, sem dúvida, um livro de uma extrema riqueza em termos da história das ciências […] é um deleite para o leitor mergulhar de forma tão agradável nestes apaixonantes debates ideológicos[…]»
La Recherche

«A abordagem de Thomas Lepeltier é […] estimulante. Permite compreender com rigor os grandes debates científicos e sociais que acompanharam as teorias evolucionistas.»
La Croix

«Este livro é […] uma extraordinária contribuição para a compreensão do início dos debates em torno da evolução.»
Études

«A clareza deste livro permite entender melhor as ténues relações que existem entre ciência e religião quando as suas problemáticas convergem.»
Science et Avenir

»[…] uma plataforma clara e objectiva das diversas teorias e controvérsias dos últimos três séculos sobre os seres vivos.»
Sciences Humaines

Sem comentários:

Enviar um comentário