segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Moedas, planetas e senso comum

Vamos supor que o leitor tem 9 moedas de 2 euros. No total tem 18 euros. Se o leitor tiver as 9 moedas procure dispô-las na mesa para fazer um pequeno exercício (se for forreta pode usar moedas de 1 cêntimo). Vamos supor que pretende fazer um investimento com todo o dinheiro (18 euros é uma fortuna) e que esse investimento lhe vai trazer 10% de juros. 10% de 18 euros é 1 euro e 80 cêntimos. No entanto, quando decide fazer esse investimento esquece-se de 1 moeda e só investe 16 euros. O retorno de 10%, neste caso, será 1,6 euros. O que correu mal entre as suas previsões e o seu lucro? As suas previsões foram feitas para a aplicação de 9 moedas mas na realidade só investiu 8 moedas, daí as previsões serem erradas.

Decide fazer um novo investimento e agora toma atenção para garantir que investe todas as 9 moedas. Repara num novo investimento ainda mais lucrativo que o anterior. Desta vez consegue lucrar 20% do que investir. 20% de 18 euros são 3.60 euros. Pega nas 9 moedas e investe-as. Quando recebe o lucro pergunta-se o que terá corrido mal. Dos 3.60 euros que esperava lucrar só ganhou 2.80 euros. Quando vai perguntar o que se passou respondem-lhe que o investimento só era válido para moedas de 2 euros do ano 2005 e das 9 moedas 2 eram de anos diferentes de 2005. Novamente as suas previsões falharam relativamente ao resultado final.



Estes 2 simples casos servem para mostrar que quando as nossas previsões são baseadas em dados incompletos, muito provavelmente, vão mostrar-se falsas. As previsões tem maior probabilidade de se encontrarem correctas, quanto mais correctos estiverem os dados em que elas se apoiam.

Se no 1º investimento o leitor soubesse que se esquecera de investir uma moeda então saberia de antemão que as suas previsões estavam erradas. Até poderia calcular o erro. No segundo investimento se tivesse tomado atenção aos pormenores relativamente às moedas que seriam aceites, então, poderia ter evitado a desilusão de ver as suas previsões falharem. A quantidade e a qualidade dos dados disponíveis são cruciais para se poderem fazer previsões acertadas.


Agora podemos considerar que estas 9 moedas não são moedas mas sim os 9 planetas do Sistema Solar. Falo de Mercúrio, Vénus, Terra (3º calhau a contar do Sol), Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão (actualmente Plutão já não é planeta mas supostamente a sua influência astrológica continua a mesma. Como tal será considerado planeta).

Durante a grande parte da nossa história, os planetas Mercúrio, Urano, Neptuno e Plutão foram totalmente desconhecidos. Não sabíamos que eles lá estavam. No fundo faziam-se previsões de 5 moedas não sabendo que no total eram 9. Qualquer previsão de investimentos que faça com 5 moedas, quando na realidade são 9, vai dar errada de certeza. Então como é que a Astrologia acertava as suas previsões? E não nos vamos esquecer da importância da localização dos planetas que não era tão correcta como hoje. A quantidade e a qualidade dos dados eram péssimas mas a Astrologia acertava. A Astrologia acertava há 3000 anos, há 2000 anos, há 500 anos. A astrologia acerta sempre independentemente dos dados em que se baseiam as suas previsões. Isto deveria ser suficiente para se aperceber da fraude.

Curiosamente, desde que a nossa espécie ficou cada vez mais capacitada para conhecer novos planetas e a sua localização, a Astrologia perdeu importância. A Astrologia não se tornou mais respeitada por se conhecer melhor os dados nos quais se baseiam as suas previsões. Pelo contrário. Passou de uma ciência respeitada nas cortes dos reis antigos para uma fraude completa nas universidades actuais. Como aceitar a Astrologia como válida quando ela perdeu respeitabilidade na medida em que se ganhou conhecimento dos dados em que baseia as suas previsões? A astrologia perdeu a credibilidade que detinha a partir do momento em que foi obrigada a passar do crivo do método científico.

4 comentários:

  1. ñ se sabia da existência dessa planetada toda e já a astrologia acertava só ñ sabia pq! LoL
    o crivo do método científico tem demonstrado cientificamente que muitas verdades cientificamente provadas se verificam desaprovadas cientificamente; com ciência ou sem, conta mais a consciência da tb falível ciência

    ResponderEliminar
  2. até agora o método cientifico só conseguiu demonstrar a falsidade da astrologia e como a astrologia se mostra incapaz de mostrar que funciona ficamos com um dilema enorme: será que a astrologia é uma fraude? hum... hehehehe Isto é quase uma crise existencial.
    A astrologia acerta sempre... desde que não se use o minimo de cepticismo ou que não se sujeita a pobre coitadinha ao método cientifico. hehehe

    ResponderEliminar
  3. é, a principal diferença é q a ciência qd erra explica cientificamente pq estava errada; a astrologia qd erra explica astrologicamente pq é q afinal até estava certa; de notar porem a concorrência desleal da ciência ao ocultar durante muito tempo a existência de todo o planetame

    ResponderEliminar
  4. rsrsrsrsrsrs
    Eu nem sei porque é que os astrólogos perdem tempo com as cartas astrológicas. Eles nem precisam dos planetas para acertar. rsrsrsrsrsrs

    ResponderEliminar