sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Diálogo a frio e ler as cartas

Faz algum tempo assisti a um programa na MTV sobre a vida de uma actriz e cantora cujo nome já se desvaneceu da minha memória. Felizmente ainda me lembro da história o suficiente para a contar aqui.

Essa actriz encontrava-se numa festa com uns amigos. Até que decidiu recorrer a uma cartomante que se encontrava presente na festa. Vamos esquecer que ela era famosa e que estava a ser filmada num programa da MTV para dar um pouco mais de crédito à senhora futurista.

A certa altura durante a fantochada da leitura das cartas a vidente diz algo do género: “vejo escrito nas cartas que vai fazer uma viagem”. Ao que a actriz, incrédula responde: “pois é. Vou a Tóquio, a Londres e a Nova Iorque. Como é que sabia?”.



Na realidade ela não sabia nada. Nem fazia a menor ideia. Reparem que quando se faz a afirmação “vai fazer uma viagem” não se diz que a viagem vai ser para longe ou para perto. Se for de Lisboa à Guarda faço uma viagem de 400 Km. Mas se for de Lisboa a Shangai já faço uma viagem um pouco mais comprida. Também não disse que a viagem ia ser feita no próximo mês, no próximo ano ou nos próximos 10 anos. Não deu data nenhuma. E quase que aposto que ela referiu só uma viagem. A actriz-cantora ia fazer uma data de viagens.

A isto chama-se diálogo a frio. Uma pessoa manda uma frase para o ar e espera que o seu interlocutor lhe ofereça a resposta de mão beijada. É isto que costuma acontecer para muito espanto do interlocutor. O estratagema é usado por videntes, cartomantes e todo o género de pessoas que procuram explorar outros através do oculto.

Se ainda não estiver convencido pense da seguinte forma. Eu afirmo que vai fazer uma viagem. Repare que não digo onde, não digo quando, nem digo porquê. Vamos supor que nos encontramos em Lisboa. No espaço de um ano há uma grande probabilidade de você ir de férias. Seja para Santarém ou para o Algarve. As probabilidades de ir fazer uma viagem são enormes. Na realidade nem é preciso ir a uma cartomante para fazer este tipo de previsões.

Se a cartomante conseguisse dizer quando seria feita a viagem, porquê (férias, trabalho, morte de um familiar, etc…) e para onde, então teríamos algo a pensar. Especialmente se tivéssemos a certeza de que não a cartomante não tinha acesso a nenhuma informação por parte da pessoa a quem ia ler as cartas.

Mas quando isso acontece as previsões desse tipo de pessoa falham completamente.

2 comentários:

  1. não...! só contaram pra você!...
    ainda assim lhe digo q as cartomantes têm direito à vidinha e só se deixa enganar quem tem dinheiro pra isso; por acaso nem é verdade há desgraçados q sentem necessidade de ser enganados, e estão no seu direito, e outros q acreditam mesmo naquilo e tb estão no seu direito, atão pq é q eu estou a escrever isto, vou cancelar, f.se, pra q é o pontinho c.lho lá está o pontinho outra vez, mas onde é q eu já li isto, vou mas é à bruxa, "quem é?!", q raio de bruxa é esta, puta q pariu cliquei em Enviar

    ResponderEliminar
  2. concordo plenamente.
    Lá por serem mentirosos não significa que não devam ser regulamentados. O IVA não devia discriminar ninguêm. rsrsrsrsrsrsrsrs
    Realmente não percebi para que era o ponto caralho! rsrsrsrsrsrs

    ResponderEliminar