domingo, 1 de novembro de 2009

Lógicas literalistas - ler e compreender a Bíblia

Continuando a pensar na discussão passada do Saramago contra o Carreira das Neves, o Advogado do Diabo não conseguiu conter-se em partilhar mais um pensamento sobre o assunto.

Se o Saramago, ou outra pessoa qualquer, decidir ler a Bíblia de forma literalista então as suas conclusões saem erradas porque a forma como se lê a Bíblia é errada. Por exemplo, o Advogado não pode pegar em muitas particularidades da história de Moisés ou Josué, onde Deus se comporta como um assassino psicopata, porque isso é fazer uma leitura fundamentalista dos textos bíblicos. É ler à letra, somente à letra e nada mais que a letra.

Por exemplo, os textos em que Moisés e Josué defendem genocídios, violações em massa e escravidão reflectem a história da luta de povos em vários níveis. Sejam lutas pelo território, lutas entre facções politeístas e monoteístas, lutas contra povos invasores ou invadidos com deuses diferentes, etc… Portanto não significa que Deus seja realmente a besta assassina que dá a entender com a leitura literalista. O seu povo escolhido é que era a besta.

O Advogado compreende estes argumentos perfeitamente. No entanto ficam umas interrogações. Permitam levantar estas interrogações criando uma história paralela à história humana.

Vamos supor que o Advogado pega na história do holocausto e decide escreve-la juntando meia dúzia de personagens celestiais, como o deus Yahvee e outros deuses como Agar ou Baal. Depois de escrita a história o livro é vendido como um livro sagrado que fala da relação de Deus com um povo escolhido – neste caso os cristãos. Esse livro, depois de manipulado para se introduzirem personagens celestiais (semelhante a uma Odisseia de Homero) além de sagrado é considerado como um livro de não ficção e o seu deus como o deus do amor, um ser omnipotente e omnipresente.

O Advogado até pensou em algumas frases imponentes à boa maneira do Antigo Testamento:

Goebbels «disse ao povo, “Gritem, porque o SENHOR vos deu a…» Polónia. «E…» o País «…e tudo o que está dentro…» dele «…será consagrado ao Senhor para destruição … Mas toda a prata e o ouro, e vasos de bronze e ferro, são sagrados para o Senhor [are sacred to the LORD], eles devem ir para o tesouro do Senhor “. … para construir a sua cidade sagrada, a Nova Berlim.

E o Senhor disse a Hitler: «são um povo pecador. Entre eles não existe um único puro. Irei castigá-los e enviá-los para as câmaras de gás. E assim fez o Senhor. E milhões morreram nas câmeras de gás.»

Passados 2 milénios de perseguições religiosas e de atentados contra a dignidade humana sem paralelo com base no que está escrito no fictício livro sagrado, alguém decide criticar o deus desse livro porque ele tem um comportamento psicótico e desumano. Provavelmente essa pessoa dirá:

“como é que se pode dizer que Deus é omnipotente quando permitiu que o seu povo escolhido massacrasse 6 milhões de inocentes?”

“Onde está o deus do amor no meio das histórias sagradas sobre as camâras de gás?”

“Que tipo de deus é este que permitiu que milhares de crianças fossem estupidamente assassinadas, milhares de mulheres violadas, milhares de idosos espancados até à morte de um forma brutal?”

E quando levanta essas interrogações, algum teólogo iluminado lhe diz:

“isso é uma leitura muito literalista do livro sagrado. É uma leitura errada. Tem de compreender que essas histórias reflectem a luta de 2 povos, tem de compreender o contexto em que foram escritas, blá, blá, blá.”

E quando outro intelectual mais revoltado desabafa dizendo:

«um deus que tenha feito isto é um filho da puta.»

O teólogo responde:

«Sinceramente, não gostei.»

A questão que o Advogado pretende levantar é esta: isto tem alguma lógica para o leitor? Este livro seria sagrado para si? Que valor daria a este tipo de deus inventado? Que credibilidade teria esta classe sacerdotal? Que significado se poderia apreender da teologia baseada na exegese deste texto sagrado?

4 comentários:

  1. 2009-11-07 20:04:30
    O modo como lêem a bíbila esta errado ou há algo de errado é com o deus biblico?Isso não me cheira bem.

    ResponderEliminar
  2. 2009-11-08 21:33:48
    Será que a questão não é a mesma? O deus bíblico é inventado e manipulado de acordo com as pessoas que lêem a bíblia. Por exemplo, noutro artigo, que já leste lol, eu falei sobre as manipulações de leitura que se fazem sobre as crenças de Cristo acerca da vinda do reino de deus. Inventámos deus - Jesus Cristo - alterando o significado de textos e mostramos esse deus lendo o texto como queremos. O que interessa é estupidificar as massas. Mas a forma como se lê ou o deus são a mesma coisa: o que está errado é a cabeça das pessoas que lêem e inventam estes textos.

    ResponderEliminar
  3. 2009-11-12 00:30:34
    É isso mesmo que eu quis dizer.Um livrinho estúpido e contraditório ser obra de um suposto deus perfeito.Lol.

    ResponderEliminar
  4. 2009-11-13 13:51:49
    Não foi obra. Foi inspirado por um deus perfeito. lololol Evidentemente que sem perseguições, torturas e assassinatos o livro sagrado nunca poderia ter sido inspirado por deus. Eu até gostaria de ver os cardeais à bofetada na altura de seleccionarem os textos sagrados. lolololololololol

    ResponderEliminar