quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Mulheres e suicídio

As mulheres sofrem mais de depressão do que os homens. Apesar da depressão poder levar ao suicídio não se observa uma maior taxa de suicídio nas mulheres. Pelo contrário: os homens têm maiores taxas de suicídio. Qual a razão de ser desta diferença? Na minha vasta sabedoria energúmena penso ter descoberto a resposta a esta interrogação de tão grande interesse intelectual e cultural.

Os homens, pura e simplesmente, são mais eficazes. Quando um homem se quer matar pega numa pistola, aponta à cabeça e dispara. Não há que enganar. É simples e eficaz. Raros são os casos em que não há sucesso. Caso dispare um tiro de caçadeira contra a sua cara e não morra sempre pode ir à Ophra dizer como a sua vida ficou muito melhor depois disso. Mas uma mulher é incapaz de dar um tiro na cabeça. Podia roubar a arma ao marido e disparar. No entanto, dar tiros na cabeça estraga o penteado. Não pode ser.



Outra forma de se matar, caso viva num prédio alto, é saltar. É muito simples: basta chegar à janela e seguir em frente. Este processo também é muito eficaz. Muitos homens utilizam este método. Quanto muito dá trabalho a quem tem de tomar conta da ocorrência, a quem tem de ficar a guardar o corpo, etc... mas ele já está morto. Não vai ter esse tipo de preocupações. Porque é que as mulheres não saltam das janelas? A resposta é simples: se não estraga o penteado, borra a pintura e isso é inadmissível. Então como é que uma mulher se suicida?

Em primeiro lugar vai ao cabeleireiro arranjar o cabelo. Depois vai às compras a ver se ao gastar mais um pouco de dinheiro a fará mais feliz. Entretanto vai à farmácia comprar ½ dúzia de aspirinas e ilvicos. Chega ao seu apartamento do 6º andar e fecha a janela porque está a fazer muito vento. Vai ao quarto guardar as novas roupas que comprou no armário onde o marido guarda a 6.35. Depois senta-se na sala a ver uma novela deprimente e a pensar que a vida já não tem sentido. Pega num copo de água e ingere as aspirinas com os ilvicos.

10 minutos depois de ingerir 10 ilvicos de caril e 20 aspirinas com molho tártaro começa a sentir-se enjoada. E o que é que ela faz a seguir? Espera que a salganhada de comprimidos tenham o efeito desejado? Não. Telefona para o 115. Então mas a lógica não era morrer? Que raio de história é esta? Quer-se matar mas quando fica mal disposta liga para o 115? Já parece a anedota do tipo que se queria matar por enforcamento. Como ficou sem ar decidiu tentar outra forma.

E quando ela vai para o hospital o que é que pensa? Provavelmente que o molho tártaro a vai fazer engordar mais 100 gramas e que se esqueceu de ir à manicure arranjar as unhas. Ser atendida pelo médico com mais 100 gramas de peso e sem unhas arranjadas é deprimente. Só dá vontade de acabar com a vida. Uma ideia seria passar pela farmácia depois de sair do hospital... sinceramente.

5 comentários:

  1. mulher suicida-se com estilo, banhada, cabeleirada, manicurada, dentistada, perfumada, hidratada, roupa lavada, casa arrumada; não vai se esborrachar no chão nem esborrachar os miolos, fica tudo sujo; q mal isso tem? a cronista ñ explica; nem explica pq se suicida a mulher; conquistados os últimos redutos masculinos ñ sente mais prazer em viver, só vê mansos à sua volta; sim pq a roupa fica lavada pq o manso lavou e a casa arrumada pq o manso arrumou! desanima qq mulher, quer o macho de volta e dá-se conta q o matou; resta o suicídio; e o manso chora, sente-se culpado; lembra-se daquela vez em q lhe desobedeceu «sai debaixo da cama! não saio», daquela outra vez em q lhe respondeu mal «vai lavar a louça! já vou!», doutra em q duvidou dela «quem é esse? o meu irmão q tu ñ conheces»; resta uma solução ao mulherame, abandonar todo o tipo de arrgh quartel (generalas, majoras, sargentas, soldadas...), o gabinete do ministro, o gabinete do chefe, a barra e a mesa do tribunal, os lugares dos camioneiros, autocarreiros e maquinistas, etc. etc. etc.

    ResponderEliminar
  2. Não concordo, mas infelizmente é verdade! Há dois meses um homem quis suicidar-se: FEITO! Foi para a linha do comboio no estoril, pôs-se de gatas e deixou q o comboio lhe cortasse a cabeça!
    Há uma semana, uma senhora de idade, com todo o respeito, tentou suicidar-se também: Atirou-se para a linha mas caiu no meio dos carris! Deitou-se e ainda se protegeu com o braço!! Final: Saiu de lá viva, sem arranhões! Só com o pé partido! -.- Bom exemplo para o texto anterior!

    ResponderEliminar
  3. Boas MereTrissimo
    Concordo perfeitamente. rsrsrsrsrs
    Até posso dizer que a divina Segóvia nem pensa em suicidar-se. Está neste momento a lavar a loiça. rsrsrsrsrsrs

    ResponderEliminar
  4. A lavar a loiça???? Alguêm deve querer ficar a pão e água o resto da semana.

    Boa noite Margarida
    Mesmo que não concordes vê as coisas pela positiva. As mulheres acabam por ter uma grande vantagem: a vantagem da 2ª hipótese... sem querer ironizar demais é claro.

    ResponderEliminar