sexta-feira, 21 de maio de 2010

Cortar as unhas, o novo sacrifício de Cristo

No Forum Ateu, o Space Shanty falou de alguns slogans de seitas cristâs. Entre a propaganda dessas seitas encontravam-se frases como:

“Com Jesus o primeiro lugar na copa ou nas olimpíadas está garantido”[i]

Tal como ele bem leu se uma pessoa não se encontra no topo do mundo, no pódio, é porque não está com Jesus. Mas isto levanta um problema.



A maioria dos fiéis, são pessoas pobres, sem formação científica, com baixos rendimentos e ignorantes. Ou seja, são pessoas que se encontram nos estratos sociais mais baixos. São aquelas que na maioria das vezes se encontram entre os perdedores. São aquelas pessoas que se viciam em revistas cor-de-rosa e nas histórias de sucesso dos seus heróis porque elas próprias não tem histórias de sucesso nas quais se possam focar.


Existe então um paradoxo: as seitas que apregoam este tipo de disparates dependem essencialmente daquelas pessoas que estão afastadas de Cristo. A sua grande massa de fiéis não é nada mais que uma grande massa de ateus, agnósticos e infiéis que sistematicamente vivem afastados de Cristo.

Outra conclusão lógica a tirar deste tipo de discurso é que Cristo acabou por morrer para o nosso sucesso. A Igreja gosta de dizer que morreu para nos salvar dos nossos pecados.

Tal como o Shanty, eu tenho alguns problemas com este tipo de parvoíce. A questão do Advogado é esta: será que o sacrifício que Cristo fez prescreve ao final de um sem número de pecados? Se a justiça divina funcionar da mesma forma que a justiça secular então provavelmente, muitos pecadores irão parar ao inferno porque o sacrifício de Deus prescreveu. Se, por outro lado, não prescreveu, então ninguém vai para o inferno e toda a gente pode pecar. O tipo já morreu mesmo.

E já que Cristo morreu pelos nossos pecados ou para o nosso sucesso será que dava para ele cortar uma unha para eu ganhar o euromilhões? Sem dúvida que vencer o euromilhões seria um sacrifício mínimo para o Filho do Homem que morreu para nos salvar a todos. Comparativamente acho que bastaria cortar a unha do dedo mindinho para eu vencer o euromilhões. E ele nem precisa ter muito trabalho. Eu até já comprei o corta-unhas.

NOTAS FINAIS


[i] O fim de um mito; Space Shanty, 20 Maio 2010, 2:55 pm. http://www.portalateu.com/2010/03/30/o-fim-de-um-mito/#comment-15434

4 comentários:

  1. li a sátira e ainda fui ao portal ateu e ADOREI este comentário do Carlos Cardoso, tem muuita verdade lol:

    “Um dos episódios da bíblia que sempre me chocou foi aquele onde deus ordenou a Abraão que lhe sacrificasse o seu filho único Isaac. No dia seguinte lá vai o estúpido do Abraão até ao local do sacrifício e deus espera que ele agarre no filho, o ate, o ponha em cima do altar e levante a faca para o matar. So então interveio. Como, segundo a bíblia, deus é omnisciente, ele sabia perfeitamente que o Abraão lhe ia obedecer e só por puro sadismo poderia ter imaginado tal brincadeira. Não se percebe como é que depois disto o Isaac não fugiu de casa e não nos contam como é que ele passou a ver o pai.”

    ResponderEliminar
  2. e já reparei que o advogado também gostou! não vi a página até ao fim! -.- peço desculpa

    ResponderEliminar
  3. Como deve saber sr. Advogado, Jesus está na copa do mundo como patrocinador cerebral de muitos jogadores.
    Fico intrigado com uma coisa:
    A quem ele dará o ouro, o incenso e a mirra?
    São tantos os interessados que ele há-de estar numa sinuca de bico!!! eh eh

    ResponderEliminar
  4. O que vale é que Jesus tanto patrocina mentalmente jogadores de futebol quanto maluquinhos do Julio do Matos. Quem sabe a mirra não fica para esses.
    O ouro vai mesmo para quem marcar mais golos... que quase de certeza será sul-americano e maluquinho por Jesus.... rsrsrsrsrs

    ResponderEliminar