sábado, 5 de abril de 2008

Passado e Presente

Recentemente recebi um mail a falar de como era no passado. Decidi, como tal, adicionar algumas informações para se poder comparar o nosso tempo com o tempo dos outros.
As minhas adições encontram-se a letra mais reduzida.


1 – Os carros não tinham cintos de segurança, apoios de cabeça, nem airbag.
Na realidade quase ninguém tinha carros… o autor queria dizer carroças. As carroças ainda hoje não tem cintos de segurança nem apoios de cabeça ou airbag.

2 – íamos soltos no banco de trás fazendo aquela farra e isso não era perigoso.
Mas afinal de contas depois de umas tantas crianças mortas achámos que seria mais responsável usar cinto. Até porque nem todas as pessoas são egocêntricas o suficiente para achar que se algo não lhes acontece também não acontece aos outros.

3 – As camas das grades e os brinquedos eram multicores e no mínimo pintadas com umas “tintas” duvidosas contendo chumbo ou outro veneno qualquer.
Depois de uns tantos envenenamentos e outras tantas mortes os pais começaram a exigir a retirada desses materiais do mercado… vá se lá saber porquê!!!

4 – a gente andava de bicicleta para lá e para cá, sem capacete, joelheiras, caneleiras ou cotuveleiras. Gessos, dentes partidos, joelhos ralados…alguém se queixava disso?
Se bem me lembro só se queixavam as pessoas que tinham dentes partidos, joelhos ralados, braços e pernas partidas, cabeças partidas, costelas fraturadas com perfuração pulmonar e coisa e tal….

5 – bebíamos água da torneira, de uma mangueira, ou de uma fonte e não água mineral engarrafada dita “esterilizada”.
Eu não sei como é nas outras casas mas a minha é muito tradicionalista… ainda se bebe água das torneiras.

6 – Íamos brincar na rua, com uma condição: voltar ao anoitecer. Não havia celulares e nossos pais não sabiam onde estávamos.
E depois levávamos no focinho por termos desaparecido. Agora, realmente é mais fácil… é só ligar.

7 – comíamos doces à vontade, pão com manteiga, bebidas com açúcar e não se falava de obesidade.
Bem acabámos de descobrir porque se fala tanto de obesidade.

8 – Nada de PS, nintendo, Xbox, Internet, celular com câmera… só amigos.
Sim amigos, para jogar paradise café no spectrumzx.

9 – a pé ou de bicicleta, íamos a casa de nossos amigos, mesmo que morassem a kilómetros de nossa casa. Entrávamos sem bater e íamos brincar para a rua.
Bem a história dos Km está exagerada mas o resto tem uma explicação: os colombianos não faziam exportações, os negros não faziam migrações e éramos mal educados.

10 – na escola tínhamos bons e maus alunos…
que giro hoje é igualzinho

uns passavam e outros reprovavam…
Não me digas… só podes estar a gozar!!!! Mas nessa sociedade maravilhosa havia chumbos?

Ninguém ia, por isso, a um psicólogo. Não havia crianças sobredotadas, dislexia, problemas de concentração….
Bem na realidade havia nós é que não as sabíamos diagnosticar. Por falar em crianças sobredotadas já ouviram falar em Newton??? A nossa escola consistia numa professora que desconhecia por completo a palavra pedagogia e usava mais a régua que a caneta. E isto para quem tinha direito a ir à escola.

Quem não passava de ano simplesmente repetia o ano e tentava de novo.
Bolas… estes nossos antepassados eram insistentes. Para ser sincero a maioria que não passava de ano descobria vocação como pedreiro ou a arracar batatas. Por isso ficámos com um país tão desenvolvido e com uma geração antecedente capaz de fazer análises tão inteligentes.

Ainda me perguntam como posso ser feliz neste mundo.
E isso é uma pergunta de desenvolvimento ou escolha múltipla? Ou no seu tempo não se faziam perguntas de escolha múltipla?

Sem comentários:

Enviar um comentário