sábado, 19 de abril de 2008

Diálogo a frio e adivinhação

Faz uns meses apareceu no programa do Herman uma suposta vidente com uma capacidade excepcional de adivinhar os problemas das pessoas e outras coisas mais.

Com o Herman ela parece não ter conseguido adivinhar muitas coisas. O programa já se estava a tornar chato uma vez que ela não estava a conseguir enganar ninguém. As desculpas são sempre as mesmas: “hoje estou cansada… nem sempre funciona…etc…”.

Até que o Herman decide convidar uma senhora do palco para a vidente tentar usar o seu poder mais uma vez. Na medida em que a vidente falava com a senhora esta abanava a cabeça dando-lhe indicações de que estava a ir pelo sitio certo. A vidente dizia: “você tem problemas de saúde!”. E a senhora, um pouco emocionada ia acenando a cabeça de forma positiva. Nesta altura se a senhora inquirisse a vidente com questões do género: “que tipo de problema de saúde?” e não reagisse emocionalmente facilmente ela seria denunciada como a fraude que é. Mas a senhora, cada vez mais emocionada nada fez.



A certa altura a vidente coloca a mão sobre a barriga da doente e diz: “você tem problemas de saúde aqui”. A senhora já quase em lágrimas começa a dizer que era verdade e que já tinha sido operada ao estômago 9 vezes e outras coisas mais. A vidente, afinal, é mesmo vidente.

Ou talvez não. É que colocar a mão na barriga de uma senhora com aproximadamente 60 anos e dizer que ela tem ou já teve problemas de saúde ali não é vidência nenhuma (e não nos podemos esquecer que a senhora passava uma série de informações através de linguagem gestual). Reparem que na barriga, algo volumosa da senhora, nós encontramos o Estômago, duodeno, instestinos (delgado e grosso), apêndice, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, ureteres, bexiga, uretra, útero, ovários e outras coisas mais. Procurem agora fazer uma lista de todas as doenças possíveis no “ali”, ou seja, na zona abdominal. A seguir vejam quais são mais frequentes em pacientes com 60 anos de idade (se não forem todas são quase todas) e depois tentem convencer-me de que realmente aquela vidente merece algo mais que não seja desprezo completo.

Sem comentários:

Enviar um comentário