sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O que são mitocôndrias?

A mitocôndria é um organelo celular responsável pela produção de energia da célula. São carinhosamente conhecidas como as fábricas de energia.

A mitocôndria possui um revestimento de 2 membranas formadas por fosfolípidos. A membrana externa é lisa enquanto que a membrana interna forma cristas dentro da mitocôndria. A matriz mitocondrial é toda a região interna da mitocondria limitada pela membrana interna. É na matriz que se encontra o DNA e ribossomas necessários à codificação de proteínas e produção de energia.

Uma vez que a mitocôndria tem um DNA (ácido desoxiribonucleico) próprio pensa-se que a sua inclusão numa célula seja produto de uma relação simbiótica entre a mitocôndria e uma célula eucariota. A célula providencia protecção e os elementos necessários à produção de energia, enquanto que a mitocôndria providencia a energia que a célula precisa.

É através do DNA mitocôndrial que se pode estudar a nossa ascendência feminina. Uma vez que a fecundação se dá no óvulo, e este possui mitocôndrias da mulher, estas acabam por passar para a descendência podendo através do DNA mitocôndrial procurar parentescos entre diferentes pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário