domingo, 21 de dezembro de 2008

Diferenças entre células procariotas e eucariotas

Os procariotas são organismos unicelulares (compostos por uma única célula). Essa célula não possui membranas internas nem um núcleo verdadeiro. A presença de um núcleo, delimitado por uma membrana nulcear, de todos os outros organelos celulares, é a grande diferença entre células procariotas e eucariotas. Nos eucariotas englobam-se todos os seres vivos cujas células possuem um núcleo verdadeiro. Podem encontrar-se seres eucariotas unicelulares (como os procariotas) ou seres vivos com milhões de células (o leitor é um eucariota).

Nos procariotas não existem membranas internas. A membrana que o separa do meio envolvente sofre invaginações para dentro da célula. Mas só existe essa membrana. Nas células eucariotas existem uma série de membranas internas com diferentes funções na célula. A ausência destas membranas indica que, na célula procariota, é a membrana citoplasmática que desempenha grande parte das funções celulares.

Os procariotas também possuem uma dimensão mais reduzida. As bactérias (que actualmente dão origem a mais filmes de Hollywood que a doenças) são seres procariotas. As células na pétala de uma rosa, no músculo cardíaco de um ser humano ou na pele de um foca bebé são células eucariotas.

No quadro abaixo deixam-se, simplificadas, algumas diferenças entre células procariotas e eucariotas.

Procariotas
Eucariotas
Não possui membranas internas, existe invaginação da membrana
Existem membranas internas
Não tem citoesqueleto
Possui citoesqueleto
Possui DNA e ribossomas
Possui DNA e ribossomas mas tem regiões específicas para os organizar e para realizar os seus mecanismos

Sem comentários:

Enviar um comentário