quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Parede celular das bactérias

As bactérias (procariotas) além de uma membrana celular, também possuem uma parede celular. A parede celular tem várias funções de relevo na protecção das bactérias, nomeadamente:

1 – protege a célula da lise em ambientes hipotónicos (ambientes com pouco sal; a parede celular garante que a bactéria se mantêm saudável nestas circunstâncias);

2 – é responsável pela forma das bactérias

3 – actua como barreira física perante agentes nocivos

4 – em certas bactérias contribui para a patogenicidade

Algumas bactérias como os micoplasmas, fitoplasmas e arqueobactérias não possuem parede celular. Muitas bactérias perigosas ao ser humano possuem parede celular, sendo aí que alguns medicamentos vão actuar.

O principal componente da parede celular das bactérias chama-se peptidoglicano ou mureína. O peptidoglicano é um componente da parede celular, rígido e insolúvel em água. Ele encontra-se presente nas eubactérias mas não nas arqueobactérias.

As bactérias, com parede celular, podem ser gram + ou gram -. As paredes celulares destas 2 apresentam diferenças na sua constituição. Quando mencionamos bactérias gram + ou gram – fazemos uma distinção com base na técnica de gram. Este é uma técnica de coloração das paredes celulares das bactérias. A sua finalidade é corar as bactérias. Se a bactéria ficar com uma cor roxa é gram + e se ficar com uma cor vermelha é gram negativa (estas últimas costumam ser as mais patogénicas).

O corante liga-se ao peptidoglicano e o álcool não o remove. No fundo, esta técnica de coloração permite distinguir as bactérias cuja parede celular é rica em peptidoglicano.

A parede celular das gram positivas não contêm lípidos excepto em micobactérias e algumas corynebacterium. As micobactérias não coram pela técnica de gram pois possuem lípidos na parede celular.

A parede celular das gram + é constituída, predominantemente por peptidoglicano (30 a 70%) podendo encontrar-se presentes alguns receptores como o ácido teicóico e o ácido teicurómico (cujas funções não vamos desenvolver neste artigo). As proteínas possuem ligação covalente aos peptidoglicanos ou aos ácidos teicóicos.

Nas gram – a parede celular é mais complexa e diferenciada. É constituída por periplasma e membrana externa.

O periplasma é a região entre a membrana externa e a membrana citoplasmática. É uma matriz de peptidoglicano hidratado com peptidos e oligossacarídeos. A camada de peptidoglicano é menos espessa que nas bactérias gram + e funciona como reservatório de muitas enzimas sendo importante para o crescimento celular.

A membrana exterior é a camada mais externa da parede celular sendo constituída por lipopolissacarídeos, fosfolípidos (como possuem lípidos não coram pela técnica de gram) e proteínas (as lipoproteínas ligam o peptidoglicano à membrana externa). Esta membrana externa contribui para a estabilidade mecânica do invólucro e serve de barreira de permeabilidade a detergentes ou a determinados antibióticos.

Os lipopolissacarídeos são as endotoxinas mais importantes (nas enterobacteriaceae são os principais antigénios somáticos).

Os fosfolípidos são lípidos dispostos em 2 folhetos que formam a membrana externa. As enterobacteriaceae não possuem fosfolípidos.

Finalmente temos as proteínas divididas em 3 clases. As proteínas porinas que permitem a difusão passiva das moléculas hidrofílicas através de canais e funcionam como receptores fágicos. As lipoproteínas que mantêm a estabilidade e integridade da parede e fazem a ligação da membrana externa com o peptidoglicano e as proteínas OMPA que desempenham um papel importante na conjunção bacteriana.

Diferenças entre gram pos. e gram neg.

Gram positiva
Gram negativa
Sensíveis à penicilina e sulfamidas
Resistentes à penicilina e sulfamidas (os lipopolissacarídeos protegem as ligações à parede celular)
Alguns antibióticos actuam a nível da biossíntese do peptidoglicano
Sensíveis à estreptomicina que actua ao nível da síntese proteíca
Difteria, tétano, pneumonia, tuberculose
Cólera, febre tifóide, sífilis, gonorreia

Sem comentários:

Enviar um comentário