domingo, 25 de janeiro de 2009

A Criação do Universo

Só o título é apelativo o suficiente para nos fazer comprar e desfrutar deste livro. Se o título é apelativo o livro em si é fantástico tendo somente um pequeno senão. Foi publicado em 1994 pelo que já se encontra no mercado livros mais actuais.

O que me faz, então, aconselhar esta obra ao leitor? É simples. Grande parte das pessoas acha que não é possível escrever um livro sobre física, com fórmulas físicas, que seja considerado apelativo. Os autores deste livro provam o contrário.

Por várias vezes recorrem a fórmulas físicas, explicando-as sucintamente. De forma simples e compreensível os autores são capazes de descrever a complexidade do universo. Por outro lado, os conhecimentos históricos continuam válidos e a base da cosmologia moderna também pelo que pequenas desactualizações relativamente a assuntos muito específicos acabam por não prejudicar a leitura desta obra.

Existe ainda uma outra curiosidade relativamente ao livro. Foi escrito por 2 chineses, o que não é muito comum na divulgação científica ocidental. Fang Li Zhi, licenciado em física na Universidade de Pequim com trabalho de pesquisa premiado internacionalmente e Li Shu Xian, licenciada em física pela mesma universidade, são os responsáveis pela realização desta obra. Se o leitor é um apaixonado por este tipo de literatura, então, vai ter de saborear a escrita destes autores.

O livro, 67º número da coleção Ciência Aberta, da Gradiva, é composto por 12 capítulos ao longo de perto de 200 páginas. Deixo aqui os capítulos que o compõem:

1 – Sugestões físicas de uma história tradicional chinesa
2 – Expansão sem centro
3 – A idade do Universo
4 – Finidade e infinidade do espaço
5 – Matéria visível e matéria invísivel
6 – Como é que a ordem surgiu do caos
7 – A história térmica do universo
8 – A síntese dos elementos
9 – A origem da assimetria
10 – Inflação do vácuo
11 – A física do movimento inicial
12 – O princípio antrópico e as constantes físicas

Sem comentários:

Enviar um comentário