sábado, 3 de janeiro de 2009

Soluto, Solvente e Solução

Soluto costuma ser a parte minoritária numa solução. Substância presente em menor quantidade. Pode ser liquido ou sólido.

Solvente é uma substância capaz de dissolver coisas. Costumam ser altamente voláteis e inflamáveis. Substância presente em maior quantidade, na maior parte das vezes.

Solução é uma mistura homogénea de 2 ou mais substâncias. Uma solução ainda pode ser saturada, insaturada ou sobresaturada.



Solução saturada é uma solução que contenha a máxima quantidade de soluto num dado solvente a uma dada temperatura.

Solução insaturada é uma solução cuja quantidade de soluto é inferior ao ponto de saturação.

Solução sobresaturada é uma solução onde a quantidade de soluto é superior à existente numa solução saturada.

12 comentários:

  1. nao acho que isso ta certo eu nao intendi nda vc usa palavras inadequqdas sem explicações .

    ResponderEliminar
  2. o que é que não compreendeu? Que palavras inadequadas encontrou neste texto?

    ResponderEliminar
  3. eu entendi tudo!
    adoreiu esse site! sempre q eu precisar vou consultar nele!

    PARABÉNS PELO ÓTIMO TRABALHO!

    CONTINUEM ASSIM!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Mariana pela sua preferência. Caso deseje pode começar a receber as novidades do blogue via email. Para tal só tem de fazer a sua inscrição na parte superior direita do blogue onde aparece escrito SUBSCREVA VIA EMAIL. Isto se não se importar de vender a sua alma ao Cornudo.
    Também pode dar opinião sobre o tipo de textos que mais gosta e assuntos sobre os quais gostaria que eu escrevesse. Não posso escrever sobre tudo… lol… seja por falta de conhecimento ou de tempos, mas sempre posso fazer um esforço. lol

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a opinião do Advogado do Diabo, as respostas são Objetivas. Sem deixar dúvidas. Sempre que preciso peço ajuda no Google. e ter um Site objetivo é tudo que precisamos para simplificar nossas pesquizas. Recife, 28 de Agosto 2009

    ResponderEliminar
  6. obrigado wall. No entanto agora fiquei em dúvida: por respostas queria dizer o texto?
    Fico feliz por saber que as informações do site são relevantes. Obviamente é uma pessoa inteligente. lololol

    ResponderEliminar
  7. queria saber quais são solventes e suluto: A)água e sal? B)ar atmosférico?
    C)álcool e água ? D)ácido acético e água ?

    ResponderEliminar
  8. Boas Mracos, peço desculpa pelo atraso mas tenho andado ocupadissimo e esqueceu-me de vir aqui responder. Relativamente aos solutos e solventes:
    A – água é solvente e sal é soluto. O sal também é um electrólito, ou seja, quando dissolvido em água é capaz de conduzir a electricidade.
    B – o ar atmosférico não é nem solvente nem soluto mas sim uma solução. Podem existir 3 tipos de soluções: gasosas (ar atmosférico, por exemplo), aquosas (água e sal) ou sólidas (ligas metálicas, por exemplo).
    C – ácido acético é soluto e a água é solvente. Os ácidos também são bons electrólitos e costumam ionizar-se quando dissolvidos em água. O ácido acético ioniza-se em menor extensão que outros ácidos como o ácido nítrico ou o ácido clorídrico.
    D – relativamente ao álcool e à agua não tenho a certeza e prefiro não te induzir em erro.
    Lembra-te sempre que soluto é aquele que se encontra em menor quantidade e solvente o que se encontra em maior quantidade. A água costuma ser usada como solvente.
    As informações para esta resposta foram retiradas de obra de Chang intitulada Química da McGraw Hill.

    ResponderEliminar
  9. Olha vcs estão de parabens! Pelo os textos que vcs escreveram tirei 8.9 naminha prova de ciências.. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  10. bom eu tive aula de quimica hoje e pelo que me foi explicado o soluto nem sempre está em menor quantidade por exemplo na solução do álcool ele está em maior quantidade mesmo sendo o soluto pois neste caso a água continuqa sendo o solvente só que em menor quantidade.
    Bjus-

    ResponderEliminar
  11. No meu texto e nas minhas respostas passo a ideia que o soluto é sempre a parte minoritária, quando isto acontece a maior parte das vezes mas nem sempre. Obrigado pela chamada de atenção.

    ResponderEliminar