quinta-feira, 23 de abril de 2009

Jogos de estratégia são bons para a personalidade

Existem pessoas que tem a mania de criticar aqueles que fazem jogos na net como anti sociais ou parvinhos sem interesses a sério na vida. Eu discordo totalmente. Mais que não seja porque eu sou um desses anti sociais, parvinhos sem interesses a sério na vida. Um dos jogos em que entrei chamava-se Travian.

No Travian existem 3 tribos (romanos, teutões e gauleses). Um jogador escolhe a tribo a que quer pertencer e é-lhe dado uma aldeia para ele desenvolver. Esse jogador tem de desenvolver a sua aldeia de modo a poder criar novas aldeias e ao mesmo tempo desenvolver um exército que lhe permita atacar outros jogadores ou defender-se deles. Cada aldeia, no início do jogo, corresponde a um parvinho sem interesses na vida.



Os anti sociais comunicam uns com os outros e até podem criar alianças para se defenderem. É um jogo excelente para desenvolver a nossa personalidade e inteligência. Permitam-me dar exemplos reais.

Mal iniciei o jogo achei que devia começar a atacar os meus vizinhos para dominar toda aquela região. E foi isso que fiz. Rebentei com eles e fiquei o mais forte. É evidente que foi uma estratégia inteligente e depois disso até me achei apto a tentar fazer um teste de Qi completo (regra geral fico-me por escrever o nome). E consegui obter a média de 40. Ou seja, fiquei 40 vezes mais inteligente depois do jogo.

As grandes vantagens estão no desenvolvimento da personalidade. Eu podia explorar e maltratar quem eu quissesse. E quando me pediam para não atacar porque queriam desenvolver a aldeia deles o que é que eu fazia? Mandava catapultas para lhe rebentar com a aldeia. O que é que eu ganhava com isso? Nada. Mas como sou um frustado que nunca conseguiu nada na vida, achei bonito poder descarregar nele. No jogo aprendemos a lidar com a nossa tolerância podendo em alguns casos reduzi-la até valores negativos. E quando alguém mais chateado, por ter sofrido dezenas de ataques, me dizia para arranjar uma vida a sério, o que é que eu fazia? Exactamente. Rebentava com ele para me poder sentir importante.

O mais relevante é que quando aparecia algum jogador mais forte eu fazia uma parceria com ele e traía os meus parceiros antigos. Nunca desenvolvi tanto os meus dotes de cinismo e hipocrisia como naquele jogo.

Portanto se quer desenvolver a sua inteligência, a tolerância, capacidade de dialogar com outras pessoas e altruísmo deve jogar travian. Faça como eu e torne-se alguém na vida.

2 comentários:

  1. ah agora percebi como muita gente se tornou alguem na vida! e esse tal de travian é acessível a qq QI?

    ResponderEliminar
  2. Obviamente que o travian é acessível a qualquer QI, caro MereTríssimo Tu/Eu. No entanto é preciso ter valores fantabulásticos - na ordem dos 30 a 40 - para se conseguir chegar aos lugares dianteiros. Já sei, isto não é para qualquer um.
    rsrs
    Abraço

    ResponderEliminar