Gosto bastante de pegar num livro ou ver na televisão qualquer programa que fale sobre as relações da ciência e da religião - especialmente a cristâ. E sinceramente ainda não consegui compreender como é que se faz a distinção entre católicos fundamentalistas e não fundamentalistas.
Se uma pessoa é cristã e acredita que o mundo foi criado há 4000 anos (mais coisa menos coisa) considera-se que é fundamentalista. Chamam-se a estes cristãos, criacionistas. Toda a gente sabe que o nosso belo planeta existe faz alguns milhões de anos. A geologia apresenta provas esmagadoras da idade deste 3º calhau a contar do Sol. Portanto qualquer cristão que acredite nisso é fundamentalista. Não sabe ler o génesis, nem coisa que se pareça.
O Vaticano condena estas leituras da Bíblia como fundamentalistas e não aceita o seu ponto de vista, pelo menos nos nossos dias. No entanto, todos os padres do Vaticano, Papa inclusive, acreditam na Virgem Maria e na ascenção de Cristo aos céus. O problema é que é impossível pelas leis da biologia uma mulher virgem dar à luz um bebé... e muito menos um rapaz (donde terá surgido o cromossoma Y?). O outro problema é que existe algo chamado Lei da Gravitação Universal que diz que a levitação é impossível. A subida de Cristo ao céu, então, é completa fantasia científica. Mas a Igreja aceita esse relato bíblico como verdadeiro (ainda existem particularidades mais interessantes sobre estes 2 temas que eu colocarei a seu devido tempo noutros artigos).
Qual a conclusão a que chegamos? Parece-me óbvia. «se as tuas crenças violam os nossos conhecimentos de geologia, logo és fundamentalista. Mas se as tuas crenças só violam todas as leis existentes em biologia e física és um tipo à maneira e um gajo responsável.» E isto é um certificado de não fundamentalismo made in Vaticano. Logo os tipos do Vaticano não são fundamentalistas. Quod Erat Demonstrandum.
Cerca de 4,5 bilhões de anos de evolução é impossivel.Um ser mágico que se AUTOCRIOU para depois criar o mundo, porque está carente de atenção faz todo o sentido.Ironic mode ON.
ResponderEliminarnão gozemos. O universo é muito grande. É natural que um Deus omnipotente se sinta algo abandonado sem seres humanos. Afinal de contas a quem é que o Diabo poderia tentar em pecado se só existisse o céu?
ResponderEliminarUma boa historinha pra boi dormir...pois,é o diabo serve pra deus ter em quem colocar a culpa pelas cagadas dele junto com sua onisciência,onipotência e onipresença.Brilhante.
ResponderEliminarquem disse que os bodes expiatórios foram invenção humana? lolol
ResponderEliminar