sexta-feira, 8 de maio de 2009

Falta de vergonha na cara

Vou ser sincero quanto à revolta que sinto dentro de mim. Estou tremendamente F.... com as últimas noticias sobre as novas "luvas" dos partidos políticos. Mais lixado fiquei ao saber que toda a assembleia votou em unanimidade.

Historicamente a nossa Assembleia da República só consegue unanimidade no que concerne a encher os bolsos. Quando se votou o aumento de 70% de ordenado para os políticos, ninguém levantou a mão contra. Todos faziam contas à vida. Agora todos votam (com excepção de um grande homem, João Cravinho) a favor do aumento de patrocínio dos partidos políticos de 20 000 euros, em dinheiro vivo, para 1 250 000 euros em dinheiro vivo. O país está em crise, o tribunal e a prisão de Leixões estão em vias de ser despejados devido à falta de dinheiro e os partidos vão aumentar os seus rendimentos. Mais ridículo é que o vão fazer de uma forma que permite e estimula a corrupção politica.

Desculpem-me o desabafo, mas estou farto desta merda. Primeiros-ministros e presidentes da república que não pagam impostos, deputados com ordenados elevados e imensas regalias, partidos políticos a votarem a favor de uma lei que irá permitir a corrupção politica e que vai ajudar a encher os bolsos, ainda mais, de muitos gatunos e o resto de Portugal sujeito ao discurso "estamos em crise, as coisas estão mal para todos e é preciso apertar o cinto".

Isto para não esquecer o enriquecimento ilícito que não pode ser criminalizado com base num qualquer critério utópico que é válido para a lei portuguesa e para mais nenhum país civilizado. Só falta mesmo saber se os partidos políticos vão começar a deixar as suas pequenas fortunas em contas off shore e assim fortalecer instituições e hábitos lesivos para o desenvolvimento da sociedade. Mas quem sabe, os partidos poderão colocar o seu dinheiro nas mesmas contas off shore que muitos grupos criminosos de tráfico humano, tráfico de drogas e pirataria.

O mais grave é que este tipo de atitudes ajudam a aumentar a falta de coesão social existente entre os contribuintes e as instituições públicas. É impressionante a incapacidade que os nossos políticos têm em criarem unanimidade em volta de assuntos realmente importantes para o pais como a saúde, a educação, a segurança, a imigração as necessidades energéticas, etc... e a sua forte coesão quando se trata de encher os seus bolsos ou os do seu partido. Será que estas bestas não se apercebem que este tipo de acções só dá maior espaço de manobra a grupos extremistas como PNR e companhia?

Que vontade tenho eu de ter uma participação cívica activa, de ir votar e garantir um estado de direito quando vejo esta falta de vergonha passar-me em frente aos olhos? Será que vale a pena votar num sistema cada vez mais corrupto e insensível face aos problemas da população?

Politicos que são apanhados com 1 000 000 de euros não declarados na conta e não são presos por falta de provas, políticos que fogem para um exílio dourado no Brasil e a seguir voltam e são inocentados, políticos que se recusam a criar leis que permitam o combate da corrupção politica e económica, políticos que aplaudem aos 7 ventos novas leis que poderão ajudar a promover ainda mais a corrupção politica, políticos que estão mais preocupados com os seus interesses mesquinhos do que com os reais problemas do pais. Estes são os políticos do nosso portugalito. E o mais triste é que temos os políticos que merecemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário