domingo, 3 de maio de 2009

Acabem-se com os tribunais

Como cidadão português venho por este meio mostrar o meu descontentamento relativamente à existência da justiça em Portugal. Peço à comunidade politica portuguesa que pense com seriedade em terminar com os tribunais em Portugal e em extinguir oficialmente a justiça já morta não oficialmente.

Este pedido vai no sentido de tentar garantir ao país mais alguns fundos monetários tão necessários neste momento de crise. Em Portugal os criminosos não são presos. São julgados, considerados inocentes e indeminizados.

Em Braga algum político corrupto apresenta mais de 1 milhão de euros não declarados na conta, oferece casas milionárias aos familiares e não há provas de corrupção (então e o milhão de euros?). Ainda poderíamos pensar que se tem um milhão de euros deveria pagar impostos sobre os mesmos. Mas se neste país não se paga impostos sobre dinheiro ganho legitimamente não vejo porque se há-de pagar impostos de dinheiro ilegítimo.

O processo Casa Pia continua com a fantochada de sempre. Durante estes anos todos gastou-se imenso dinheiro neste processo e qualquer pessoa com olhos na cara percebe que não vai haver culpados. Na realidade dou 2 anos até ver alguns dos acusados a pedirem indeminizações milionárias ao estado português. Ainda vamos chegar à conclusão de que foi tudo uma cabala e que não houve nenhuma criança violada.

A Fátima Felgueiras dá-se ao luxo de fugir 2 anos para o Brasil e regressar como heroína nacional. É moralmente errado obrigar uma pessoa corrupta fugir para um exílio dourado. Além de heroína é uma vítima da já tão fraca justiça portuguesa. Gasta-se mais algum dinheiro em processos fantoche, inocenta-se o acusado e dá-se direito a roubar mais ou a pedir indeminizações.

Quando a corrupção envolve funcionários de topo como o nosso 1º ministro na caso freeport, então não há julgamento mas sim guerra psicológica devido à incapacidade de se encontrar uma pessoa capaz de dirigir o pais. Somos um pais de ignóbeis e só temos Sócrates para nos guiar. Parece que os portugueses estão condenados a viver na miséria ou no terror.

Se os julgamentos custam dinheiro, não prendem ninguém, se o dinheiro roubado nunca é devolvido, e se a seguir ainda temos de compensar financeiramente os ladrões, então para que é que queremos uma sistema judicial?

Seria muito mais prático fazer como o Banco de Portugal faz com a corrupção bancária. Finge que não vê. Assim os dirigentes do BCP podem desviar mais de 700 milhões de euros e ficar confortavelmente em casa a ver os noticiários. Fico com a sensação que a nossa justiça foi feita pelos ladrões de forma a poderem roubar mais um pouco.

O caso contra o monstro de Amstetten demorou 4 dias. A condenação não se fez esperar: prisão perpétua. Em Portugal o caso levaria 5 anos a investigar, 5 anos a julgar e provavelmente 2 meses a pagarem uma qualquer compensação financeira ao monstro por todos os problemas que lhe causaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário