segunda-feira, 11 de maio de 2009

Menos trabalho para os professores

Sempre me interroguei, da razão, pela qual os professores usufruíam de benefícios que a maioria dos contribuintes não tinha acesso. As recentes polémicas relativamente ao que é ensinado dentro de algumas salas de aula, ajudou-me a clarificar a questão.

Segundo parece os professores preferem falar de sexo com os alunos do que em ensiná-los. Por isso é que o estado só lhes dá horários de 20 horas e troca o passo. Por isso é que além dos fins de semana ainda têm mais 1 ou 2 dias de folga. Sejamos sinceros: é cansativo estar 2 ou 3 horas a falar de sexo. Inclusivamente, ouvi histórias de professores que venderam filmes porno aos alunos e continuam a exercer: e ouvi esta história da boca de outros professores.

É por esta e por outras que os professores podem gozar de mais do que 1 mês de férias. Pretende-se que os alunos tenham muito tempo de férias, de forma a que possam esquecer o que o professor lhes ensinou... ou não. Por isso eles gozam férias de Julho a Setembro... sem contar com o natal, carnaval e Páscoa.

Na realidade até acho que o governo está a proteger indevidamente os alunos. O que uma sociedade preocupada com o bem estar dos seus filhos deveria fazer era diminuir o ano lectivo, aumentando o tempo de férias dos professores, e ao mesmo tempo diminuir o número de horas de aula semanais, aumentando o número de folgas.

Sejamos honestos: não é justo para um professor que já tem de folga os fins de semana, há 3ª e 5ª feira, não poder usufruir igualmente da segunda ou da sexta. Ou quem sabe das 2?! É bastante cansativo ter de falar de pilinhas e pipis 2 dias seguidos. O problema agrava-se agora que os professores tem de ser avaliados.

Já imaginou a avaliação de um professor de Português terminar com algo do género: "chumbado porque usou acentos indevidamente nos órgãos genitais... escrevendo pilínha em vez de pilinha.... Não soube explicar ao aluno quais as semelhanças ou diferenças entre um linguado e um beijo francês... teve medo de traduzir termos técnicos como pipi para o calão, de forma a ser percebido pelos alunos...etc .... etc"?

Ser professor é realmente ingrato. Portanto além de se aumentar o tempo de férias e o número de folgas semanais também aconselharia um aumento de ordenado. É que alguns professores dão um contributo ao desenvolvimento do país realmente excepcional... ficando em casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário