domingo, 3 de fevereiro de 2008

Segurança social e o dízimo dos crentes

Todos os meses deixo a minha contribuição para essa grande instituição que é a Segurança Social. E fiquei muito contente por saber que este ano a nossa (in)segurança social teve lucro. A minha questão é esta: à conta da miséria de quem é que a segurança social teve lucro?

Esta cambada de chulos leva-me 120 euros por mês. E daqui a uns meses vai começar a levar 150 euros. Se eu ganhar 500 euros por mês fico com quanto? Felizmente ainda vivo com os meus pais. Mas conheço casos que ganham tanto ou menos como eu, com filhos para sustentar, a quem a segurança pede os mesmos 150 euros. É claro que estas pessoas recusam-se a pagar. Entre dar comida aos filhos ou pagar a segurança social que se lixe a segurança.

Mas estas pessoas são retratadas não como pobres à beira da miséria mas sim como indivíduos sem escrúpulos que fogem às suas responsabilidades sociais. E ainda temos os casos de pessoas que fazem 2 ou 3 trabalhos e recebem 50 euros por cada um. Em determinados casos é maior o pagamento à segurança social do que aquilo que efectivamente recebem. Curiosamente um tipo que ganhe milhões paga o mesmo que um tipo que ganhe meia dúzia de batatas podres. Que existe segurança social já sabemos. O que eu gostaria de saber é quando vai surgir a justiça social.

1 comentário:

  1. 2010-01-19 16:09:16
    Vem mesmo a calhar:
    http://www.youtube.com/watch?v=v0cLB_7RDxk&feature=player_embedded

    ResponderEliminar