segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Anatomia da bactéria

Uma bactéria é constituída por parede celular, DNA e ribossomas no interior, cápsulas, flagelos, fímbrias e pili.

Uma vez que já analisámos a parede celular com mais atenção noutro artigo e iremos analisar o DNA e ribossomas com mais cuidado noutro artigo a escrever, utilizaremos este texto para explicar o que é a cápsula, os flagelos, as fímbrias e o pili.

A cápsula é uma estrutura de protecção externa à parede celular que só se encontra presente em algumas bactérias como estreptococus e bacillus anthracis. Tem como principal função oferecer protecção contra a fagocitose e dessecação.

Os flagelos são responsáveis pela mobilidade de muitas bactérias. Diferentes espécies podem apresentar diferentes tipos de arranjo. Existem 4 arranjos possíveis: monótricas, anfítricas, lofótricas e príticas.

Regra geral, apresentam forma helicoidal. Esta estrutura permite-lhe rodar como uma hélice o que promove o deslocamento da bactéria.

As fímbrias e pili são semelhantes aos flagelos mas estas estruturas nãos e encontram envolvidas na locomação da bactéria.

As fímbrias encontram-se presentes em bactérias gram negativas. São apêndices rijos, numerosos tendo como principal função a adesão. Também podem funcionar como receptores específicos de fagos.

Os pili são um tipo de fímbrias especiais mas mais longos. São menos numerosos que as fímbrias e são responsáveis pelo processo de conjugação bacteriana.

Sem comentários:

Enviar um comentário