terça-feira, 9 de setembro de 2008

Satélites espiões e preocupações ambientais

A pedido expresso do presidente dos EUA (o tipo quase que se pôs de joelhos) venho aqui defender a posição ambientalista desse país no que concerne à destruição dos seus satélites espiões.

Como já se devem ter esquecido os EUA destruíram um dos seus satélites espiões. Este satélite estava numa rota de colisão com o nosso planeta e era uma questão de pouco tempo até se estatelar ao comprido nas frias águas do pacífico. Os EUA, este grande país ambientalista, preocupado com os danos ambientais que o combustível altamente tóxico do satélite pudesse provocar decidiram destruí-lo. Pela primeira vez uma míssil lançado de um navio de guerra conseguiu destruir com sucesso um satélite.

A Rússia e a China protestaram contra tal atitude. Na perspectiva destes países os EUA estavam a promover uma corrida à guerra no espaço. Eu não concordo minimamente com estas críticas. Acredito, do fundo do meu coração, que os EUA estavam realmente preocupados com o ambiente.

As pessoas mais cínicas poderão dizer que a América procurava evitar que a tecnologia do satélite pudesse ser capturada por outro país ou então que estavam a testar uma nova geração de mísseis que num caso de conflito lhes dará superioridade sobre todos os potenciais adversários.

Estes argumentos são completamente errados. Reparem que os EUA nunca fizeram testes nucleares no Pacífico, nem em mais lado nenhum. Também apoiaram a 100% o tratado de Quioto. As preocupações ambientais a par da paz no Médio Oriente são das principais preocupações políticas dos EUA.

A América quase que não polui o ambiente. As emissões de CO2 são quase nulas. Também tem procurado, incansavelmente, atacar as empresas que despejam toneladas de produtos tóxicos, todos os anos, nos nossos oceanos. E nunca protegeram as suas empresas que nos países em desenvolvimento exploram os recursos naturais de forma insustentável sem pagar nada pela destruição ambiental que causam. Como sabem uma das principais preocupações das empresas americanas tem sido a protecção da nossa biosfera.

Portanto eu pergunto: qual a razão que levaria um país que nunca fez testes nucleares, que apoiou tratados ambientalistas, quase não tem emissões de CO2 e cujas empresas não são protegidas para fazerem descargas tóxicas nos nossos oceanos a deixar cair um satélite cujo combustível poderia matar meia dúzia de peixes? É só mais um sinal das grandes preocupações ambientais desse grande país defensor de um planeta mais saudável. A China e a Rússia é que não percebem nada disto.

Sem comentários:

Enviar um comentário