quarta-feira, 3 de setembro de 2008

ESTRUTURA DAS MEMBRANAS BIOLÓGICAS - PARTE I

As membranas biológicas são constituídas por:
1 – bicamada lipídica
2 – proteínas intercaladas na bicamada lipídica (as proteínas podem ser integrais ou periféricas)
3 – glúcidos ou carbohidratos

Como o nome indica a bicamada lipídica são 2 camadas de lipidos. Estes lipidos designam-se de anfipáticos pois possuem uma cabeça hidrofilica (polar) e uma cauda hidrofóbica (apolar).

Hidrofilia é um termo com origem no grego e significa afeição (filia) por água (hidro). Sendo hidrofílicas, tem de ligar-se a moléculas de água, por pontes de hidrogénio, tornando essas moléculas solúveis em água e solventes polares.

A natureza hidrofóbica da cauda dos lípidos afasta a água e impede a sua passagem para o meio intracelular, garantindo à membrana, o cumprimento de uma das suas funções que é a separação do espaço intracelular do extracelular.

Ao serem anfipáticos, os lipidos que constituem a bicamada fazem com que as membranas biológicas sejam impermeáveis a água e outras moléculas solúveis em água.

São as características anatómicas dos lípidos que explicam a existência de uma bicamada lipidica. O processo é simples, lógico e extremamente belo. Uma vez que as caudas dos lípidos são hidrofóbicas (não gostam de água) e as cabeças são hidrofilicas (adoram água), os lípidos tendem a mover-se no sentido de afastar as caudas da água e a aproximar as cabeças.

A forma mais simples de o fazerem consiste em criar formações esféricas. Numa esfera a água só entra em contacto com uma das suas faces. No entanto, também existe água dentro da célula. Logo, a melhor forma de evitar o contacto das caudas hidrofóbicas da camada lipida externa é criar uma nova camada lipídica interna, onde as cabeças dos lípidos estão viradas para dentro da célula, em contacto com a água intracelular.

A ligação da cabeça às caudas é feita por cadeias de ácidos gordos e um grupo fosfato. Uma das caudas é saturada e a outra insaturada.

Numa membrana podem encontrar-se 4 tipos de fosfolípidos: (1) fosfotidilcolina, (2) esfingomielina, (3) fosfatidilserina, (4) fosfatidilanolamina.

Sem comentários:

Enviar um comentário