domingo, 23 de agosto de 2009

A Igreja é diferente - parte III

Não só padres mas bispos também se encontravam envolvidos na guerra mais sangrenta a seguir à 2ª guerra mundial. O relato que se segue, é bastante esclarecedor:

“O bispo Misago era muitas vezes descrito como simpatizante hutu; foi publicamente acusado de proibir a entrada de tutsis em locais de refúgio, criticando os colegas do clero que ajudavam as «baratas» e tendo pedido a um emissário do Vaticano de visita ao Ruanda em Junho de 1994 para pedir ao papa que «arranjasse um lugar para os padres tutsis, porque o povo do Ruanda já não os queria». E mais, no dia 4 de Maio desse mesmo ano, pouco antes da última aparição Mariana em Kihebo, o bispo apareceu lá pessoalmente com um grupo de polícias e disse a um grupo de 90 crianças da escola tutsis que estavam presas e a ser preparadas para a chachina que não se preocupassem porque a polícia as protegeria. Três dias mais tarde, a polícia ajudou a massacrar 82 das crianças.”[i]

Após a sua prisão, o Vaticano reagiu com violência e enviou o seu núncio apostólico para apoiar o Bispo. De acordo com as noticias publicadas na revista Christian Century:

“The Vatican reacted with outrage to the bishop's April 14 arrest. Top-ranking church members, including the papal nuncio, attended the trial's opening session. The Vatican has accused Rwandan leaders of waging a "defamatory campaign" against the Catholic Church that blocks efforts for reconciliation in Rwanda and threatens ethnic coexistence throughout the continent. The charge was made in a three-page statement, "Rwandan Genocide: The Last Act," issued by the Vatican press office in May.

Citing Misago's arrest, the Vatican said "ethnic coexistence" on African soil is at risk. "In Rwanda, an out-and-out defamatory campaign is under way against the Catholic Church to make it appear responsible for the genocide of ethnic Tutsis that shook the country in 1994," the statement said. Last year, two Catholic priests were convicted of participating in the genocide and sentenced to death for their role in the killing of 2,000 Tutsis who had taken sanctuary in their church. Several other priests and nuns are among the tens of thousands waiting trial by the Rwandan courts for allegedly participating in the killings.

"The arrest of Monsignor Misago exactly five years after the start of the massacres can be considered the last act of a strategy of the Rwandan government to reduce or eliminate the reconciliatory role the church has played in the history of Rwanda in the past and still today, trying in every way to dirty its image," the Vatican said.”[ii]

[caption id="attachment_952" align="alignright" width="300" caption="NESTA IGREJA FORAM ESQUARTEJADAS 14 000 PESSOAS... NA ALTURA CHAMADAS «BARATAS»"]NESTA IGREJA FORAM ESQUARTEJADAS 14 000 PESSOAS... NA ALTURA CHAMADAS «BARATAS»[/caption]

A hipocrisia da Igreja é realmente relevante nesta passagem. Histórica e actualmente a Igreja foi uma das grandes responsáveis pela formação das identidades tutsis e hutus. A Igreja apoiou o manifesto de 1957 que exigia que o poder político fosse entregue aos hutus. Em 1959 é criado um partido politico hutu altamente sectário. Neste ano observam-se os primeiros massacres contra tutsis financiados pelo governo belga e apoiados pela Igreja Católica. Actualmente parece que somente a Igreja e os hutus fanáticos não consideram a Igreja Católica uma das grandes responsáveis pela divisão social ruandesa. Os missionários católicos apoiaram a identidade hutu, dividiram o país de forma a enfraquecer os povos locais e tornar a colonização mais fácil e deram apoio moral a grupos hutus sanguinários. O poder dado aos hutus garantiu conversões em massa à causa de Cristo, a ponto do Ruanda ser considerado o país mais católico de toda a África, e garantiu o acesso da Igreja aos centros de poder quando estes foram tomados por hutus.[iii]

Ao final de 26 meses, o bispo foi considerado inocente. De acordo com o The Independent World:

“The court had heard extensive and often sharply contradictory evidence regarding the bishop's role during the spring and summer of 1994, when Hutu extremists massacred at least 500,000 Tutsis and moderate Hutus.

Judge Rutaremara said there was "nothing palpable" to support the allegation that the bishop ordered the massacre of 90 Tutsi schoolchildren. The judge said: "If he wanted them killed he could have told the soldiers that surrounded the school at any point. Instead he said nothing."

Another charge related to the murder of three priests who had been hiding in the diocesan compound. The bishop had done his best to save their lives, including the payment of a 500,000 franc (£85) bribe, the judge said, but in the end was unable to prevent their subsequent arrest and murder.

Judge Rutaremara agreed that the bishop had met government officials who later organised massacres, but said the evidence suggested the purpose of the meetings was to distribute food aid to the displaced. Where there was evidence against the bishop, it was contradictory and often based on hearsay, the judge said, dismissing the prosecution's claims for damages of one million Rwandan francs (£15,000).

There were scenes of jubilation outside the courthouse after the hearing as supporters flocked to congratulate the bishop, who has been incarcerated in Kigali's central prison for the last 14 months.

The bishop emotionally embraced the Papal Nuncio to Rwanda, Monsignor Salvatore Pennacchio, and the Archbishop of Kigali, Thadee Ntihinyurwa. The archbishop said: "It is for the glory of our country that justice has been served," said, adding that the bishop will now return to his duties as bishop of Gikongoro.”[iv]

François Rwanga, o advogado de acusação disse “eu não me sinto desapontado com o veridicto, eu estou revoltado”[v]. Alguns analistas políticos locais afirmaram que a sua libertação e exoneração se devia ao poder e influência da Igreja Católica nas instituições governamentais. Frederick Mutagwera, presidente da Associação Nacional de Sobreviventes do Genocídio afirmava-se desapontado e desabafava que imensa gente, acusada de participar no genocídio, era ilibada apesar dos imensos testemunhos contra elas.[vi] Juntamente com Narcisse Musoni, secretário do fundo de assistência de sobreviventes do genocídio, mostrou incertezas relativamente ao futuro do sistema judiciário ruandês.

Mas o problema parece mais associado ao nível político. De acordo com as mesmas notícias:

“Some political analysts in Kigali said the bishop's acquittal was influenced by some high-ranking politicians who are trying to win favor with the Catholic Church before elections take place in three years. The majority of Rwandans are Catholic and given the low literacy levels and minimal political awareness of the population, the influence of the Church in politics is still strong, these analysts said."A Rwandan Catholic priest still commands the respect and awe that enables him to greatly influence the political decisions of his faithful," observed one political scientist who asked not to be named.”[vii]

O ministro da justiça ruandês afirmou categoricamente que não houve influência da Igreja no resultado do julgamento. Parece ser um dos poucos a acreditar nisso. Muitos fiéis sentiram-se traídos com este resultado na medida que achavam que outros padres iriam ser beneficiados e outros ainda sentiram medo por represálias já que tinham testemunhado contra o bispo. Sobre este respeito, com um paternalismo condescendente ofensivo, o bispo referiu que não havia problema porque ainda faziam parte do seu rebanho e tinham tempo para pedir desculpa e procurar o perdão.

Realmente a Igreja é muito diferente. É mais perdolária digamos.

NOTAS BIBLIOGRÁFICAS


[i] Hitchens C. Deus não é grande. Publicações Dom Quixote. 2007. Pág. 228

[ii] http://findarticles.com/p/articles/mi_m1058/is_27_116/ai_56908917/

[iii] http://www.afrol.com/Countries/Rwanda/backgr_cross_genocide.htm

[iv] http://www.independent.co.uk/news/world/africa/bishop-cleared-of-involvement-in-rwandan-genocide-712369.html

[v] http://www.independent.co.uk/news/world/africa/bishop-cleared-of-involvement-in-rwandan-genocide-712369.html. Traduzido da noticia em Inglês.

[vi] http://www.christianitytoday.com/ct/2000/juneweb-only/23.0b.html

[vii] http://www.christianitytoday.com/ct/2000/juneweb-only/23.0b.html

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