terça-feira, 25 de março de 2008

Os Três Primeiros Minutos de Steven Weinberg

“Até há relativamente pouco tempo, os cientistas não podiam confiar em nenhuma teoria sobre a origem do universo. A situação, contudo, modificou-se significativamente. E, 1965, surgiu a inesperada e extraordinária descoberta de uma radiação cósmica estática, no domínio do microondas, resíduo fóssil da fase explosiva do universo primitivo. Seguiu-se-lhe um aturado trabalho teórico e, hoje em dia, existe uma teoria sobre o universo primitivo a que os astrónomos aderiram tão completamente que lhe chamam «modelo-padrão».

Com esta obra, temos pela primeira vez perante nós uma versão autorizada daquilo que se julga ter acontecido durante os três primeiros minutos do universo, bem como o relato excitante dessa descoberta. Setven Weinberg, o briulhante físico teórico de Harvard, transporta-nos aos primórdios do universo com uma clareza e graça extraordinárias, usando uma linguagem extremamente acessível que permite a qualquer leigo em física ou matemática a compreensão dos fenómenos ocorridos.

Os Três Primeiros Minutos do Universo é uma obra notável e entusiasmante, um livro raro que, explicando de forma clara uma das mais importantes descobertas da ciência contemporânea, consegue alterar o modo como encaramos o mundo.”

SOBRE O AUTOR

“Steven Weinberg é professor de Física na Universidade de Harvard e um dos princiapis cientistas do Smithsonian Astrophysical Observatory. Escreveu artigos e obras no campo da física das partículas elementares e da cosmologia. Foi co-vencedor do Prémio Nobel da Física em 1979. As Universidades de Yale, Rochester e Chicago e o Knox College atribuíram-lhe o grau Doutor honoris causa.”
Contra-capa do livro Os Três Primeiros Minutos

CRÍTICAS

«Este livro é o primeiro que apresenta informações detalhadas sobre a origem do universo (…). Como tal, é um imenso serviço prestado a todos nós. Embora tivesse conhecimentos da história do universo primitivo, nunca percebera, até ter lido este livro, como ela era afinal consequência de observação especifica e cálculos cuidadosos.»
Isaac Asimov

Sem comentários:

Enviar um comentário