segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Afinal eu sou doente… e vou ganhar o Nobel da Merdicina

Recentemente ouvia 2 senhoras falarem, numa esplanada do café. Uma senhora comentava com a outra que gosta de beber sumo de limão e que isso lhe deixava a garganta fresca. Quando ouvi a expressão garganta fresca, pensei de imediato, “isso é porque deixei os colhões de gelo”.

O leitor deve estar a pensar que eu sou, simplesmente, ordinário. Antes que se precipite permita-me descrever-lhe uma descoberta importante que fiz. Eu pensei de imediato nisso e quase que o disse, devo admitir. Mas algo há última da hora me impediu de versar o meu pensamento. E foi quando pensei nisto que descobri: eu sofro de síndrome de tourete e afasia nervosa. Naturalmente estes tipos de frases surgem no meu cérebro e provocam um certo nervosismo que desencadeia episódios de afasia, que por seu lado me impedem de soletrar tamanhas odes poéticas.

Penso mesmo que eu sou um caso clínico excepcional. Um leigo pode não se aperceber, mas um evolucionista rapidamente se aperceberia que este pode ser um mecanismo evolutivo. Através da afasia nervosa a selecção natural consegue controlar os ímpetos touretianos e assim garantir uma maior inclusão social desses doentes. Impressionante a forma como a selecção natural começa a operar dentro da sociedade humana, garantindo assim uma maior sobrevivência de determinados grupos genéticos. Qual a vantagem evolutiva, perguntam muitos leitores: bem, a grande vantagem é que assim posso vir aqui, mandar-vos a todos para o PIIIIIIIII e ainda sim ganhar dinheiro com publicidade e reproduzir-me geneticamente.

Novamente. Aconteceu novamente. Quando escrevi “reproduzir-me” pensei de imediato “ir-vos à cona”. Mas não o escrevi. A afasia nervosa impediu-me. Ela não afecta somente a fala mas também o movimento dos dedos. Uma forma de apraxia afásica. Esbocei unicamente um leve sorriso tímido e não escrevi nenhuma palavra. Se é leitora de certeza que ficou contente por eu não ter escrito que lhe ia à cona. Está a ver a evolução em acção? Porque, de certeza que, se eu tivesse escrito que lhe ia à cona já não lia o resto do texto. E assim continua a ler e aumenta a probabilidade de clicar em publicidade e eu ganhar dinheiro com o adsense. Compreendeu agora os mecanismos inextrincavelmente complicados pelos quais opera a evolução humana?

De certeza que já deve estar a pensar quando é que eu irei vencer o Nobel da medicina. Devo dizer que essas coisas são muito fúteis para mim. Não quero saber de prémios nem do dinheiro milionário dos prémios. Não procuro fama nem prestígio. Eu só me preocupo com a procura da verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário