domingo, 20 de junho de 2010

Abertura de espírito e ausência de razão

Não raramente os cépticos são acusados de não terem abertura de espírito. Se um céptico não acredita que existe uma qualquer energia, dos planetas, que influencia o comportamento do ser humano é porque não tem abertura de espírito.

Se o céptico não acredita numa qualquer energia que circula no corpo e que não pode ser medida, com a a tecnologia actual, mas pode ser aprendida a sentir-se em qualquer workshop de fim de semana então é porque não tem abertura de espírito. As mesmas acusações são feitas quando se atacam coisas como a leitura das cartas, milagres religiosos, água com memória ou qualquer outro disparate.

Pedir provas de que funciona e pedir provas que sustentem a explicação dos fenómenos são, para muitas pessoas, uma demonstração de falta de abertura de espírito. Para muitos crentes (seja na religião ou em tretas new age) não aceitar sem questionamento é uma falta de abertura de espírito.

O problema de muitas pessoas é confundirem abertura de espírito com ausência de razão. Coisas como astrologia, homeopatia, canais energéticos no corpo, auras e tudo o mais são patetices pegadas. Afirmar isto não significa que eu não as possa considerar verdadeiras como uma hipótese de estudo.

Significa, unicamente, que mesmo “abrindo o meu espírito” para estas hipóteses não vou deixar de as questionar. Vamos supor que a água tem memória. Várias questões são possíveis: existem provas que a água tenha memória? Quais os mecanismos que explicam a memória da água? Se a água tem memória porque é que existem comprimidos homeopáticos sem qualquer conteúdo de água? Abrir o espírito à possibilidade da água ter memória não significa deixar de pensar.

Se repararem qualquer céptico quando aborda estas questões tem de o fazer numa perspectiva “Será que funciona?”. Isto é abertura de espírito. Os não cépticos abordam a questão pelo prisma “funciona. Que bonito!”. Isto não é abertura de espírito e pura ausência de razão.

Se existe uma área que seja obrigada a ter abertura de espírito, essa área é a ciência. Dificilmente sem abertura de espírito se conseguiria ter chegado à teoria heliocêntrica, à evolução, à teoria da gravitação, à teoria do Big Bang, a uma teoria da luz onda-corpúsculo, ao electromagnetismo e à força electrofraca, ao universo inflacionário de Alan Guth ou ao mecanismo de circulação de sangue no corpo humano, etc…

Mas estas teorias e muitos dos factos do mundo de hoje não existem somente porque as pessoas tiveram abertura de espírito. Existem também porque essa abertura de espírito não implica a ausência da razão. Essas teorias e factos existem porque os cientistas pensaram sobre elas, provaram que existem e explicaram como funcionam.

A única coisa que os proponentes dos movimentos new age com as suas energias ou religiosos com as suas crenças em entidades divinas nos pedem para fazer é para eliminarmos essa razão, essa capacidade de pensar. Aceitar as suas afirmações sem o mínimo de cepticismo, sem questionar as suas premissas ou os seus dogmas. Mas isto não é abertura de espírito. É ausência de razão. É fundamentalismo.

4 comentários:

  1. Alô Advogado:Concordo e discordo:
    às vezes "a prova" só reforça nossas convicções.
    O "juízo" que fazemos de tal ou qual coisa só nos é possível no contexto experiencial de nossas próprias vidas.
    Por exemplo:
    Drogas são "venenos" ou "remédios?"
    -Para quem as usa, podem ser os dois.
    -Para quem não as usa, não são nem um nem outro.
    Mas nem por isso deixam de ser drogas, ou seja:
    Sabemos por A+B que "SÃO" pelos efeitos(provas).
    Mesmo que a mim não me causem nenhum efeito,pelo (não uso) nem bom nem mau, não negarei sua existência real para outros que as consomem.
    Veja Advogado, a Luz não é igual para todos e mesmo assim a maioria "acha"ou "acredita" que a luz só se constitui em sete frequências que se traduzem no arco-íris. Os fótons carregam consigo muito mais (frequências) do que o simples arco-iris e mesmo assim muitos não acreditam que tudo sai do Sol(uma estrela sem pontas) (Quem disse que estrela tem pontas?

    Não o posso provar para si, pessoalmente mas posso lhe dizer que raios X, raios Gama, raios ultravioleta e infravermelhos e outros raios existem, porque já os detectamos.
    Os olhos só vêem o que "podem" e não o que querem ver!!!
    Com certeza o Advogado "VÊ" muito mais do que muitos que usam "um (telescópio)diretamente no lóbulo occipital" e mesmo assim continuam ceguinhos.
    Uma ressalva: Cuidado para quem direcionar seus "lasers", pode deixá-lo como aquele gatinho, que fica atrás do pontinho de luz.
    http://www.youtube.com/watch?v=v8osNACptjs

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Não compreendo como a tua resposta pode negar o que escrevi no texto.
    É claro que me podes provar que existem raios X ou raios gama. A existência da radiação electromagnética não é uma questão de se querer acreditar nela. É uma questão de se provar que existe. E como tu dizes "já os detectamos".
    Não compreendi onde pretendias ir com o exemplo das drogas. A questão do texto é se a abertura de espírito é a mesma coisa que ausência de razão ou não. Tem a ver com críticas, que considero injustas e erradas, relativamente ao método de pensamento céptico.
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Alô Advogado,
    longe de mim negar o que escreveu, talvez com a costumeira "pressa" não expus minha opinião como deveria, desculpe-me e por favor não não me mande visitar seu cliente...eheheh
    Eu sempre penso que pedir provas sobre determinada coisa não é ser "desconfiado", mas sim "exato", apesar de quem usa a fé achar que a prova perante dogmas religiosos ou outros "hábitos tradicionais" são irrelevantes, pois como cegos poderiam enxergar mesmo que lhe iluminassem o caminho? Entende?
    O que "apenas" discordo é que todos os "mistérios" do universo estejam já "identificados pela razão" e que sejam já perfeitamente explicados pela Ciência. Neste ponto somos limitados, mas também não é o caso de "abduzir" os "papais natais" das crianças, afinal quem (nas suas cabecinhas inocentes) lhes dariam os presentes? sacou?
    O problema de nós cultivarmos a razão para uso próprio é que estamos lógicamente optando por não alimentar o poderio de sistemas que devido aos pensadores estão "falindo" e a todo custo desviam-se para outras formas de "pensar" como o Advogado citou as tais "new age" "abertura de espírito" e outros rótulos mais.
    A questão fundamental não são nem as doutrinas mas a captação de recursos de um modo ou de outro, tipo:
    "Se não digere o catolicismo que tal o protestantismo?" e tome lá 10% do que ganho!
    "Se nem o protestantismo, nem o catolicismo que tal o islamismo, ou o Budismo, etc e por ai vai..."
    O cardápio é extenso e o apetite do povo é voraz.
    A razão passa longe e quem "pensa" hoje em dia é visto como um desajustado social.
    ESTE É O MUNDO EM QUE VIVEMOS ADVOGADO.
    O exemplo das drogas foi apenas para fazer um paralelo com as (atuais?)religiões:
    Para uns são imprescindíveis, já para outros são totalmente supérfluas,ou seja:
    Para mim (que não preciso)não funcionam, mas já para muitos as ladainhas são um santo remédio!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas Spacy
    Concordamos em tudo.
    Também não afirmo que os segredos do universo estão todos descobertos. Muito longe disso.
    Não acredito é que os mesmos se desvendem com o pensamento tipicamente religioso que nunca leva a lado nenhum. hehehehe

    ResponderEliminar