sexta-feira, 18 de junho de 2010

O dilema da Alexandra Solnado

Ao escrever o texto sobre o 5º argumento de William Lane Craig a favor da existência de Deus acabei por usar a Alexandra Solnado como exemplo. Isto levou-me num “voo sensitivo” pela net até encontrar o seu site.

Acabei numa página que mencionava os sintomas dos problemas espirituais[i]. A autora parece confundir sintomas com doenças. Ignorância científica é algo comum naqueles que muito ouvem a Cristo. Para a autora entre os sintomas de problemas espirituais encontram-se depressões, doenças psicossomáticas, doenças gerais (?), doenças psíquicas, etc…

Entre estas doenças, designadas pela vidência da autora como sintomas, fica-me na ideia doenças gerais. O que será que isto quer dizer? Significará qualquer doença? Um paciente com tuberculose ou uma simples gripe tem no fundo é um problema espiritual? O sintoma de “doenças físicas” parece indicar que sim.

Entre todos estes novos sintomas da medicina espiritual saltou à vista um deles. Para a Alexandra Solnado “ouvir vozes” é um sintoma de problemas espirituais. Agora fiquei curioso porque efectivamente é isso que ela afirma ser capaz de fazer: ouvir a voz de Cristo.

Então ouvir a voz de Cristo é um sinal de um problema espiritual. Significa isto que ouvir Cristo é uma manifestação patológica de uma doença espiritual? E que doença espiritual será essa? Cristalite auditiva?

O outro problema para a Alexandra é este: se ouvir vozes é sinal de doença espiritual ela está a dizer que sofre de uma doença espiritual. E qual é a cura? Deixar de ouvir vozes. Mas deixar de ouvir vozes seria o fim da sua fonte de rentabilidade. Ninguêm iria ler “como me curei da Cristalite auditiva”.

Por outro lado a Alexandra Solnado deu numa de fazer curas espirituais. Se ela não se consegue tratar a si mesma como espera tratar as doenças espirituais dos outros? Curiosmaente nos cursos de curas espirituais ela ensina os seus alunos a ouvirem Cristo. Ou seja, ela deixa os alunos doentes com problemas espirituais.

De uma médica espiritual chegamos à conclusão que a Alexandra é um vírus espiritual que, com promessas de cura, adoece os seus alunos. Mas atenção: é um vírus que vende muitos livros. Ser um doente espiritual tem as suas vantagens.

NOTAS FINAIS


[i] http://www.alexandrasolnado.com/index.php?location=14&lang=pt

3 comentários:

  1. guáguáguá
    épá v. é mesmo mauzinho!...

    ResponderEliminar
  2. «Será um pássaro? Será um avião? Não! É o Eu superior da Alexandra Solnado a regressar do Céu depois de mais uma tertúlia com o JC» xD

    Gosto particularmente da forma como ela junta religião old age (vulgo cristianismo) com mitologia new age. O que torna tudo isto numa treta de contornos muito interessantes. Já tinha falado dela há dois anos atrás no meu blog.

    Mas é sempre triste ver pessoas deixarem-se levar pelo pensamento mágico e entregarem grandes somas de dinheiro a este tipo de gente. Deus, o criador todo o poderoso do Universo, aparentemente é incapaz de criar dinheiro, Deus precisa sempre de mais dinheiro. Quer ela seja uma aldrabona, ou acredite realmente falar com o JC, não faz qualquer diferença no impacto negativo que isso terá na vida das pessoas que acreditarem nela. Mas mesmo assim ela nem é a pior, a Rhonda Byrne que escrever o famoso "O Segredo" chega mesmo a sugerir, através de testemunhos anedóticos, que as pessoas deixem os tratamentos médicos contra o cancro e se dediquem a pensar positivo. É assustador estas pessoas não serem chamadas à responsabilidade, e terem sempre acesso a publicidade gratuita dos média.

    Deixo ficar um vídeo engraçado dos Gato Fedorento que goza com Alexandra: http://www.youtube.com/watch?v=10M4cy-h-lI

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Esse último video está excelente. Até vou incorporá-lo num outro texto que estou a escrever. hehehehe
    A Alexandra Solnado também deu a entender que ela cura males que a medicina não consegue. Enfim, palhaçadas.

    ResponderEliminar