sábado, 11 de julho de 2009

Desabafos de um ex(?) fumador

4 horas da manhã do dia 11/07. Estou quase a acabar mais uma sexta maluca no Blues café. Fumo um último cigarro… e quem me dera que fosse o último dos últimos. Que nunca mais pegasse naquela merda que nos consome a vitalidade enquanto que nos convence que estamos bem melhor assim.

Eu já não me convenço. Já tinha ficado 1 ano inteiro sem fumar e depois fiquei agarrado, novamente. Para que é que eu voltei a fumar? 1 ano sem fumar, 1 ano a fumar somente quando saia à noite e 2 anos a fumar 1 maço de tabaco por dia. E agora ali estava eu a fumar um dos últimos 5 cigarros do maço.

Mas já não é a mesma coisa. Agora fumo porque preciso, porque o meu corpo parece uma criancinha que não aprende nunca o que lhe faz bem ou mal e decide fazer uma birrinha quando não tem o que deseja. Mas até o meu corpo começa a rejeitar alguns do efeitos do tabaco.

Quando fumo um cigarro e estou há um tempo sem comer começo a sentir enjoos e vómitos. Fico com uma necessidade enorme de bocejar, como se o ar que eu respiro não fosse suficiente, mas não consigo bocejar porque mal começo e surge a sensação de vómito. E tudo isto por causa do tabaco. Até quando lavo os dentes começo a sentir essa sensação de vómito. Se calhar é altura de parar. Faz algum tempo que venho a pensar nisto

Retiro o maço com os últimos 4 cigarros e deixo-o em cima da mesa. Dou as últimas passas no meu cigarro e começo a discutir com a minha dependência.

“Se calhar devia mandar tudo isto fora!”

“4 cigarros é dinheiro. Se calhar deveria fumar os 4 amanhã e quando não tivesse nenhum deixava de fumar.”

“se eu fizer isso nunca vou deixar de fumar. Se eu quero deixar de fumar tem de ser já. Tenho de tomar uma atitude e manter-me fiel, custe o que custar. Tenho de agarra o touro pelos cornos e deixá-lo submisso.”

“O melhor é fazer isso noutra altura. Agora é fim de semana. Ainda vais sair mais vezes o que dá vontade de fumar. Tens trabalho o que gera stresse e aumenta a necessidade de fumar. É melhor não deixares de fumar já.”

Enquanto discuto comigo mesmo começo a olhar para o maço em cima da mesa. Olho para os cigarros no seu interior. Fecho a tampa do maço de cigarros e começo a espreme-lo com força e a esmagar os cigarros no seu interior.

“tenho de me focar na sensação de vómito. Se eu me sentir doente não pego nos cigarros”.

Esmago os cigarros e vou para casa. Sim, agora estou decidido a segurar o touro pelos cornos. Se o meu corpo se comporta como uma criancinha que faz birra quando não tem o que quer eu tenho de me comportar como o educador que impõe respeito à criança. Estou confiante que consigo deixar de fumar, que consegui encontrar aquele estado de espírito certo para não voltar a pegar nesse veneno, tão cedo. Mas será que o estado de espírito de vai manter por muito tempo?

COMENTÁRIOS

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-11 16:11:40
Sábado
Acordei bem e confiante com o meu novo estado de espírito para deixar de fumar.
Decidi não ir sair há noite porque ainda não tenho controle suficiente para estar afastado do cigarro. Vou só ao cinema com uma amiga. Vou controlar as horas para não estarmos à espera do filme e não vamos ao café.

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-12 00:13:33
Sábado à noite
parece que os meus pulmões e o coração andam de um lado para o outro como se estivessem há procura de algo.
Sinto a garganta vazia como se precisasse do fumo do tabaco. Sinto muita agitação no peito e garganta apesar de não ter palpitações.

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-12 18:15:00
Domingo
Está a ser dificil. Já começo a pensar: só um cigarro e acabava com esta ansiedade. Se consegui até agora vou continuar sem tabaco.
Continuo a sentir uma grande agitação no peito. Não consigo trabalhar quase nada. Consigo escrever durante 10 minutos e mais nada. Depois tenho de parar e fazer outra coisa qualquer.

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-13 12:17:12
Segunda de manhã
estou a ficar F.... Tenho de fazer um trabalho de investigação de fim de curso. O prazo é 20 de julho,. Tenho tudo delineado mas nem consigo concentrar-me. Comecei a escrever e a fazer investigação e deu-me vontade imediata e forte de fumar.
Quando queria trabalhar com mais concentração ia para o café, bebia coca-cola e fumava. Agora não posso beber coca-cola porque me faz sentir mais falat do tabaco. Além disso tenho medo de sair de casa. Se encontro alguma amigo fumador ou se vejo alguêm a fumar não acho que consiga resistir.


ADVOGADO DO DIABO
2009-07-13 12:56:52
Estou farto de comer gelados. Estive a ver alguns mails e estou mais calmo. Agora não sinto tanto a falta do tabaco. Vou aproveitar para trabalhar amis um pouco. Ando sempre com sensação de estômago vazio.


ADVOGADO DO DIABO
2009-07-13 13:58:42
APETECE-ME FUMAR UM CIGARRO. PARECE QUE O MEU PEITO VAI EXPLODIR. TENHO UMA P... DE UMA VOZINHA NA CABEÇA A GRITAR..."VAI COMPRAR TABACO E TUDO ISTO ACABA".

M
2009-07-13 15:02:35
Força aí rapaz!

Não te deixes levar pela criancinha, educa-a. E para educar é preciso ser severo tb.

Break a leg.

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-13 16:56:03
obrigado. lol A criancinha tem chateado mas até ao momento tem sido possivel controlá-la. Agora vou fazer um pouco de boxe. O exercício físico ajuda a distrair a dependência psicológica e aumenta a auto-estima e a confiança.
Sinto que uma parte de mim começa a fraquejar e a pensar como aquela vozinha chata "fuma e os problemas desaparecem".
Por enquanto vou mandar essa vozinha para a...... e esperar mais um dia sem nicotina.

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-13 22:47:16
Chegou ao fim mais um dia. Fui treinar para ajudar a desanuviar. Foi a 2ª vez que sai de casa mas sem ficar muito tempo na rua. Depois do treino, um banho de água fria e um bom jantar para ajudar a recuperar. Apetece-me um cigarro mas não vou fumar. Vou dormir e amanhã festetjo o fim do 3º dia sem nicotina.
Amanha~vou ter de sair de casa para dar consultas e treinar. Não estou muito preocupado. Acho que consigo controlar. Os próximos dias vão ser mais complicados.

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-14 09:44:22
Já vou a caminho do 4º dia consecutivo sem fumar. Hoje a vontade de fumar não é tão forte. mas está presente.
Já agora, para quem quer deixar de fumar, deixo aqui alguns conselhos dietéticos:
1 - evitar cafés, coca-colas ou outros lacticinios
2 - comer batata frita, bolacha de manteiga e muitos gelados
3 - chocolate faz borbulhas. Mas o gelado de chocolate já não faz mal. lol

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-15 09:14:02
$ dias sem fumar e a caminho do 5º dia. Ontem entrei eem contacto com fumadores 2 vezes e aguentei bem. Pensei que fosse um suplicio mas não. Da segunda vez, parecia um cão de pavlov: só sentia o estômago vazio e babava-me. Realmente patético.
Depois do treino do boxe, durante a noite, foi mais dificil aguentar sem fumar, mas consegui.
Hoje vou ter novos testes. Pela primeira vez vou à escola onde dou aulas. Vamos ver como me dou. Neste momento só penso numa coisa: EU MANDO NO MEU CORPO, NÃO SÃO OS MEUS VÍCIOS QUE MANDAM EM MIM.

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-15 13:56:41
Sinto-me particularmente irritado, neste momento. Estou irritado e agitado. Fico mais agotado e irritado com alguns pensamentos mais agressivos que agora não páram de surgir. Com isto sinto mais dificuldade em não fumar. Talvez possa tentar reconduzir esta irritabilidade contra o vício do cigarro. Mas hoje à tarde está dificil. Estou com receio de mais logo quando tiver de sair de casa.

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-15 13:58:58
bolachas de manteiga ajudam a acalmar. lol

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-16 01:45:00
Ainda sem fumar e passando por 2 provações. Consegui ficar perto de amigos que fumavam e eu não hesitei. Estou decidido a deixar de fumar. Mas tenho de admitir que a vontade é forte e agora se alia a uma certa nostalgia provocada pela saudade do fumo do tabaco.
PS: os gelados estão a acabar. Lol

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-16 22:16:54
Hoje tive de ir à escola fazer vigilância de exames. Antes disso tive uma reunião com os directores. Estive perto de fumadores e não fumei. Sinto necessidade de fumar e por isso hoje não vou à discoteca. Vou ver um cinema e vou dormir.
Amanhã tenho treino do boxe. Sinto-me mais vivo, com mais vigor. E já poupei perto de 20 euros em tabaco.
EU CONTROLO AS NECESSIDADES DO MEU CORPO. OS MEUS VÍCIOS NÃO ME CONTROLAM A MIM.

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-18 15:25:20
Faz uma semana que não fumo. Hoje tive de sair em trabalho e estive com amigos fumadores. Por vezes sinto vontade: uma mistura de necessidade e nostalgia. A ver se deixo de fumar de vez. Seria bom. Tenho treinado boxe e sinto-me cada vez mais forte e rápido. Sabe bem treinar e não fumar.

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-18 21:11:09
Apetece-me fumar um cigarro. ESTÁ-ME MESMO A APETECER. Mas não vou fumar. Aguento estes momentos. Fico em casa a encharcar-me de batatas fritas e bolachas de manteiga. Este fim de semana não saiu há noite porque ainda não me sinto preparado para enfrentar a discoteca, um local onde, por lógica, me empaturro de nicotina.

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-18 21:25:38
EU MANDO NO MEU CORPO. A MINHA MENTE É FORTE. NÃO FUMO. NÃO VOU FUMAR. OS MEUS VÍCIOS NÃO ME CONTROLAM A MIM. NÃO FUMO, NÃO FUMO, NÃO FUMO.

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-21 08:58:32
Continuo sem fumar. Ontem passei grande parte do dia fora de casa junto com fumadores e aguentei bem. Ao fim do dia foi mais difícil mas passei bem sem o cigarro.
No domingo hà noite fiquei com uma vontade de fumar que me deixou bastante chateado. Sabem aquelas dores que não são insuportáveis mas estando sempre presentes acabam por ser desesperantes? Foi mais ou menos assim o meu domingo há noite. Mas não fumei e não vou fumar.

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-21 15:58:29
Preciso de desabafar. neste momento está-me mesmo a apetecer um cigarro. Gostava mesmo de sentir aquele travo de morte prolongada a sufocar a minha gargana. É mesmo caso para dizer: Foda-se.
Mas uma coisa é certa. NÃO VOU FUMAR.

ADVOGADO DO DIABO
2009-07-24 15:12:06
Tive um sonho um bocado parvo. Sonhei que começava a fumar um cigarro e depois me lembrava que afinal já tinha deixado de fumar e não podia voltar a fumar. Ficava mesmo preocupado. Depois não sei se acordado ou a dormir ficava a pensar, muito ansioso, se só tinha sonhado ou se tinha mesmo dado uma passa no cigarro. Já me aconteceu 2 vezes. Vá lá, da última vez que deixei de fumar até pesadelos tive. Desta vez não está a ser tão mau. lol
Continuo sem fumar... 1 dia de cada vez.


ADVOGADO DO DIABO
2009-07-27 15:20:36
Tem-me apetecido fumar e neste momento essa vontade está um bocado forte. Já vão mais de 2 semanas sem fumar. Vou-me manter assim.

ADVOGADO DO DIABO
2009-08-02 01:58:13
3 semanas sem fumar. Este fds também fico em casa. Ainda não estou pronto para ir até à discoteca o que é irónico, uma vez que deixei de fumar numa. lol
Esta semana comecei a ter aqueles pensamentos enganadores: "agora já aguento ficar sem fumar, portanto, fumar um cigarro com os amigos não tem problema!" Este é um dos piores pensamentos que posso ter.

ADVOGADO DO DIABO
2009-08-06 17:33:27
Este Sábado vou fazer 1 mês sem fumar. Estupidamente ainda sinto necessidade do cigarro. Em princípio vou passar o fds fora e tenho medo de fumar. Vamos ver como corre.

ADVOGADO DO DIABO
2009-08-09 12:17:11
Fez ontem 1 mês sem fumar. Aquele que poderia ter sido um dia de festa foi um pesadelo. Fiz uma viagem de comboio e vim ver a minha casa do norte após ser reconstruída. Andei com vontade de fumar a tarde e a noite toda. Houve alturas há tarde em que pensei seriamente comprar um maço de tabaco para fumar um cigarro. No comboio tive necessidade de fumar porque me lembrava das vezes que andava de comboio e fumava. Há noite essa vontade foi insuportável. Pensei em ir beber uma coca-cola na vila e fumar um cigarro.
Fui visitar uns amigos e acabei por me distrair com outras actvidades: tiros de pressão de ar, arco e flecha, basquetebol e raquetes com pena. Um deles ainda fumou um cigarro mas consegui aguentar sem fumar. O exercício físico das raquetes ajudou-me a ultrapassar essa vontade.
Hoje estou mais calmo mas a mudança de ambientes - de um ambiente controlado para outro que a minha força de vontade ainda não domina totalmente - enfraqueceu a minha independência do vício. Vamos ver o que acontece até ao final do dia.

ADVOGADO DO DIABO
2009-08-10 12:20:17
Passei a tarde de Domingo em família. Um dos meus primos desafiou-me para fumar mas eu controlei a vontade. Há noite estive com um amigo fumador e acabei por fumar um cigarro. A seguir apeteceu-me outro mas eu decidi não fumar. Devo admitir que me soube mesmo bem mas agora té problemas de consciência tenho em escrever que fumei um cigarro.
Sinto que desperdicei um mês todo e agora tenho de começar de novo. Já não posso dizer que estava há 1 mês sem fumar. Sei que não é num mês que se deixa de fumar mas eu vou deixar. Espero poder aqui escrever que estou há 1, 2 e 3 anos sem fumar. Curiosamente o facto de ter fumado este cigarro alertou-mer ainda mais para a necessidade de não fumar. Amanhã volto para Lisboa onde a minha rotina me permite controlar mais facilmente a vontede de fumar. A alteração de ambiente social controlado para um novo, ainda não controlado, tem um grande impacto na necessidade de fumar.

XERINGADOR
2009-08-13 10:21:28
Meu caro advogadododiabo, estive a ler a tua luta contra o tabaco e gostei do que vi.O facto de estares sem escrever há quatro dias significará que recomeçaste a fumar? Se assim foi, nada está perdido. Volta a começar a tua luta e aproveita a aprendizagem do processo anterior. Em cada tentativa entras com tudo o que és e que viveste. Neste momento, após duas tentativas falhadas, estás mais forte e melhor apetrechado para vencer. Quem to diz é alguém que te entende perfeitamente, que passou muitos anos como fumador e completa dois anos e meio sem fumar dentro de dois a três dias.
Volta à luta e boa sorte, tens tudo para vencer. Se voltares a cair, volta a levantar-te e recomeça de novo, tu vales a pena. A força e a grandeza de um homem não se mede pelos seus sucessos mas sim pela coragem de se voltar a levantar depois de ter caído. E lembra-te: deixar de fumar é o melhor que podes fazer pela tua felicidade.

ADVOGADO DO DIABO
2009-08-13 19:30:19
Xeringador, obrigado pelas tuas palavras de incentivo. Eu não voltei a escrever porque tenho aproveitado o tempo a estudar alguns livros para escrever mais textos sobre religião, problemas sociais (combate à pobreza, prostituição) para o blogue. Mas tenho pensado no cigarro que fumei.
As boas noticias é que já vou no quarto dia sem fumar. Fumei aquele cigarro e não voltei a fumar. Tenho uma certa pena de dizer quarto dia, uma vez que quando fumei já tinha mais de 1 mês sem pegar no cigarro.
Senti necessidade de voltar a fumar mas tenho controlado e agora fico em casa a analisar assuntos para escrever para o blogue (há que aproveitar as férias para fazer alguma investigação para textos mais sérios, lol).
Há 2 dias falava com uma amiga sobre o cigarro que fumei e comecei a salivar como me aconteceia há umas semanas. Mas não voltei a fumar. O espírito está cá. Sinto, no entanto, que preciso de lidar com diferentes ambientes sociais de forma a controlar a minha vontade em situações inesperadas. Esse é ainda o meu grande problema, por isso não vou sair há noite. lolololololololololol
Mais uma vez gostaria de te agradecer pelas palavras de apoio
abraço

XERINGADOR
2009-08-13 20:30:06
Meu caro advogadododiabo, se fumaste um cigarro apenas, podes, sem faltar à verdade, dizer que estás há um mês sem fumar. Fumar esse cigarro não alterou, em nada, o ciclo de desmame em que te encontravas. Foi apenas um recordar do velho hábito, as restrições ao consumo e as regras de autocontrolo que te impuseste continuaram em vigor. Do ponto de vista da estratégia para parar de fumar, é preferível considerar esse cigarro como um teste "em prole da ciência". Objectivamente foi apenas uma escorregadela sem consequências que nem sequer te fez vacilar no teu propósito.


P.S. Desculpa a observação: escreves muito bem e os teus textos são de agradável leitura mas podes melhorar se acabares com a gralha frequente de escrever "há" em vez de "à"

ADVOGADO DO DIABO
2009-08-13 22:58:54
lololol e foi só essa gralha que encontraste? Eu escrevo muito rápido e na maior parte das vezes fico mais preocupado com a ideia em si do que com a qualidade do português. lololol Mas quando encontrares um texto com erros escreve nos comentários para eu alterar. lolololololol
Quanto ao cigarro acho que me ajudou a combater a necessidade de fumar quando me encontro perto de alguns amigos fumadores. Mas tenho de admitir que me senti mal em escrever sobre isso. Parece que traí as esperanças dos leitores que me vinham a acompanhar. lololololol
Mas estou convencido que consigo deixar de fumar de vez. Vamos ver.

ADVOGADO DO DIABO
2009-08-16 15:04:17
Uma semana desde que fumei o cigarro maldito e saboroso. lolololol Por maldição deu-me uma vontade de fumar danada depois de almoço. Agora já passou.


ADVOGADO DO DIABO
2009-08-23 23:30:44
Resumo da segunda semana:
segunda e terça fui à praia. Foi a primeira vez, desde há muito tempo, que estive na praia sem fumar um cigarro. Vi fumadores e, de vez em quanto, apeteceu-me cravar um cigarro. Pensei: "não é necessidade verdadeira, nem vale a pena pensar nisso!" Não fumei.
Na quarta fui almoçar com um amigo. Ele fuma ocasionalmente e como sabe que eu agora não tenho tabaco comigo comprou um maço de tabaco para ele. Depois de almoço fumei um cigarro com ele. ! semana e meia depois do meu último cigarro. Não fumei mais quarta, quinta, sexta e sábado.
Surgiu a vontade que controlei, fui à praia na sexta e também não fumei. No Sábado após dar umas consultas falei com um amigo fumador e deu-me uma vontade enorme de fumar. Acabei por não lhe pedir um cigarro porque ele não tinha na mão - provavelmente no bolso do casaco -. se u visse o maço de cigarros, provavelmente, iria fumar um cigarro. Mas não fumei.
Domingo eram 3 da manhã quando decidi à última da hora ir até à discoteca. Já não saia à noite fazia 1 mês e meio. Os primeiros 10 minutos dentro da discoteca foram insuportáveis. Tive de fumar um cigarro. Depois disso apareceu a vontade mas foi facilmente controlável.
Estive demasiado tempo escondido e agora tenho dificuldade em controlar a dependência numa série de circunstâncias. 2 cigarros numa semana não é bom sinal. Vou continuar a fazer a minha vida normalmente; por um lado sinto que o cigarro da discoteca foi semelhante ao cigarro que fumei nas férias: ajudou a controlar posteriormente a necessidade do mesmo. Será que agora consigo controlar a vontade de fumar na discoteca? E se for apanhado desprevenido por um amigo fumador?
Apesar da necessidade de fumar um cigarro não ser tão grande quanto era inicialmente sinto que a força para deixar de fumar também se está a desvanecer: encontro-me no limbo em que a vontade de fumar e a força para deixar de fumar se nivelam. O ambiente controlado ajuda-me a dar vantagem à força para deixar de fumar.

XERINGADOR
2009-08-28 23:19:18
Meu caro advogado do Diabo, vi o teu último post quando me encontrava no estrangeiro e bastante limitado no acesso à internet, como tal, não respondi. Faço-o agora para te dizer que estou a torcer por ti e para te comunicar a minha convicção de que vais mesmo deixar o tabaco. Só precisas de decidir que o tabaco não é opção. A partir daí, com a tua mente a ajudar no processo, serás um vencedor. Louvo a tua força de vontade mas penso que ao basearmos a nossa estratégia na força de vontade, corremos o risco de ser mal sucedidos se aquela se acabar ou estiver fragilizada. Controlar a vontade de fumar é uma questão de atitude que depende sempre do que se passar na nossa cabeça. A nossa intelectualidade determina toda a nossa vida, inclusive a forma como nos entregamos a exageros e até as suas consequências, mais ou menos graves. Há pelo menos um estudo divulgado que demonstra que o tabaco traz mais malefícios para os pobres do que para os ricos. A ser verdadeira esta teoria, só podemos dizer que é a atitude mental que faz a diferença porque, no que respeita ao ADN não há diferenças entre ricos e pobres. A atitude mental tem consequências na nossa componente somática e não só a este nível. Tb está demonstrado que existe uma forte correlação de sinal positivo entre a inteligência dos atletas e a magnitude dos efeitos de um processo de treino a que foram submetidos. E note-se que não se tratava de melhorias a nível cognitivo de aprendizagem de técnicas desportivas onde a inteligência teria um papel predominante. Mesmo na melhoria das qualidades orgânicas e musculares a inteligência favorecia a obtenção mais rápida dos resultados procurados.
Um estudo sobre a sobrevivência em campos de prisioneiros que estiveram em cativeiro durante a II Grande Guerra trouxe tb resultados surpreendentes a confirmar a importância da formação académica e da inteligência. À partida, havia a ideia pré-concebida que os soldados de origens mais humildes, na sua maioria habituados, desde sempre, a condições mais semelhantes às do cativeiro, estariam mais bem preparados para subsistir nestas condições. Constatou-se exactamente o contrário: que os soldados com mais habilitações académicas foram tb os que apresentaram as melhores taxas de sobrevivência, resistindo aos rigores da prisão.
Ou seja, a nossa cabeça é, sem dúvida determinante em tudo. Até mesmo no sucesso e nas conquistas de todos os géneros que fazemos ao longo da vida, o mais difícil é meter a ideia na nossa cabeça, a partir daí não há obstáculos que nos consigam deter, é sempre em frente.
Felicidades para a tua luta.

ADVOGADO DO DIABO
2009-08-29 14:55:27
Boas Xeringador. Obrigado pelo apoio. Espero que a viagem pelo estrangeiro tenha corrido bem. Até posso dizer que vontade de fumar é facilmente controlada durante o dia a dia. Não voltei a fumar desde o Sábado passado. E além da força de vontade - que fraqueja neste momento - tenho tentado arranjar outros argumentos como o dinheiro que já poupei: 150 euros em mês e meio. Como estou a pensar abrir um negócio na net e pedir um empréstimo tenho-me mentalizado que o dinheiro do tabaco vai servir para pagar esse empréstimo. lol
Relativamente aos estudos que mencionaste achei-os muito interessantes. Sei que os níveis de formação são importantes no dia a dia: por exemplo, as ONG que trabalham em África preferem dar dinheiro às mães com formação do que aos pais. Também se notou que hábitos como os do tabaco são mais frequentes em classes socio-económicas mais baixas e, consequentemente, academicamente mais pobres. No entanto achei muito curioso os resultados obtidos nos campos de concentração. É que de acordo com o que sei sobre os GULAG (campos de prisioneiros soviéticos) o que se passava era exactamente o contrário. Os mais ricos e menos habituados à rigidez da pobreza e à violência eram aqueles que se davam pior. A coisa só melhorou um pouco para eles após a 2ª guerra mundial, uma vez que já vinham calejados da frente de batalha. lol De qualquer forma aconselho-te o livro GULAG Uma História de Anne Applebaum que venceu o pultizer em 2004.
Se possuis esse tipo de informação e gostas de vir ao advocatuadiabolo só podes ser mesmo muito inteligente e culto. lolololololol Acredito que vás gostar do livro.
Quanto ao tabaco tenho mesmo o problema de conseguir vencer ambientes mais selectos onde a vontade aparece muito intensa. No dia a dia, em casa ou na clínica consigo controlar a vontade muito bem. Falta-me a última fronteira. lololol

ADVOGADO DO DIABO
2009-08-30 15:27:54
Excelentes noticias.Ontem fui até ao café para ver o inter.milan. A caminho tentava mentalizar-me para não fumar. Acabei por perder a primeira parte do jogo - que não passaram - mas, tal como o Mourinho, tive uma grande vitória. Aguentei perto de 45 minutos, no meio de fumadores e de um meio ambiente que me incentiva a fumar. Alturas houve em que me vi a pedir um cigarro a um amigo que lá estava. Mantive-me quieto. Sem fumar um cigarro há 1 semana e a aguentar locais menos agradáveis. Achei melhor, contudo, não sair à noite.



ADVOGADO DO DIABO
2009-09-07 17:52:47
que merda de dias.
Sábado fez 2 meses que iniciei esta luta. Já poupei 200 euros mas fumei bastante nestes últimos dias.
Na sexta fumei 1 ciagrro com um amigo e no Sábado, num almoço com amigos, fumei 2 cigarros. No Domingo não fumei. Em 2 meses fumei 7 cigarros o que dá uma média aproximada de 1 cigarro por semana.
No Domingo não fumei porque fiquei fechado em casa. Ando a estudar e estou com um stresse enorme. Hoje tive um exame que me correu bastante mal e amanhã vou ter outro exame para o qual não tenho cabeça já para estudar. São as 2 últimas cadeiras do curso. Para agravar hoje, antes do exame, fumei 2 cigarros. Ajudou a acalmar mas nem por isso ajudou a pssar o exame que, quase de certeza, vai ser negativo.
Em 4 dias fumei 5 cigarros: isto não é de fumador. Aguento bem sozinho em casa, mas com este stresse quando estou com pessoal que fuma fico apanhadinho. Amanhã é mais um enterro. Depois disso volto ao boxe que muito me ajuda a melhorar os indices físicos e a auto-estima que por seu lado dá a sua contribuição nesta luta.
Não quero voltar a fumar novamente... já poupei 200 euros e devo agarrar-me a isso. Vamos lá estudar mais um pouco.

ADVOGADO DO DIABO
2009-09-07 21:02:13
Preciso de desabafar: o stresse destes últimos dias deve-se a 2 exames de fim de curso. O exame que fiz hoje correu-me mal pra C#########. Estudei perto de 80% da matéria que havia para estudar. Literalmente sabia aquilo quase tudo. No teste, em 14 perguntas, 9,5 delas eram dos 20% da matéria que não estudei. É caso para dizer: FODA-SE.
Até já sei o resultado do teste: 7.5 valores o que é bastante bom para quem só respondeu a 4.5 perguntas. As boas noticias é que o meu professor decidiu dar nova possibilidade para a semana e disponibilizou-se esta semana para tirar dúvidas. Com as poucas consultas que tenho para dar, por enquanto, tenho tempo.
Amanhã tenho outro exame. A diferença é que não gosto nada desta matéria. Não tenho pachorra para a estudar. Curiosamente, depois da noticia, senti alivio e vontade de fumar. Estou em casa e controlo bem essa vontade.
Já desabafei. Agora vou estudar.

XERINGADOR
2009-09-07 21:17:28
Parabéns, advogado! Tens feito um grande esforço em prole do teu objectivo e o facto de teres cedido algumas vezes à tentação não tira mérito ao teu esforço. Quanto aos exames, é mais do mesmo, tens que te esforçar nem que seja preciso tincar os dentes. Agora já percebes por que motivo se diz que o rabo é o mais difícil de esfolar. Vai buscar essa réstia de motivação que te permita chegar à meta. Faz de conta que é o teu combate decisivo. Quando a respiração está difícil, os braços em falência muscular, massacrado pelos golpes do adversário, mais morto do que vivo mas, mesmo assim, tens que seguir em frente até à vitória final. Vais ganhar essa luta de terminar o curso e a do tabaco também. Vai em frente e lembra-te que não estás só, há gente a torcer por ti.

ADVOGADO DO DIABO
2009-09-08 23:23:52
Boas Xeringador. Hoje tenho boas noticias e más noticias. As boas noticias é que fiz o exame de hoje e correu-me muito bem. Acho que nem é questão de passar é questão de tirar uma nota muito boa. Sinto-me motivado e vou preparar-me para o último exame na próxima segunda feira.
As más noticias é que a ansiedade antes do exame fez-me fumar 2 cigarros e a euforia do exame fez-me fumar mais 2 cigarros.
No entanto sinto-me com uma energia positiva muito boa e pretendo usá-la para combater o vício. Tenho de afastar os pensamentos da ansiedade e focar-me em coisas realmente boas. Passo a explicar-me:
existem 5 estadios cognitivos quando uma pessoa vai mudar de comportamento: pré-intenção, intenção, preparação, acção e manutenção.
A pré-intenção é aquela fase em que pensamos "deixar de fumar vai deixar-me ansios e sabe tão bem fumar".
A fase de intenção é aquela em que começamos a levar a sério a ideia de deixar de fumar. A fase de preparação tem a ver com pequenas alterações no dia a dia de forma a não pegar no cigarro "em vez de ir ao café depois de almoço fico em casa e assim fumo menos". A fase de acção tem a ver com o abandono do vício e a fase de manutenção tem a ver com a capacidade de manter esse comportamento.
Durante estes 2 meses andeia às cambalhotas entre a fase de acção e manutenção. Nestes últimos dias pensamentos como "estou muito ansios e fumar deixa-me calmo" tem sido mais fortes, o que indica uma regressão quase para a fase pré-intenção. Tenho, então de me focar nas coisas positivas de não fumar e aproveitar a boa onda em que me encontro:
aspectos negativos de fumar:
1 - sentia-me mais cansado
2 - sentia vómitos
3 - tinha um hálito muito forte
4 - sentia desconforto na garganta
aspectos positivos de não fumar
1 - sinto-me mais forte
2 - melhorei capacidade de respirar (já não tenho a sensação de peito cansado com dificuldade em respirar)
3 - DÁ MAIS TESÃO. Realmente senti uma ligeira melhora nesse campo. Apesar de ser mesmo muito ligeira não fosse a minha grande capacidade reprodutora obviamente. Mas nãoi fumar DÁ MAIS TESÃO. Nós homens devíamos focar-nos mais nesse aspecto. Se pensarmos não fumar = mais tesão, a grande maioria de nós deixaria de fumar.
4 - poupo 100 euros por mês (total de 200 euros)
E finalmente
EU MANDO NO MEU CORPO. EU CONTROLO OS MEUS VÍCIOS.
PS: esta última foi só para tentar motivar o pessoal. lolololol

ADVOGADO DO DIABO
2009-09-08 23:25:55
Vá lá garanhões lusitanos, vamos todos gritar: NÃO FUMAR DÁ MAIS TESÃO E DEIXA UM GAJO RICO.
1 ano sem fumar é idêntico a 2 semanas de férias no Brasil rodeado de mulheres lindissimas e uma potêncioa cavalar para as satisfazer.
Rende não fumar. Eu vou deixar.

ADVOGADO DO DIABO
2009-09-13 17:01:37
Noticias dos últimos dias. quarta não fumei. Quinta fumei uns 2 cigarros e sexta uns 4 ou 5. Até sinto vergonha a escrever isto. Uma vergonha derrotista. Só tive coragem de escrever isto hoje porque ontem não fumei e hoje... não devo fumar mais. Admito que fui almoçar fora e depois fiquei a ver o Inter de Mourinho e fumei um cigarro. O Inter venceu 2-0.
Amanhã é o último teste do curso. A ver se depois disso fico só em casa ou na clínica e se começo a treinar.

ADVOGADO DO DIABO
2009-09-14 22:10:19
Segunda-feira passou. De manhã fui para a escola estudar para o último exame do curso. Apesar de saber a matéria estava bastante ansioso. Não aguentei. Como não tinha confiança com ninguêm perto de mim decidi comprar tabaco. Até às 3 da tarde, hora do exame, fumei uns4 ou 5 cigarros. No final do exame fumei mais um cigarro e despachei o maço para as mãos de um amigo meu. Acabou não tenho mais ansiedade e quero ver se deixo mesmo de fumar.
Fui para casa e não fumei mais nesse dia. O próximo.... amanhâ é outro dia já dizia uma actriz....


ADVOGADO DO DIABO
2009-09-15 23:10:39
hoje não fumei nada e espero continuar assim amanhâ.

DOM JUAN LUSITANO
2009-09-16 17:14:37
és um fraco......

XERINGADOR
2009-09-17 09:43:14
Olá, Advogado,
Parabéns!
Espero que tenhas terminado o teu curso. Agora ficas mais liberto para a luta contra o tabaco. Já provaste que é capaz. Só falta a atitude mental. Fica-te bem essa humildade mas dizer que queres acabar ou que vais tentar não é suficiente. Tens de tomar uma decisão drástica e decidir que o tabaco já não é opção. Se fizeres isso as coisas ficam mais fáceis.
Um grande abraço e felicidades para a tua luta.

ADVOGADO DO DIABO
2009-09-19 23:41:38
Boas xeringador. Obrigado pelo apoio. Realmente quando estou sozinho consigo controlar-me bem mas na presença de amigos fumadores parece faltar-me essa atitude mental tão importante. Sinto que essa atitude prevalece na minha intimidade mas que não é saudável o suficiente para se bater em determinadas situações. Por exemplo, desde segunda-feira que não fumo um cigarro. Mas ontem há noite um amigo que já não via há imenso tempo convidou-me para ir tomar um copo ao Blues - o mesmo sítio onde decidi deixar de fumar - e o facto dele fumar fez-me pegar no cigarro. No final da noite ele ofereceu-me um cigarro e eu recusei mas fumei 2 ou 3 cigarros.
É a atitude mental nesses momentos que me está a faltar.

DOM JUAN LUSITANO
2009-09-30 22:21:55
Comé? Sempre deixaste de fumar ou não? Tu és pior que as novelas brasileiras. Coloca lá as novidades... que eu já sei...lolololol

ADVOGADO DO DIABO
2009-10-05 17:37:13
Epá as coisas andam meio tremidas. Durante o dia não fumo mas se for sair à noite fumo. Fins de semana prolongados não ajudam.
Agora é dia, estou em casa a trabalhar nums projectos e consigo ficar sem fumar. Se calhar logo à noite vou ao cinema e também consigo ficar sem fumar. Mas ontem fui a uma discoteca o que me fez fumar.
O meu medo é quando começar a dar aulas a sério e ficar mais tempo na escola com os meus colegas fumadores. lol
Como o xeringador diz neste momento falta-me a atitude mental. A ver se fico mais vezes em casa. Lol

ADVOGADO DO DIABO
2009-12-17 14:57:41
Bem pessoal. faz algum tempo que não escrevo nada neste texto apesar de ter algumas aventuras para contar. Agora talvez só as consiga relembrar.
Como devem estar à espera tenho andado agarrado ao cigarro. Há alturas em que começo a fumar o que fumava antes o que me deixa depressivo. Depois de ficar bastante depressivo fico com vontade de deixar de fumar e fico 2 ou 3 dias sem fumar e depois volta tudo ao início.
Neste momento estou numa fase em que quero estar depressivo para deixar de fumar. Sinto-me fraco psicologicamente porque não consigo deixar de vez este veneno. Espero que o Natal me traga boas prendas. Neste momento estou a ver se fico suficientemente depressivo para deixar de fumar no inicio das férias de Natal. Se ficar em casa sem fumar talvez consiga aguentar o inicio das aulas em Janeiro.
A forma que arranjo para ficar depressivo é simples: começo a pensar que estou cada vez mais fraco e doente. Com falat de capacidade para aguentar os treinos, etc... nem me interessa se é verdade. Só me interessa entrar nesse estado de espírito para ver se deixo de vez esta merda.

ADVOGADO DO DIABO
2009-12-17 14:58:30
Relembrando:
aspectos negativos de fumar:
1 – sentia-me mais cansado
2 – sentia vómitos
3 – tinha um hálito muito forte
4 – sentia desconforto na garganta
aspectos positivos de não fumar
1 – sinto-me mais forte
2 – melhorei capacidade de respirar (já não tenho a sensação de peito cansado com dificuldade em respirar)
3 – DÁ MAIS TESÃO. Realmente senti uma ligeira melhora nesse campo. Apesar de ser mesmo muito ligeira não fosse a minha grande capacidade reprodutora obviamente. Mas nãoi fumar DÁ MAIS TESÃO. Nós homens devíamos focar-nos mais nesse aspecto. Se pensarmos não fumar = mais tesão, a grande maioria de nós deixaria de fumar.
4 – poupo 100 euros por mês (total de 200 euros)
E finalmente
EU MANDO NO MEU CORPO. EU CONTROLO OS MEUS VÍCIOS.
PS: esta última foi só para tentar motivar o pessoal. lolololol

ADVOGADO DO DIABO
2009-12-22 16:47:12
A caminho do quarto dia sem fumar. Este ano acho que não saio de casa nem no Ano Novo. lolololololol

ADVOGADO DO DIABO
2009-12-26 19:27:58
1 semana sem fumar. Já sei:
been there
done that
.... a ver se desta é de vez.

ADVOGADO DO DIABO
2009-12-26 19:29:13
Esta semana nem que não foi má de todo. Alguma ansiedade durante o dia que facilmente se aguenta e 2 pesadelos em 2 noites seguidas. A primeira noite foi o pior...

XERINGADOR
2009-12-26 20:06:40
Meu caro advogado, parabéns! Claro que vai ser desta, está na tua mão. Para que assim seja basta retirares o regresso ao tabaco da tua lista de opções.
Aguenta-te e não te esqueças da importância do que estás a fazer - o maior investimento que podes fazer para melhorar a tua qualidade de vida. Vai em frente, o mundo é teu!


ADVOGADO DO DIABO
2009-12-27 19:30:05
Meu amigo xeringador.
Antes de tudo muito feliz natal e um excelente ano novo. Infelizmente parece que eu tenho de dizer que estou a deixar de fumar para cá vir dizer que ainda está vivo. lololololololololololololol
Compreendo que o resto dos textos não sejam apelativos. lololololol
Vamos ver se consigo desta vez.
abraço

XERINGADOR
2009-12-27 20:51:56
Meu caro advogado, agradeço e retribuo os votos formulados.
Sim estou vivíssimo mas pouco virado para a escrita, são fases! E parece que tens razão, só a vontade de te transmitir uma força extra para o teu desígnio me fez dar sinal de vida. Não podemos ir a todas mas há oportunidades, como esta de me regozijar com a tua decisão, que não podemos perder.
Os textos que tens escrito são apelativos sim senhor e dignos de réplica, nomeadamente o de 17,12, e, se não tens emendado a mão com esta tentativa teria aparecido para te zurzir pelo método que estavas a apregoar. O estado depressivo que procuravas era o ideal para não conseguires mater o propósito. Para manter uma decisão precisas de estar bem contigo próprio e com a auto-estima em alta. Ainda bem que mudadste a atitude porque esse "método" parecia mais uma desculpa para adiar a decisão e continuar a fumar.
Felicidades, vai em frente. E já que falas na componente económica de deixar de fumar deixa-me transmitir-te a minha experiência quando estou quase a completar três anos sem fumar: com os 1750€ euros que poupei por ano, fiz um PPR que, neste momento tem já, sem falar em juros e isenções fiscais, mais de cinco mil euros. Mas mais do que o dinheiro, o bem estar físico resultante de deixar de chutar cá para dentro os tais quatro mil e tal produtos tóxicos aliado ao orgulho de ter conseguido são uma recompensa ainda maior.

ADVOGADO DO DIABO
2009-12-28 14:06:44
Realmente concordo que sem uma auto-estima forte fica mais dificil deixar de fumar. Mas na altura foi mesmo o melhor método que conseguia arranjar para deixar de fumar. Depois de ficar sem fumar um dia ou dois esperava que isso me viesse dar mais confiança. E depois pegava em todos os factores que me pudessem convencer desde os maleficios de fumar aos beneficios de não fumar.
Tenho de admitir que não está a ser tão dificil quanto foi no Verão, provavelmente porque tenho andado a parar e iniciar, ao contrário do que acontecia quando teneti desistir no Verão.
No entanto, ainda tive duas noites com pesadelos um bocado parvos e tenho grande dificuldade em fazer determinadas coisas como ir ao café ou à discoteca. Penso em ir ao café e começa logo a dar uma vontade enorme de fumar. Fico em casa para não fazer nenhuma parvoíce. Consigo ir ao cinema porque não se pode fumar lá e consigo estar com amigos que não fumem. De resto, tento evitar. lolololol
Para já o objectivo é conquistar um pouco mais de independência relativamente ao vício, de forma a conseguir dar as aulas sem fumar. Se conseguir fazer o dia a dia sem problemas já é muito bom.
No Verão eu pensava usar este dinheiro (de fumar) para ajudar a pagar um empréstimo que não chegou a acontecer. De qualquer forma tive agora boas notícias e se calhar vou mesmo pedir esse empréstimo. Vamos ver o que nos reserva o futuro.

ADVOGADO DO DIABO
2010-01-01 08:51:17
Passous-se o ano novo e o Advogado ficou em casa com a sua divina Segóvia Brucelose e sem fumar. Tenho dfe admitir que cada vez que pensava em sair para ir celebrar o ano novo me dava vontade de fumar e outras vezes dava-me vontade de sair proque queria ir fumar. lolololoololololol
De qualquer forma já passou e aguentou-se bem. Para a semana começo a dar aulas novamente e espero ficar bem o dia todo. Tenho confiança de que irei conseguir.
No entanto, ainda fica a fragilidade anterior: não consigo estar perto de fumadoires e preciso controlar isso se quero fazer uma vida normal sem tabaco. Tenho de combater a dependência social em bares e discotecas ou jantares com amigos fumadores.
Para começar bem o ano de 2010 tive um pesadelo em que voltava a fumar. lolololol Acontece.

ADVOGADO DO DIABO
2010-01-03 12:56:22
Fez ontem, Sábado, às 12:20 2 semanas que não fumo. Feliz da vida. lololololol

ADVOGADO DO DIABO
2010-01-08 17:39:30
estou na escola. Tenho estado na sala d eofessores a trabalhar e sinto necessidade em fumar. Não é nada que não se aguente. É aquele desejo miudinho que chateia sistematicamente. Especiente agora que acabei de comer.
De qualquer forma amanhâ vai fazer 75 euros que não fumo... lolololololol
E não vou fumar.

XERINGADOR
2010-01-08 20:36:17
Meu caro advogado, parabéns!
Quando, há quase três anos, estava, como tu estás agora, no 19º dia sem fumar, escrevi o texto que colo a seguir. Se as minhas reflexões de então te puderem ajudar... aqui ficam: "Estou admirado com a facilidade relativa com que as coisas estão a acontecer. Confesso que esperava uma luta mais renhida. Começo a pensar que o mais difícil é o processo mental de decisão de acabar com o tabaco, a partir daí, quando o cigarro deixa de ser uma opção tudo fica mais fácil.
Hoje fui ao Gerês com um colega fumador. Ao longo da viagem, ele fumou sempre que lhe apeteceu. Por mim nem sequer tive que resistir à tentação porque não houve tentação uma vez que o tabaco já não consta do meu menu. E não gostaria de fumar um cigarro? Claro que sim mas, na minha cabeça, em pano de fundo, estava bem claro que o prazer efémero e duvidoso de um cigarro era bem menor que o desejo de parar de fumar, como tal, a possibilidade de fumar um cigarro não chegou sequer a ser ponderada na minha cabeça.
Espero poder continuar assim." Reflexões de um candidato a ex-fumador, prestes a entrar no 19º - 1 dia sem fumo. (Décimo nono menos um porque ao terceiro dia tive uma recaída e fumei um maço quase inteiro)

ADVOGADO DO DIABO
2010-01-09 21:09:33
Boas xeringador
Obrigado pelo apoio. Desta vez também não tem sido tão dificil quanto poderia imaginar. No verão foi bem mais dificil. Também já estive perto de amigos fumadores que fumavam à vontade e tirando um pequeno incómod na unha do pá... portanto mesmo pequeno... não senti nada de mais relevante.
Espero que seja desta e quem sabe qualquer dia não me posso gabar de ter um belo PPR à conta do tabaco. lolololololol
Gostei bastante do seu texto. Se quiser postar aqui mais coisas que tenha escrito sobre o assunto, quem sabe, talvez sirva de incentivo para outros fumadores.
abraço

XERINGADOR
2010-01-10 18:49:56
Meu caro advogado,
vou aceitar o teu repto e, de vez em quando, colocarei aqui alguns textos com algumas das minhas reflexões no decurso do meu processo para deixar de fumar. Fá-lo-ei quando vierem a talhe de foice, em resposta às questões que aqui levantas. E hoje vou colocar exactamente a que ontem procurava para responder ao teu texto sobre a tua angústia na sala de professores quando a vontade de fumar te ataca com mais força.
Aqui fica o textinho que escrevi na altura, ainda agarrado à lembrança do tabaco mas cheio de genica para o deixar, no início da 4ª semana sem fumo.
"...hoje, com os meus botões, pensei por que motivo o tabaco nos prende com tanta força. A insegurança que sentimos ao parar de fumar será, principalmente, motivada pela mudança de hábitos. E atribuimos esse estado de espírito à ausência do tabaco porque é, objectivamente, a mudança mais nítida que o deixar de fumar acarreta. O que nós precisamos sempre é de um determinado contexto, minimamente arrumado, onde nos possamos mover e desempenhar um determinado papel. Esse quadro de referências é destruido com a mudança de um hábito de muitos anos e mesmo com a reconstrução de um novo cenário continuamos sempre prisioneiros da situação passada e ansiamos pelo tabaco porque temos má memória. Objectivamente sentimo-nos tensos mas também nos sentimos, fisicamente, melhor que antes. E então sentimos saudades do tempo em que esta angústia não existia porque a nossa memória é selectiva e nos faz evocar apenas as coisas boas e não as más. E isto não acontece apenas relativamente ao tabaco. Qualquer fase da nossa vida, mesmo que má e sofrida, quando acaba, deixa-nos saudades e com tendência a recordá-la apenas com as coisas boas que também existiam, as más não as esquecemos mas desvalorizamo-las na construção do quadro de recordações..."

ADVOGADO DO DIABO
2010-01-13 14:13:27
Boas Xeringador.
Obrigado por publicares aqui este texto. Dou-te toda a razão no que escreves. Efectivamente, passado um tempo sem fumar fica uma certa saudade nostálgica do tempo em que passava o cigarro pelos lábios e nem dou tanta importância ao facto de me sentir mal com isso.
Felizmente no dia a dia tenho aguentado bastante bem. Sem problemas de maior. Ainda hoje estive a falar com uns amigos fumadores e aguentei-me bem. Nem tive problema em dizer que não quando me ofereceram um cigarro... mas devo admitir que aquela pequena saudade nostálgica me incomodou. lolololol
O que verdadeiramente me chateia é que tenho andado a sonhar todas as noites em fumar. Hoje, então, acho que fumei um maço quase inteiro durante o sonho. lolololol Tenho sentido alguma angústia e ansiedade nesses sonhos, mas de resto aguento bem não fumar durante o dia.
abraço

XERINGADOR
2010-01-14 17:22:20
Caro, Advogado, ao abrires-me a porta corres o risco de o teu blogue começar a transformar-se n'Os desabafos de dois ex-fumadores:)
Parabéns pelos dias já conseguidos. Cada dia que passas sem fumar ou cada tentação que superas, ficas mais forte e mais próximo do teu objectivo de cortar a ligação com o fumo. A ligação física de dependência da nicotina já a ultrapassaste, agora falta só falta criares novos hábitos que substituam o de fumar. A natureza tem horror ao vazio e é precisamente essa ausência do tabaco que ainda não foi substituido por coisa nenhuma que gera a sensação de angústia de que falas. E os sonhos que neste momento te perseguem continuarão a acompanhar-te por semanas, meses e anos. Mas, com o tempo, passarão a ser cada vez mais raros até desaparecerem completamente. Mas fica bem ciente que, nesta fase, a angústia que sentes já não é o tabaco que a pode mitigar. Se cedesses à tentação e recomeçasses a fumar, essa angústia, em vez de desaparecer, iria aumentar o teu mal-estar e far-te -ia sentir pessimamente. Claro que o tabaco, embora já tenha saído do teu corpo ainda não "saiu" da tua cabeça. Mas põe ao teu serviço essa angústia que te faz recordar o tabaco e, em vez de cederes, orgulha-te de estares a ser um vencedor nesta luta que tanto desejas ganhar.

ADVOGADO DO DIABO
2010-01-17 16:41:28
Boas Xeringador.
Não tem mal nenhum transformar este texto em desabafos de ex-fumadores. Na realidade até seria bom caso servissem de incentivo a outros fumadores. Uma coisa é certa. As companhias tabaqueiras não apoiam o Advogado do Diabo. lolololololol
Na realidade o texto já começou a chamar a atenção de outros blogues. Olha este link que surgiu:
http://pesforte.wordpress.com/2009/11/12/tabaco-e-adicao/
Estamos a ficar famosos. lolololol O que interessa é que as pessoas se possam sentir motivadas pelas nossas histórias pessoais.
Os sonhos continuam. Depois desse já tive outro sonho onde fumava um cigarro. Obviamente que o Advogado tirou o melhor partido da situação: escreveu uma sátira. lololololol
Mais dia menos dia aparece publicada uma sátira sobre estes sonhos que tenho tido. Até lá vou acabar de republicar os textos antigos sobre "A minha geração rasca".
abraço
PS: já lá vão 100 euros. lolol


ADVOGADO DO DIABO
2010-01-30 22:07:17
Boas pessoal
Fez hoje um mês e meio sem fumar.
Para comemorar tive um sonho f... da vida onde fumava 4 ou 5 cigarros mas onde a aflição e ansiedade de fumar e de sentir falta do cigarro foram mais pronunciadas que nos sonhos anteriores. Ao longo da semana tive alguns sonhos destes mas muito leves. Além de fumar também sonhei que atropelava ladrões de carros numa garagem com carros roubados. Sinceramente, acho que não tem muito a ver com nada. lololol
Hoje estava a pensar em ir à discoteca. Por noticias de última hora soube que era a última noite do Blues. Esta discoteca vai mudar de gerência - já foi vendida - e a nova gerência creio que vai mudar muita coisa, inclusivamente o nome da casa.
É evidente que mal pensei em ir ao blues deu-me vontade de fumar. Seria interessante despedir-me do Blues sem fumar uma vez que foi nesta discoteca que tudo começou. A ver vamos como corre a noite. lol Parece o fim de um ciclo. lolol

ADVOGADO DO DIABO
2010-01-31 14:27:10
Como seria de esperar não consegui aguentar a noite sem fumar. Falei a uns amigos e estava na boa. Entretanto surgiu um grande amigo meu que fuma e não resisti... acabei por fumar 2 cigarros.
Não me sinto stressado com isso. Não penso voltar a fumar. Só preciso é ficar o próximo mês e meio sem entrar numa discoteca. lolol
Não sei qual o pior vicio de todos... o tabaco ou a noite.

ADVOGADO DO DIABO
2010-02-04 22:28:49
Apetece-me fumar. Não tenho tido sonhos. Desde que fumei no Blues que não voltei a ter sonhos. Obviamente não vou fumar.

ADVOGADO DO DIABO
2010-02-13 14:38:03
Ontem há noite, depois das aulas, uns alunos convidaram-me para ir tomar um copo. Fomos ao hard rock cafe onde fumei 3 cigarros. Passaram-se 2 semanas desde os últimos cigarros que fumei no Blues. Não posso entrar nesta onde de sair muitas vezes.

ADVOGADO DO DIABO
2010-02-16 17:41:14
neste momento está mesmo a apetecer-me fumar. Ainda bem que estou em casa. estando em casa, na clinica ou nas consultas ao domicilio até que fico bem. Consigo aguentar o dia todo. O treino, musculação ou boxe, também me ajuda bastante.


ADVOGADO DO DIABO
2010-02-20 15:14:14
Ontem foi uma vergonha. Combinei com 2 amigos do boxe ir ao Indochina. Fumei como não fumava há muito tempo. Não contei os cigarros. Fumei, simplesmente. Hoje de manhâ tive de acordar cedo para ir dar uma consulta e sentia a garganta arranhada de tanto fumar.
Aguento bem sem fumar durante o dia, no trabalho ou com amigos. Mas a discoteca é uma maldição.

ADVOGADO DO DIABO
2010-02-23 21:53:11
Hoje passei o dia na escola com reuniões. Acabei por estar com amgos fumadores e fumei 5 cigarros no total. A necessidade não é tão grande como acontece nos primeiros dias que procuramos deixar de fumar. Mas sinto novamente aquela falat de força para dizer não, apesar da necessidade não ser intoxicante.

ADVOGADO DO DIABO
2010-02-24 23:57:09
Fui tomar uma café com a Divina Segóvia Brucelose depois da janta. Imensa gente fumava no local. Tive ligeira necessidade de fumar. Aguentei bem devido à presença da Iluminada Segóvia. Trocar cigarros por beijos. Aqui está um novo lema que é capaz de ser interessante.

ADVOGADO DO DIABO
2010-02-25 23:54:32
Fumei 2 cigarros na escola. O ciclo do retorno está a surgir novamente. A falatd e força para dizer não. A capacidade de não fumar quando estou a trabalhar e o acto de fumar quando estou com amigos fumadores, mesmo que em circunstâncias que já controlava no passado.

ADVOGADO DO DIABO
2010-02-27 16:39:25
O pessoal do boxe começou a chatear-me novamente. Mais uma noite no Indochina, mais uma noite a fumar. Não consigo resistir ao tabaco na discoteca.
Hoje já fui convidado novamente.Desta vez não vou. Fico em casa e adormeço ao lado da divina Segóvia Brucelose. trocar cigarros por beijos. lolol
E começa a dar vontadinha de fumar durante o dia.

ADVOGADO DO DIABO
2010-03-01 21:42:19
Sem fumar Sábado, Domingo e Segunda. Amanhâ vou dar aulas e vou-me aguentar. Não fumo e ponto final. Estamos na altura do mês de pagar o PPR. Aqui está uma grande ideia do Xeringador.
Mas vou ser sincero: neste momento está-me a dar uma vontade de fumar que mais pareço a Divina Segóvia quando carregava o nosso rebento.
Desabafar com vocês, que muito dificilmente vão ler estes comentários todos, realmente ajuda. lol
Não fumem e não se metam nas drogas

Novos comentários
ADVOGADO DO DIABO
17/05/10
Devido a mudanças de blogue deixei de comentar este artigo uma vez que demorei a republicá-lo.
Evidentemente que não tenho nada de bom para dizer. Durante este tempo fumei bastante. E, como o passado mais recente mostra, cada vez que começo a fumar bastante fico farto do tabaco. Volta e meia os sintomas de dificuldade respiratória e sensação de vómito voltam.
Este fim de semana, na noite de sábado para domingo, perto das 00:00 encontrava-me em Santos com uns amigos dos treinos. Enquanto fumava repetia o meu discurso da tarde de Sábado: “tenho de deixar de fumar”.
Olhei em volta e todos fumavam. Disse mais uma vez em vol alta a um amigo: “preciso deixar de fumar”. “Também eu” respondeu ele.
Dei mais umas passas e vi um cigarro chegar ao fim. No fim pensei: “que se foda. Vou mesmo acabar com o vício”.
“Pessoal” disse em voz alta “este é o meu último cigarro”.
Ainda não voltei a fumar e vai fazer gora 2 dias sem cigarros. Consegui, na primeira noite passar a noite toda perto dos meus amigos, dentro de uma discoteca rodeado por fumadores e não peguei num único cigarro.
Até ao momento presente o meu problema tinham sido as saídas nocturnas. Das vezes que voltei a fumar deveu-se a não aguentar sem o cigarro durante as saídas nocturnas e cafés com amigos fumadores. Desta vez comecei a lutar contra a minha maior fraqueza.
E que se foda o resto.

5 comentários:

  1. Revendo este ano de grandes mudanças.
    3 dias depois de ter deixado de fumar voltei. Depois ganhei juizo e... estou há 1 mês sem fumar. Sinto-me bastante confiante. Faço a minha vida normal, estou com amigos, em locais de fumo, discotecas, etc... e passo bem.
    A ver se abandono o vício de vez.

    Este texto também está a ser seguido pelo agrupamento de escolas básicas do forte da casa
    http://pesforte.wordpress.com/2009/11/12/tabaco-e-adicao/

    ResponderEliminar
  2. Boa Sorte
    Sabe, os desgraçados dos químicos aditivos ainda andam aí a dar-lhe cabo do juízo.
    Mas se quer mesmo deixar de fumar, só há um método, é não fumar.
    Ou então drogue-se que aí o estado ajuda...

    ResponderEliminar
  3. é verdade... os químicos deram-me cabo da ervilhinha... hehehe ora foda-se não era assim que me queria rir... era mais tipo Pai natal... hohohohohoh

    ResponderEliminar
  4. hohoho é mais digno sim senhor; épá mas v. ria-se como l'apetecer só não me diga a mim qd me devo rir... parece a risota-off dos malucos do riso, esses sim têm que m'avisar pra me rir

    ResponderEliminar
  5. Boas Abel
    Continuo a rir. hehehehe e sem fumar. A vers e continuo assim. Tenho de ir aos fumadores dar as boas noticias. hehehehehehe Estou quase há 3 meses sem fumar. A vers e assim continuamos. hehehe

    ResponderEliminar